História e Lei. Por Meraldo Zisman

HISTÓRIA E LEI

Por Meraldo Zisman

O fato Histórico necessita de Lei para ser reconhecido?

Refiro-me a Lei 12.124 de 16/12/09 –  criando o Dia Nacional da Imigração Judaica com o objetivo de comemorar a contribuição do povo judeu na formação da cultura brasileira.

“Dispõe sobre a instituição do dia 18 de março como data comemorativa do Dia Nacional da Imigração Judaica e dá outras providências”. / O VICE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA faz saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei.1º.  Esta Lei tem por objetivo instituir data para a comemoração da contribuição do povo judeu na formação da cultura brasileira. Art. 2º.  Fica instituído o dia 18 de março como o Dia Nacional da Imigração Judaica. Art. 3º.  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. /Brasília, 16 de dezembro de 2009; 188o da Independência e 121º da República. /JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA/João Luiz Silva Ferreirao. / conferir: DOU de 17.12.2009.”

                                                                               ******

Na frota dirigida pelo almirante Pedro Álvares Cabral, viajaram como conselheiros especialistas pelo menos três judeus: Mestre João, astrônomo. Equipados com instrumentos inventados por Abraham Zacuto, Pedro Nunes, como navegador e Gaspar de Lemos, intérprete e comandante de navio. Este último considerado por muitos historiadores como corresponsável pelo descobrimento do Brasil.

Não será oportuno lembrar que a nossa História também necessita de uma operação Lava Jato?  Se desejarmos realmente passar o Brasil a limpo…

Fosse quais fossem, entretanto, os motivos do alargamento marítimo de Portugal, o certo é que ele não lograria produzir-se sem o logo período dos aperfeiçoamentos científicos e técnicos que precedeu o grande ciclo das conquistas e no qual tiveram papel de sumo relevo os sábios da época de origem judaica, marranos ou cristãos-novos.

Aliás, desde o século XVI, vinham os judeus lusitanos distinguindo-se primordialmente nos domínios da Matemática, Astronomia e Geografia, ciências básicas para a navegação oceânica.

Assim, o Infante D. Henrique, ao fundar a Academia de Navegação, escolheu, para sua direção, um dos mais famosos cartógrafos do século XV, o judeu que atendia pelo nome de Jehuda Crescas, indo buscá-lo, especialmente, nas ilhas Baleares.

Também como mestre Jacóme de Mallorca, apelidado de “El judio de Jacomé de Mallorca”, apelidado também de “El judio de las Brújulas”- devido a sua grande experiência na fabricação de bússolas – teve, por principal missão, ensinar aos pilotos portugueses os fundamentos da navegação e a produção de cartas e instrumentos náuticos.

 Permanece fora de dúvidas que Gaspar da Gama (o judeu poliglota, marrano, cristão novo), faz jus ao epíteto  de ser o primeiro explorador da terra, que lhe dá o nosso Afrânio Peixoto(1875-1947), e mesmo ao co-descrobidor do Brasil, que lhe atribuía o sábio Alexandre von Humboldt(1769-1859).

Mas isto é praticamente desconsiderado na historiografia nacional sobre o assunto. Virou quando muito, nota de rodapé.

Não será oportuno lembrar que a nossa História também necessita de uma operação Lava Jato?  Se desejarmos realmente passar o Brasil a limpo.

 ____________________

23/02/2011. Credito: Cecilia de Sa Pereira/DP/D.A Press. Recife/PE. Vida Urbana. Materia sobre a visita do presidente nacional da Associacao dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, o brigadeiro Helio Goncalves a sede dos Diarios Associados PE. O brigadeiro esteve acompanhado pelos senhores Eudes Souza Leao e Meraldo Zisman (NA FOTO).

Meraldo Zisman – Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter