Fake news na Agência Brasil. O que fazem os governos. E a Copa desenxabida

Há um ponto que ficou evidente no encontro Trump/Kim – trumpequinho –, voltou a velha tese adotada pelos EUA em tempos não muito remotos: “É ditador sim, mas é ‘nosso’ ditador.”. Prática perigosa, deu uma dica aos déspotas sem expressão de como chegar à relevância. E cá entre nós e a torcida do Coringão, Kim vai mesmo abrir mão de seu maior trunfo, a bomba?

Ontem, 13, foi Dia de Santo Antônio. A Igreja Católica não perdeu as ensanchas para faturar uma grana daquelas aproveitando-se da fé demais das pessoas, vendeu um monte de coisas “bentas”, que, se remédio fossem, seriam considerados placebos.

 Em vista do que indicam as pesquisas, pouco interesse do brasileiro pela Copa do Mundo que começa hoje (14), tenho dúvidas se tem gente lendo a maçaroca de matérias que chegam da Rússia? A Globo, que tem grandes interesses comerciais em jogo (sem trocadilho), massacra a audiência (?) com uma enxurrada de reportagens geradas pela Central Globo de Babaquices. Agora, é aguardar pela pesquisa sobre a audiência da primeira partida, Rússia x Arábia Saudita.

(CACALO KFOURI)

                                                           ***************

    Cantinho do absurdo dos absurdos

 Com razão, os repórteres da Agência Brasil e o Sindicato dos Jornalistas do DF, Rio e SP protestam contra o uso político da ABr por parte do Palácio do Planalto. Citam, na carta, várias vezes, o desrespeito ao Manual de Jornalismo, que eu ajudei a fazer e implantar. O que me intriga é que a mesma ABr foi totalmente aparelhada em 2014 para fazer campanha para a reeleição de Dilma e ninguém protestou.

Sorry, eu apontava isso em meus relatórios diários e o resultado foi… foi… a minha demissão. E, depois de eleita, a ABr transformou-se praticamente em assessoria de imprensa do Palácio. Outro fato “interessante é que enchem a boca para se dizerem “jornalistas concursados” como se isso fosse garantia de qualidade. Eu, que não tenho diploma, sempre fui repórter fotográfico, fui quem os ensinou sobre a reforma ortográfica e tinha, entre outras, a função de corrigir as centenas de erros de português que cometiam diariamente. Aqui vai o link do protesto:

https://comissaoempregadosebc.wordpress.com/2018/06/13/nota-de-repudio-uso-politico-da-agencia-brasil/

 Destaco aqui somente uma das fake news divulgadas pela ABr, pois há um detalhe importante: quem assina o texto como Repórter da Agência Brasil é, na verdade, a Gerente da Abr., sinal de que, realmente, a balela veio do Planalto e foi publicada sem checagem, fato lamentável, um jornalista de respeito pede demissão, mas não aceita isto.

 OIT: reforma trabalhista respeita negociação coletiva

Publicado em 07/06/2018 – 13:47

Por Renata Giraldi – Repórter da Agência Brasil  Brasília

 E a ABr., que já foi respeitável, agora é desmoralizada até pela CUT, que não é lá essas coisas quanto se trata de ética:

 

                                                           ***************

No Estadão

Empreiteiras dão desconto de até 50% e entram no radar dos tribunais de contas

Com crise econômica e falta de novos projetos nas carteiras, construtoras passaram a oferecer deságios pesados nas licitações na tentativa de sobreviver; para órgãos de fiscalização, estratégia pode aumentar o risco de obras serem paralisadas por falta de dinheiro

Obs.: – Isto tem nome: é a crônica do crime a ser cometido, diminuem na concorrência, ganham e depois, com ameaças de paralisação das obras – ou seja, chantagem – pedem correções vultosas. O máximo que se pode admitir é correção pelo índice de inflação e nada mais. Um exemplo do perigo é a extensa reportagem exibida pelo SP1 (TV Globo) de ontem (12), “O Legado da Copa”, a maior parte das obras não foi entregue, as que foram são uns fiascos, as outras, quando forem, serão menores do que o contratado e custarão três vezes mais: https://globoplay.globo.com/v/6804139/programa/  TCs, ajam, antecipem-se.

                                                            ***************

No BBC Brasil

Por que Congresso e STF caminham para lados opostos na discussão sobre aborto

 Obs.: – Fácil, porque no STF não existe a tal da “bancada evangélica”, a turma que quer impor suas crenças a todos. Nesse ponto, os “católicos”, são iguazinhos. E muitos deles têm um ponto em comum, são suspeitos de participar de negócios ilícitos, vide os lavajatados. Mas, aí, não tem problema, né mermo? É nada mais a repetição do que aconteceu em relação ao divórcio, demorou 26 anos para ser aprovado.

                                                           ***************

No UOL

Lei determina placas dizendo que dar filho para adoção não é crime

Obs.: – Como é que é? Lei determina placas? Em que artigo do código está isto? Cara-pálida, lei determina QUE placas, capisce?

Exército faz licitação para comprar 2 toneladas de camarão, caviar e espumante

Obs.: – É para comemorar o fracasso da intervenção no Rio! Repito, feliz é a Costa Rica, que aboliu, em 1948, as Forças Armadas. Ah, uma questã, a despesa entra no SUS da Segurança Pública?

 Ex-segurança da equipe de Lula diz que ia a Atibaia a mando de Marisa 3 a 4 vezes por semana

 Obs.: – Hummm, para o sítio que não é do marido… estranho, né mermo?

 Bruna Marquezine enfrenta a família e rompe com empresário (de 15 anos)(!!!)

 (!!!) Que precoce! Quando chegar aos 20 vai ser mais rico de George Soros! Após 15 anos, cara-pálida, após.

                                                            ***************

Na Folha

PC do B apoiou Cabral para sustentar governos Lula e Dilma, diz pré-candidato do partido ao governo do RJ

Obs.: – Arrááá, como diria o Agente 86, Maxwell Smart, é o famoso truque de os fins justificarem os meios! E Lula e Dilma pediram apoio de Cabral sem saber de quem se tratava, né mermo? O governo não tem serviço de informações, ninguém contou nada pra eles sobre o apoiador…

 Moro impede TCU e outros órgãos de usar a Lava Jato

Obs.: – O título acima está no site do jornal.

Moro trava investigações para proteger empresas e delatores da Lava Jato

 Obs.: – Este é o que está na edição impressa. Título ardiloso, Moro não “travou” coisa alguma para proteger empresas e delatores, impediu, isto sim, que o TCU, eventualmente, violasse acordos de delação. Acordos foram feitos para serem respeitados.

Governo paulista vende serviço com dado sigiloso do RG de 30 milhões

 As empresas interessadas, com ajuda de um leitor óptico e mediante a compra de pacote de acessos, poderão confirmar se a impressão digital de alguém consta do banco de dados da polícia paulista. ​

A Imprensa Oficial, empresa ligada ao governo paulista, passou a oferecer esse serviço inclusive por meio de seu site —por enquanto, não foi formalizada nenhuma venda.

 Obs.: – Isto é criminoso! Tem de começar pelas digitais de quem assinou tal invasão de privacidade!

 

 

Mortes: Bucólico, voou menos do que quis, mas foi aviador por toda a vida

Nascido na capital paulista, filho de um jornalista(*) com uma professora, David cresceu no Paraíso(?) brincando com a irmã em meio aos jardins do Palácio Episcopal.

(*) De um jornalista que foi presidente do sindicato paulista, é informação a omitir?

 (?) Não fica estranha a junção de Paraíso e Palácio Episcopal sem informar que se trata de um bairro?

David levantou voo na sexta-feira (8), aos 55(!!!), após quase um ano com uma leucemia. Deixa a mulher, Rita de Cássia, com quem completou (meio século de casado)(!!!) no último ano,

(!!!) Caramba, ele tinha 5 anos quando se casou! Sou capaz de apostar que foi um quarto de século… A Folha é um espanto, vai ter de publicar um “Erramos” até de obituário… Lembrou-me de uma gafe – aliás, duas – cometida há muito tempo pela Rádio Bandeirantes. Ela, precipitadamente, anunciou a morte do papa Paulo VI (gafe 1). Logo depois, ao perceber o engano, avisou “Lamentamos informar que, infelizmente, o papa não morreu (gafe 2). Este é o segundo obituário em menos de um mês que mais parece um ataque do que uma homenagem tal o descuido.

 Chefe da Funai emite ‘certificados de caciques’

 Atitude de Paulo Rios Júnior, indicado por Marun, é uma afronta à autonomia dos povos indígenas, segundo entidade

 Obs.: – Deve ter se acostumado a lidar com outro tipo de cacique e misturou alhos com bugalhos.

                                                           ***************

No G1

Quatro ministros votam a favor da condução coercitiva e 2 contra; STF adia decisão

Para Alexandre de Moraes, o instrumento pode ser usado somente depois que o suspeito se recusa a depor quando previamente intimado.

Obs.: – Esta é a postura lógica, caso contrário teremos a repetição das esquivas do “coronel”, amigão de Temer, que sempre arruma um jeito de se esquivar.

 PF afirma que Geddel Vieira Lima esteve em local de entrega de propina apontado por delator

Segundo PF, rastreamento do celular do ex-ministro indicou que ele estava perto de aeroporto em dias e horários relatados por Lúcio Funaro. TV Globo procurou defesa e aguardava resposta.

Obs.: – Notar bem, afirma! Das poucas coisas infalíveis que existem, uma é a eletrônica, não há como fugir. É possível tapear por um tempo, mas sempre vence no final. É quase o que declarou Abraham Lincoln: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo;  mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”. 

 Justiça limita reajuste de planos de saúde individuais pela ANS em 5,72%

 Obs.: – Ainda bem! A ANS, ao que parece, tem de mudar de nome, Agência Nacional Parceira dos Planos de Saúde, ANPPS.

 ONU condena por ampla maioria violência de Israel em Gaza

 Documento foi aprovado por 120 dos 193 países da organização, com oito votos contra e 45 abstenções. Texto dos EUA que responsabilizava Hamas por violência foi rejeitado.

Obs.: – Efeito prático? Nenhum, Israel continuará a cometer os mesmos crimes e o Hamas continuará a fazer uso de inocentes úteis para provocar a reação inadequada do outro lado. Os dois lados estão errados.

 Juiz mantém auxílio-moradia a vítimas de prédio que caiu em SP

Parte dos moradores continua acampado(???) próximo ao local do incêndio.

(???) Uau, o escriba acampou a concordância! Parte continua acampada, cara-pálida.

                                                          ***************

No Yahoo Notícias

Ex-primeira dama de El Salvador, brasileira Vanda Pignato é presa

Um juiz tinha ordenado na segunda (11) a prisão da ex-primeira-dama, que é ligada ao PT, por lavagem de dinheiro de US$ 165 mil (R$ 611 mil). Ela foi detida pela polícia em um hospital na capital, San Salvador. Não foram revelados detalhes de sua saúde, mas ela se trata de um câncer.

Em 2013, o então chanceler do governo de Funes, Jaime Miranda, afirmou que a relação de Vanda com o PT e com o ex-presidente Lula permitiu ampliar as relações bilaterais entre os dois países.

Obs.: – Que coisa, hein? Que tentáculos compridos tem a tchurma…

                                                        ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter