Ansiedade Nacional. Por Meraldo Zisman

ANSIEDADE NACIONAL

Por   Meraldo Zisman  

    Há perigo de volta do fascismo?

Permita-me passar a palavra ao Umberto Eco1 (1932-2016). “O fascismo eterno ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis”…
Se a reconciliação significa compaixão e respeito por todos aqueles que lutaram sua guerra de boa-fé, perdoar não significa esquecer. Posso até admitir que Eichmann acreditava sinceramente em sua missão, mas não posso dizer: “Ok, volte e faça tudo de novo”. Estamos aqui para recordar o que aconteceu e para declarar solenemente que “eles” não podem repetir o que fizeram. Em nosso futuro desenha-se um populismo qualitativo da TV ou internet, no qual a resposta emocional de um grupo selecionado de cidadãos pode ser apresentada e aceita como a “voz do povo”.
Creio que estamos atravessando no Brasil um período de incertezas, insegurança, revolta, de desagregação do meio político em geral, de uma mídia escandalosa que pode levar a algum salvador da pátria.
… Devemos recordar que o mais belo exemplar atual de fascista é um pretenso antifascista que se devota a tratar de fascistas os que não o são.
Triste do povo que necessita de um salvador, condutor, ungido para dirigi-lo. Esses tipos não possuem nenhuma filosofia, apenas retórica. Retórica entendida aqui como eloquência afetada, repleta de presunção, um debate desnecessário e o emprego de mecanismos contundentes e ostentosos para ludibriar ou vangloriar-se.
Não tenho dúvida da revolta e estupefação do povo diante de tamanha corrupção e desmando que estamos testemunhando. Ouvíamos dizer essas coisas, do país dos 10%: do ‘sabe com quem está falando’; ‘quem pode, pode, e quem não pode, se sacode’, etc., mas diante da grandeza da corrupção e extensão dos malefícios sobretudo o desemprego e a paralisação do país, ficamos abismados, chocados, desesperados e pior — assombrados e desesperançosos.
E o desespero do povo leva ao aparecimento de um salvador da pátria, o que leva inevitavelmente ao fascismo.
Devemos recordar que o mais belo exemplar atual de fascista é um pretenso antifascista que se devota a tratar de fascistas os que não o são.
Insisto em acautelar a todos:
O fascismo não é vencido somente nos campos de batalha, deve ser combatido nos nossos cérebros, nos nossos corações, na nossa alma. Não passa de uma palavra nova para um estado de espírito velho. O fascismo é um gigante de papel que com um sopro voa para longe. Basta enfrentá-lo. Por isso, tenham cautela no processo eleitoral deste 2018.
… Não é à toa que vejo na face e nos olhos das pessoas a ansiedade generalizada. O esfacelamento do nosso sistema político passou a ser uma novela longa e inacabada, já que os caminhos judiciais levam tempo para ser concluídos.
Qual o impacto psicológico de anos de notícias negativas na vida de um país?
Cinco anos depois do estupro da conta bancária do caseiro, chegou a hora de conferir as contas de Palocci e também, como noticiam agora, a do Presidente da República. Recebo, enquanto digito este texto, esta mensagem no meu celular:
“O Governo autoriza alta do preço de medicamentos – antecipe suas compras. Novos preços a partir de 01/04/2018. Consulte nossos farmacêuticos.”
Mas a inflação não está controlada???
Não é à toa que vejo na face e nos olhos das pessoas a ansiedade generalizada. O esfacelamento do nosso sistema político passou a ser uma novela longa e inacabada, já que os caminhos judiciais levam tempo para ser concluídos.
Enquanto isso, a única solução republicana que vejo é a democratização da ansiedade em todas as classes sociais. E desta vez, apesar dos gritantes desníveis sociais, a ansiedade ficou distribuída por igual. Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade e que a região metropolitana da cidade de São Paulo possui a maior incidência de perturbações mentais no mundo.
O estudo revela que 29,6% dos paulistanos são atingidos. Entre os problemas mais comuns apontados no estudo estão a ansiedade, as mudanças comportamentais e o abuso de substâncias químicas. Esses estudos foram publicados em: 13/01/2016. A ansiedade causa fobias, transtorno do pânico, depressão e outras enfermidades, como a dependência química. Não é de admirar o aparecimento das Cracolândias.
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado pela ansiedade excessiva e preocupação exagerada com os eventos da vida cotidiana, sem motivos óbvios. Pessoas com sintomas de transtorno de ansiedade generalizada tendem sempre a esperar um desastre e estão sempre extremamente preocupadas com saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola. No Brasil ainda temos as notícias da corrupção Et cetera.
Hoje, as pessoas estão se tornando ansiosas com razão e essa ansiedade tende a aumentar ao se aproximar a data das eleições majoritárias quando se tem a manchete: Curva de juros aponta primeiros sinais de ansiedade eleitoral. Conferir: https://exame.abril.com.br/mercados/curva-de-juros-aponta-primeiros-sinais-de-ansiedade-eleitoral

 1Umberto Eco: “14 lições para identificar o neofascismo e o fascismo eterno”.

  _____________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. Foi um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter