A bola fora da Justiça. Coluna Mário Marinho

A bola fora da Justiça

COLUNA MÁRIO MARINHO

ROMERO, passes e lançamentos criativos

Pra começo de conversa, quero dizer que não sou daqueles que confundem justiça com vingança.

É muito comum ouvirmos desabafos violentos exigindo justiça na base do olho por olho, dente por dente.

Coisas do tipo: esse cara tem que morrer; e preciso jogar ele lá do alto do prédio; tem que ser morte lenta… e por aí vai.

Mas, sabidamente, nosso amado País sofre de uma doença chamada impunidade.

Não é um mal novo, mas se agrava e torna-se mais resistente à medida que o tempo passa.

Os exemplos acontecem diuturnamente.

Vêm dos políticos os mais gritantes e revoltantes modelos de ação de quem sabe que está fazendo o errado, mas também sabe que não será punido.

Nesse ponto específico, a Lava Jato anda colocando alguns figurões em seu devido lugar – comumente, a cadeia.

No futebol, diversão que a cada dia se torna mais perigosa, volta e meia assistimos às cenas de violência, de agressões, de morte sem que haja a devida justiça.

O caso mais recente foi o julgamento, nesta quarta-feira, de dois corintianos que agrediram a facadas um palmeirense que acabou morrendo.

No ano passado, os torcedores corintianos Anderson da Cruz Andrade, 25 anos, e Nerivaldo Moura de Andrade, foram provocados pelo palmeirense Leandro de Paula Zanho e partiram para a agressão.

Armados de um pedaço de ferro e de um facão, os corintianos feriram Leandro Zanho que morreu no dia seguinte.

No julgamento desta quarta-feira, o juiz considerou o crime como “homicídio privilegiado” e aplicou atenuantes, condenando o mecânico Anderson a 5 anos e 10 meses seu companheiro a 5 anos, ambos em regime semiaberto.

É um caso de quase não punição.

A expressão “homicídio privilegiado”, que por si só parece absurda e difícil de engolir, é aplicada quando o crime é praticado sob emoção violenta, compaixão, desespero ou motivo de relevante valor social ou moral que diminuem sensivelmente a culpa do homicida.

É difícil enquadrar um crime covarde e estúpido como esse numa das prerrogativas citadas.

Daí, soa como impunidade as penas aplicadas.

E a Justiça deixa de cumprir um de seus dignos papéis que é a punição exemplar.

Se não há punição, o exemplo a seguir é esse dado no dia a dia pelos nossos políticos.

Que se danem o bem, o bom comportamento, o viver dentro da lei, a honestidade – a qualquer momento contrata-se um bom e ou esperto advogado e fica tudo bem.

Uma pena que assim seja.

Consequências
da Copa do Mundo

Tido e havido por muitos – corintianos ou não – como um vaca brava, eis que o paraguaio Romero torna-se não só o artilheiro, mas, mas também um jogador de algum refinamento, de passes e lançamentos criativos.

Ontem, quarta-feira, 1º, voltou a ser decisivo na vitória do Corinthians e marcou seu quinto gol em três jogos. Mais do que isso, foi o grande nome da vitória sobre a Chapecoense pela Copa do Brasil. Aliás, é preciso ressaltar também a ótima partida do jovem Pedrinho e o espetacular passe do goleiro Cássio para Pedrinho lá do outro lado do campo e, deste, para Romero.

Ao ser entrevistado após o jogo, o paraguaio disse que soube aproveitar o tempo sem jogos durante a Copa do Mundo para treinamento e aprimoramento.

Treinou e aproveitou.

Não foi o caso de Palmeiras e Santos.

Ambos passaram quase 40 dias sem jogar e apenas treinando.

Dez dias após o final da Copa demitiram seus treinadores.

Sinal que os treinos administrados por Roger Machado, no Palmeiras, e Jair Ventura, no Santos, não surtiram o menor efeito.

Efeito maléfico que ainda perdura no Santos, derrotado pelo Cruzeiro na noite de ontem, noite de estreia do novo técnico, o conhecido Cuca.

Claro, Cuca não poderia mudar tudo da noite para o dia.

Assim, o Cruzeiro soube se aproveitar e saiu na frente no mata-mata. O jogo de volta será no Mineirão, dentro de duas semanas.

O caso, em parte pelo menos, se repetiu no Palmeiras. Roger Machado passou o tempo todo treinando seu time para cair em 10 dias pós Copa.

Nos próximos dias, o Verdão apresenta como novidade o velho Felipão, de alegrias e tristezas inesquecíveis.

Veja os gols da quarta-feira:

_____________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho – É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo, foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.
(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter