A saga dos hífens, das traduções, do politicamente correto…

No Aliás (Estadão, 10, pág. E4), foi publicado um artigo, “As três traduções de ‘Ulisses’, uma jornada machista”,  que segue o perigoso caminho em voga atualmente que é o de valorizar as pessoas por sexo e cor e em vez de levar em consideração seus méritos. Diz a articulista que a tradução  de Bernardina Pinheiro é ótima, mas não tenho capacidade para avaliar, não consegui ler o livro apesar de ser considerado obra-prima, meus Tico e Teco fundiram depois de umas 20 páginas (tentei ler a tradução de Houaiss). Mas, gente do ramo criticou a tradução de Bernardina, alegando que  ela “enfraqueceu” o romance, tornou-o coloquial demais.”. Ai é que reside o busilis, tem sentido tornar a linguagem de um clássico em coloquial? Não seria “coautora” em vez de tradutora? Faria o mesmo com Shakespeare, tirando todas as características marcantes do texto? “To be or not to be” ou  “Não sei se tô na parada ou não, meu chapa”… Este consegui ler no original e comparei com algumas traduções, que mantiveram o espírito do Bardo. Resumindo, há em marcha discriminação sexual e racial ao contrário, a turma quer que  você seja avaliado não mais por seus méritos. Sou canhoto, mereço alguma benesse por isso?

 Os jornais de hoje (13) informam que os ministros da Cultura e do Esporte estão indignados com os cortes nos orçamentos dos respectivos ministério para engordar o do SUS da Segurança Pública (mein Got, outro SUS…). Demitam-se, uai!

 (CACALO KFOURI)

                                                   ***************

                                                           Salada russa

(G1) OAB e Defensoria Pública de SP vão ouvir mulher esterilizada após decisão da Justiça

Justiça obrigou Prefeitura de Mococa a fazer laqueadura em usuária de drogas, que já teve oito filhos. OAB e Defensoria vão apurar falta de defesa da mulher no processo.

(Conjur) Juiz afirma que determinou laqueadura com consentimento de usuária de drogas

O juiz que determinou laqueadura em uma usuária de drogas no interior de São Paulo declarou, em nota, que a mulher aceitou passar pelo procedimento. Segundo Djalma Moreira Gomes Júnior, da Vara de Mococa, ela compareceu ao cartório e concordou expressamente em ser esterilizada.

(Folha) Esterilização de mãe de 8 foi consentida e mulher não se arrepende, diz OAB

A mãe de oito filhos que passou por esterilização no interior de São Paulo após ação do Ministério Público consentiu com a realização do procedimento cirúrgico e não se arrepende. É o que afirma a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Mococa.

De acordo com a entidade, o presidente da OAB local, Fábio Ferreira dos Santos, e o vice, Victor Coelho Dias, foram até a penitenciária feminina de Mogi Guaçu na tarde desta terça-feira (12) para ouvir Janaina Aparecida Quirino, 36, presa desde novembro condenada por tráfico de drogas e que foi submetida à laqueadura quando seu oitavo filho nasceu, em 14 de fevereiro.

Comunicado emitido pela OAB na noite desta terça informou que, no encontro, Janaina disse que estava ciente do procedimento a que seria submetida, consentiu de forma voluntária e não está arrependida.

Obs.: – Tempestade em copo d’água? Mais um caso de militância jornalística? Ou militância da Defensoria? Se já existe a informação de que Janaina foi visitada pela OAB na terça por que isso ocorreria de novo hoje? O presidente local da entidade não apurou tudo devidamente? Caso esquisito, muuuito esquisito.

                                                      ***************

Na Folha

 Painel

 Marcha ré(???) A articulação pela derrubada no Parlamento de decisões tomadas pelo presidente em meio ao levante dos caminhoneiros é o segundo passo do empresariado na tentativa de minar pontos do acordo firmado com os paredistas.

(???) Conheço marcha militar, marcha fúnebre, marcha atlética, como é a marcha ré, é o tom? Tem marcha dó? Si? Sol? Cara-pálida, marcha a ré, caramba.

 Gestão Covas terá que doar 23 ton de margarina perto de vencer

 Obs.: – O descuido com o dinheiro público não tem limites. Nem a incompetência dos autodenominados gestores, o melhor é ler o texto todo, sentados para evitar acidentes, deixa tonto: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/06/gestao-covas-tera-que-doar-23-ton-de-margarina-de-merenda-perto-de-vencer.shtml

Às vésperas da Copa, liminar libera fogos de artifício ruidosos em São Paulo

 Obs.: – Tava na cara, né mermo?, bem que o Mirando avisou.

                                                         ***************

No G1

Kim Jong-un se compromete com o fim das armas nucleares em encontro com Trump em Singapura

Obs.: – Por enquanto – fazendo uso do dicionário “The cow went to the swamp”, de Millôr Fernandes – it’s better to keep the beard into the sauce… Trump diz uma coisa, Kim outra, os aliados dos EUA na região estão with the flea behind de ears.

TRF barra manobra para tirar processos da operação Lava Jato(viva!!!) do juiz Marcelo Bretas

 A juíza Caroline Vieira usou a resolução do conselho para pedir que ela assuma a ação da Saqueador, processo(-)(*)mãe da Lava Jato no Rio, que é ímpar.

(*) Agora fiquei cabreiro, será que não hifenaram Lava Jato por falta do diacrítico de tanto que usaram errado? Projeto-mãe tem…

Barroso e Rosa votam por bloquear R$ 1,6 milhão de Aécio, mas julgamento é adiado

O pedido de arresto de bens, que é um bloqueio, foi feito pela Procuradoria(-)(*)Geral da República

Obs.: – É, foi por falta mesmo, vai ver, com a greve dos caminhoneiros não foi possível renovar o estoque.

BEM(-)(*)ESTAR

(*) Inacreditável, é no título da página. Não é falta de hífen, é de conhecimento mesmo, tem em público-alvo.

12,7 milhões de brasileiros têm até sexta-feira para tomar vacina contra a gripe

Até o dia 11, campanha atingiu 76,1% do público-alvo. Vacinação é distribuída gratuitamente para pessoas com maior risco de efeitos graves.

Obs.: – Depois reclamam das filas. Vai entender.

***************

No Estadão

Vaticano desmente versão do PT sobre terço

Após o PT publicar em suas redes sociais imagens de um rosário que teria sido enviado pelo papa Francisco ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, o Vaticano emitiu nota ontem desmentindo a informação.

O Vaticano esclareceu que o terço entregue na carceragem da Polícia Federal não era em nome do Papa Francisco, mas sim um presente pessoal do advogado argentino Juan Grabois. “Como tantos outros, é um terço abençoado e distribuído em inúmeras ocasiões. A visita era pessoal e não em nome do Papa”, afirma a nota divulgada pelas redes sociais.

Em vídeo, Juan Grabois afirma que foi proibido de visitar o ex-presidente e que está “muito preocupado”. Às segundas-feiras, o ex-presidente está autorizado a receber sacerdotes religiosos, mas a PF justificou a proibição afirmando que ele não foi consagrado sacerdote, apesar de ter declarado ser assessor do papa.

Obs.: – Fake representante! A mentirada foi espalhada, entre outras redes, pelo Brasil 247, fonte inesgotável de “petelhices”. Outro é um tal de Forum.

PGR vê indícios de que Cristiane Brasil fraudou registros

PF vasculha gabinete e dois endereços ligados à deputada do PTB, acusada de fraudes no Ministério do Trabalho

Obs.: – Mais uma vez, fazendo uso de ditado popular, “Quem sai aos seus não degenera”. E quem nomeia para ministérios gente assim também não.

Festa da torcida ameniza escândalo entre jogadores do México

“Ai, ai, ai, ai / Cante y no llores/ Porque cantando se alegran Cielito Lindo / los corazones.” Foi assim, cantando em alto e bom som e sempre com um sorriso no rosto, que os mexicanos assistiram ao primeiro treino aberto de sua seleção, realizado ontem no distrito de Strogino, a 30 km de Moscou. A música, de autoria do Trio Los Panchos(!!!) e que no Brasil virou marchinha de carnaval

(!!!) Cara-pálida, você vai ser convocado como centroavante! Vai chutar assim lá longe (aliás, já está, né? Rússia é bem longe…)! A música foi um grande sucesso do Trio, mas o autor é Quirino Menoza y Cortés, em 1882, nenhum dos Panchos havia nascido ainda.

***************

 

1 thought on “A saga dos hífens, das traduções, do politicamente correto…

  1. Uma perguntinha inocente que veio à minha mente distorcida de publicitário: o Lula que sempre se disse o phodão do sindicato e adjacências, que pedia pra avisarem qdo pintasse alguma viúva dando sopa, e que comia aquela baranga da assessoria da Presidência, e que traçava mais um bando de gente, etc e tal, como dizia, vai uma perguntinha: como ele deve estar se arranjando na solitária? Será que tem a tal “visita íntima” e a PF fecha o bico? Ou ele será que faz justiça com a mão de 4 dedos lendo Playboy antiga já que não tem nenhuma nova com muié de qualidade? Será que é por isso que ele fica nervosinho ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter