Segue o líder. Coluna Mário Marinho

Segue o líder

COLUNA MÁRIO MARINHO

Se o futebol é o momento, como dita a sabedoria popular, ninguém pode estar mais feliz, nesse momento, que o corintiano.

A importante vitória sobre o Grêmio, em Porto Alegre, não só abre quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder (o próprio Grêmio) como mostra a solidez do time comandado por Fábio Carille, aplicado discípulo do mestre Tite.

É claro que não é o caso de gritar “pintou o campeão!”, pois estamos ainda no primeiro quarto do Brasileirão. Chegamos apenas à décima rodada de um total de 38. O Timão chegou os 26 pontos de um total de 74 com o qual, com certeza, se garante o título.

Mas os números corintianos são interessantes numa competição bastante acirrada.

Em primeiro lugar, tem 26 pontos, quatro a mais que o vice-líder Grêmio. São 10 pontos de diferença sobre o 4º e 5º colocados (Palmeiras e Santos, respectivamente).

A classificação é bastante embolada. Entre o 3º lugar, o Flamengo (17 pontos), e o 12º, Atlético PR (14 pontos) a diferença é de apenas 3 pontos.

No jogo contra o forte Grêmio, mostrou seu esquema de jogo sólido e contou com as exuberantes atuações de Paulo Roberto e do goleirão Cássio.

O ótimo site de estatísticas, http://www.srgoool.com.br, traz interessante pesquisa, mostrando quais os clubes e em que rodada eles atingiram os 26 pontos. Eis a lista:

2006

São Paulo* (12ª rodada)

2007

Botafogo (14ª rodada)
São Paulo* (15ª rodada)

2008

Flamengo (11ª rodada)
São Paulo* (15ª rodada)

2009

Atlético Mineiro (13ª rodada)
Flamengo* (18ª rodada)

2010

Fluminense* (12ª rodada)

2011

Corinthians* (10ª rodada)

2012

Atlético Mineiro (11ª rodada)
Fluminense* (13ª rodada)

2013

Botafogo (14ª rodada)
Cruzeiro* (15ª rodada)

2014

Cruzeiro* (12ª rodada)

2015

Atlético Mineiro (12ª rodada)
Corinthians* (13ª rodada)

2016

Palmeiras* (13ª rodada)

2017

Corinthians (10ª rodada)

(O asterisco * mostra o time que foi campeão naquele ano).

Outros
números interessantes

Eis os cinco times com maior presença de torcedores em seus estádios:

1 Corinthians, média de 35.759, em cinco jogos
2 Palmeiras, 32.436, 4 jogos
3Grêmio, 26.477, 5 jogos
4 São Paulo, 19.739, 5 jogos
5Flamengo, 19.474, 4 jogos.

Do outro lado,
o fundo do poço.

PORTUGUESA
Disputando a Série D, a última do Brasileirão, a Portuguesa acaba de alcançar a façanha de cair mais uma vez.

E o que é pior: caiu de vez, não está mais no calendário nacional da CBF.

É uma pena. Durante muito tempo a Lusa foi o segundo time no coração dos paulistas. Tem um belo estádio, o Osvaldo Teixeira Duarte, bem localizado no bairro do Canindé, capacidade para cerca de 25 mil torcedores, dentro de espaço de quase cem mil metros quadrados que divide com seu clube social.

Trabalhei lá durante três anos como Assessor de Imprensa.

Vivi de perto o drama de seus torcedores.

A Lusa caiu para a 2ª Divisão do Brasileirão em 2013. Dirigentes irresponsáveis e torcedores apaixonados culparam, na época, o Fluminense e o tapetão.

Para quem não se lembra, a Lusa usou um jogador em situação irregular na última rodada, perdeu os pontos e acabou rebaixada, livrando o Fluminense da queda.

Mas, quem conhece a história da Lusa sabe que o problema foi interno, o Flu não teve nada com isso.

Lá, no Canindé, conheci muita gente boa, dirigentes éticos, honestos. Não gosto de citar nomes, mas destaco Ilídio Lico, um dos mais corretos dirigentes que encontrei até hoje nessa minha longa caminhada pelo mundo esportivo.

Ilídio Lico acabou sendo eleito presidente da Lusa, mas foi envolvido por falsos amigos. Conheci também muita gente ruim – dirigentes que torciam contra o time pelo simples fatos de estarem na oposição.

Mais ou menos o que acontece hoje no Brasil, quando gente torce pelo quanto pior melhor. Esquecendo-se que estão torcendo e trabalhando contra o País.

A Série D tinha, em sua primeira fase, 68 times divididos em 17 grupos de quatro times cada. Os dois primeiros se classificavam para a fase seguinte.

No grupo da Lusa estavam Vila Nova-MG e Despsortiva-ES que se classificaram; e Bangu-RJ e Portuguesa que não se classificaram. Em 18 pontos que estavam em disputa, a Lusa ganhou apenas 7. Tinha mesma que cair.

Agora, a Lusa vai disputa a Copa Paulista que reunirá 22 times, além de Santos e São Paulo que participarão com suas equipes sub-20.

O campeão da Copa Paulista poderá escolher entre uma vaga na Série D do Brasileirão do ano que vem ou da Copa do Brasil.

Veja os gols do Fantástico

https://youtu.be/kWMztuZVhxU

_____________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

1 thought on “Segue o líder. Coluna Mário Marinho

  1. Uma pena o que acontece com a nossa Lusa, a lusa paulistana. Também foi meu segundo time lá naqueles anos distantes de Lindolfo, Brandãozinho, Djalma Santos, Julio Botelho, Raul Klen, Simão, Ipojucã, e outros nome que agora me fogem. Celeiro de grandes jogadores que passaram pela seleção e, quando não, também foram craques que se destacaram. Teve seu tempo e hoje é parte de nossa história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter