EBC. Crise. Política. Crise. Brasil. Crise. E ainda esquecem da crase!

tumblr_n99zm3zxz61qmzkw1o1_400 Renan ficou, mas perdeu o direito de suceder ao presidente da República. E levou um pito por ter desrespeitado uma ordem do STF. Mas, ficará só pelo pito? Desrespeitou uma ordem da Corte, deu mau exemplo para os cidadãos. Não vou discutir a decisão, não sou do ramo, mas espero que julguem rapidamente a ação que o tornou réu e não fiquem mais nove anos cozinhando.

 O ministro Marco Aurélio Mello, com aquela voz de quem está com prisão de ventre que Deus lhe deu, deveria ser caso de estudo pela imprensa: causou o imbróglio renaniano, soltou o banqueiro Cacciola, que se escafedeu do país em seguida  e  Mello disse que ele tinha o direito de fugir. Agora, liberta um pai acusado de haver matado a filha de 4 anos (está n’O Estado de S. Paulo (8), pág. A26. Que ministro é este?

 Como reza a velha expressão, jabuti não sobe em árvore. Se lá está, foi porque alguém pôs. O mesmo vale para os muitos ladravazes que têm lugar no Congresso, foram eleitos.

 N’O Estado de S. Paulo (6), pág. A2, “Ensinar não é trivial”. Deveria ser leitura obrigatória, pelo menos três vezes ao dia, para todos aqueles que pensam ser professores.

Está na Constituição que todos são iguais perante a lei, mas, parece, pelo que se vê nas proposta de mudanças na Previdência, uns são mais iguais que outros, militares, PMs, bombeiros (não é em todos os estados que o Corpo de Bombeiros faz parte da PM) e parlamentares vão ter regimes diferentes.

 Mais uma vez, os arredores da Assembleia Legislativa do RJ viraram uma praça de guerra. Além de protestos violentos serem selvageria, são de uma burrice incomensurável, não resolvem nada e, em geral, têm efeito oposto ao pretendido.

 Os jornais paulistanos já se esqueceram da tunga na Zona Azul por app e das dificuldades que os usuários estão enfrentando, não têm mais a pasta follow-up que, nos velhos tempos, ficava em cima da mesa dos chefes de Reportagem, assim os assuntos não morriam, tinham sequência.

 No info da NET, ao nomear o programa que estava no ar pela BBC Earth HD: “O álcool em excesso faz maU?” Claro que nenhum crítico de TV notou, não estava em press releases. Sei que é uma empresa terceirizada a responsável pelo info, o que não consigo entender é como a NET ainda mantém contrato com uma firma composta por semianalfabetos. Vai ver, são “idens”, não percebem o que a turma do info erra.

 (CACALO KFOURI)

***************

No Comunique-se

 Ex-dirigentes da EBC criticam fim do conselho curador e mudanças por Medida Provisória

 A deputada Angela Albino (PCdoB/SC), relatora-revisora, disse estranhar a polêmica sobre a permanência do conselho curador. Ela observou que essa foi a solução encontrada na época de criação da empresa justamente para evitar interferências do Executivo.

Obs.: – Sim, foi o objetivo original, mas nunca funcionou, o conselho mais parecia o da CUT.

“Confio na sensibilidade da comissão, do presidente e do relator, e como relatora-revisora também estou preparada para defender que tenhamos honestidade intelectual.(*)

(*) Defender para que tenhamos… mas nunca tivemos…

“A sociedade tem que participar efetivamente da gestão dos conteúdos, e para isso ela tem que poder decidir, ter o espaço para debater, para sugerir, mas a palavra final sobre o que é prioridade para a sociedade tem que ser da sociedade. Funcionava assim no conselho curador até ele ser desmontado por uma MP, as deliberações não eram uma farra de decisões”.

Obs.: – Mintchura cabeluda!

Já a representante dos trabalhadores da EBC, Akemi Nitahara, avaliou as críticas de aparelhamento político da empresa. “Na TV, vimos que deram peso maior às manifestações favoráveis ao governo do momento, no caso o do PT, e contra o impeachment. No jornalismo mesmo, na TV, o equilíbrio acontecia. Porém, com a troca do governo, isso mudou de lado, e não temos mais conselho curador a quem recorrer para buscar o equilíbrio nas coberturas. Então, o aparelhamento, se existiu por um lado, com a mudança do governo agora está para o outro lado, do governo que assumiu”.

Obs.: – Vejam que raciocínio dúbio: reconhece que houve o aparelhamento, mas havia o conselho para recorrer. Das duas uma, ou não recorreram ou recorreram e o conselho não agiu, pois o aparelhamento persistiu. E não é “o aparelhamento, se existiu”, existiu, fui demitido por apontá-lo diariamente. Sim, hoje há do outro lado, sem dúvida.

Rita Freire e a ex-presidente da EBC, Tereza Cruvinel(*), observaram que a MP extingue a comunicação pública sem acabar com o financiamento da empresa pelo Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

(*) Sugiro à imprensa que faça um levantamento do que foi a gestão dela. Entre os vários episódios,  foi assinado um contrato milionário de aluguel para instalar a EBC em um prédio em que não chegam sinais de telefonia celular – apesar de antenas que foram colocadas, a situação é difícil até hoje -, e mais o valor “absurdesco” do condomínio . E também aproveitem para esclarecer um episódio nebuloso: ela e José Roberto Garcez participaram de um evento no Nordeste sobre radiodifusão. Ela falou coisas contraditórias que foram reproduzidas ipsis litteris por uma repórter da Agência Brasil lá presente.

Quando a ABr publicou a matéria, Tereza, sabe-se lá por quê, enfureceu-se, xingou a moça pela intranet, fez um fuzuê danado e exigiu a cabeça da repórter. O editor-chefe da ABr à época, defensor com unhas e dentes da agência, chamou a repórter e perguntou se ela havia gravado a fala, “Sim, gravei, eis a fita”. O editor marcou, foram a sala de Cruvinel, que, mais uma vez, negou que tivesse dito o que estava no texto. A fita foi reproduzida, ela ouviu, não teve mais como negar e tudo ficou por isso mesmo. À época, comentou-se na empresa que a matéria teria prejudicado projetos pessoais dela e de Garcez, por isso, o comportamento dilmesco.

 Ah, tenho tudo registrado nos relatórios que mandava diariamente para Brasília.

 Agora, vejam um exemplo do que vem sendo chamado de pós-verdade (os efeitos e as consequências de mentiras tomadas como verdades). É um trecho de um comentário sobre a matéria: “O único “pecado” da EBC foi superar, promissoramente, a audiência do Jornal Nacional duas vezes, pouco antes de Temer alçar o poder. Agora vai virar repetidora do Sistema Globo, e para garantir o fracasso do jornalismo, demitiu a maioria de seus melhores jornalismo. Para eles, assim, tá legal.”

 Obs.: A TV Brasil (TV Traço no dizer de seus funcionários)  não supera nem a audiência da TV Gazeta (SP) se esta ficar uma semana fora do ar. Demitiu a maioria de seus melhores jornalistas? Quais, cara-pálida?

 Em 5° passaralho do ano, Folha demite correspondente em Washington, colunista e jornalistas

O colunista e professor Pasquale Cipro Neto, que escrevia no caderno ‘Cotidiano’ às quintas-feiras, também foi desligado

Obs.: – Com ele, o português claudicava, imagino sem ele. A Folha caminha a passos largos para “o último que sair, por favor, apague as luzes.”.

                                                         ***************

No Blog do Gois (Ancelmo)

Ministro Luis(Luís) Roberto Barros(???) fala sobre o direito ao aborto

(???) Who is this guy? Que atenção! Barroso, cara-pálida. O espantoso é que ninguém vê e corrige, ficará assim ad aeternum.

Do ministro Luis(Luís) Roberto Barroso sobre a decisão do STF que garantiu o direito ao aborto até o terceiro mês de gravidez

                                                       ***************

No UOL

 Justiça decreta prisão preventiva da mulher de Sérgio Cabral

 Obs.: – Mas em celas diferentes, pois não?

Deputados elogiam ação da PM em protesto que fez Rio virar praça de guerra

 Obs.: Dexover se entendi, foi a PM e não os educados manifestantes  que tentaram invadir a Alerj que causou a bagunça??? A PM deveria ter permitido que invadissem?

CPI acaba sem pedidos de indiciamento e aprova relatório ‘chapa(-)(*)branca’

(*) Santa Inhorância, padroeira do UOL…

 Obs.: – Será que ainda existe quem acredite em CPI? Na verdade, é somente um método “oficial” de jogar a sujeira embaixo do tapete.

                                                        ***************

No Estadão

 Pesquisa internacional põe o Brasil entre os piores do mundo em Educação

 O Brasil ocupa as últimas posições entre os 70 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), cujo resultado foi divulgado ontem pela Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), com análises em relação ao ensino de leitura, Ciências e Matemática.

Obs.: – O último ministro da Educação competente que o Brasil teve foi no primeiro mandato de Lula, Cristovam Buarque. Demitiu-se por não aceitar fazer conchavos. De lá pra cá, foi um desastre após o outro, tivemos até o episódio “os menino pesca os peixe”. Que outro resultado poderia sair?

Prefeito eleito de Osasco se torna foragido; 14 vereadores são presos

Rogério Lins (PTN) teve prisão pedida, mas está fora do País; Operação Caça-(F)fantasmas apura desvio de R$ 21 milhões

Obs.: – Você, eleitor, é o responsável, não adianta protestar, reclamar e dizer “eu não sabia”. É obrigação se informar sobre quem ganha seu voto.

 1ª via a ser reaberta para carro será em viaduto na 9 de Julho

 O prefeito eleito, João Doria (PSDB), anunciou anteontem, durante evento na Fecomércio(FecomercioSP)(*), (…).

(*) Dois dias, o mesmo erro, o escriba é ligadão.

“No dia 2 de janeiro, esse viaduto vai ser aberto para o automóvel. Vai acabar com essa história de passar um ônibus a cada meia hora”, disse. “Isso é uma obviedade. É só ficar aqui e ver, não precisa nem ser técnico de engenharia de tráfego para ver uma obviedade dessas”

Obs.: – Tomara que faça a mesma coisa em relação a 80% das ciclovias, que ninguém usa, só serviram para prejudicar os moradores e o comércio das ruas em que estão. mas, enriqueceram donos de estacionamento – e fabricantes de tinta vermelha.

                                                          ***************

No G1

Ministro Raimundo Carreiro é eleito presidente do TCU

 Eleito para mandato de um ano, ministro foi citado em delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato pelo dono da empreiteira UTC; ele nega qualquer irregularidade.

Obs.: – Brasil, sic transit tristitia mundi.  Perdeu-se a vergonha na cara definitivamente. Mais uma raposa a tomar conta do galinheiro.

 RR decreta emergência na Saúde por causa da imigração de venezuelanos

Obs.: – Mas tem gente por aqui que ainda acredita em Maduro… Não contente em destruir o país vizinho, agora causa problemas por aqui.

                                                        ***************

N’O Globo

 Renan desobedece a ordem, e STF tenta superar crise entre poderes

 Obs.: – É a manchete do prestigioso diário. Temos uma crise e a falta de uma crase. Desobedecer é verbo transitivo indireto, desobedece-se – ou obedece-se – a alguém, portanto à ordem desse alguém. Como se pode ver, foram duas desobediências, a de Renan e a do escriba em relação à gramática. Neste caso, não há STF que dê jeito.

                                                        ***************como-usar-o-verbo

 

 

 


 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter