Corrupção. Por Meraldo Zisman

 CORRUPÇÃO

POR MERALDO ZISMAN

 

A polícia afirma ser corrupta por regulamento e o governo anuncia delinquência conhecida; os bancos agem como recintos de lavagem de dinheiro ou praticam juros que fariam corar o mais ganancioso dos agiotas.

 Você concede um país onde não há segredos e tudo acontece à luz do dia, nada escondido?

Todos sabem a quem pertence o cartel das drogas, quem dirige as organizações revolucionárias.

É um país sem mistérios,

tudo acontece à luz do dia.

O crime é organizado e manda dentro das penitenciárias. Os bicheiros são patronos das escolas de samba.  

 

Você se senta num restaurante, passa um grupo de amigos e eles lhe apresentam um sujeito como chefão do contrabando, armas, drogas, envergando um terno elegante e olhar de poderoso.

 É um país sem mistérios, tudo acontece à luz do dia.

A polícia afirma ser corrupta por regulamento e o governo anuncia delinquência conhecida; os bancos agem como recintos de lavagem de dinheiro ou praticam juros que fariam corar o mais ganancioso dos agiotas.

 Para o cidadão comum, sendo da classe média, um dos problemas principais é como sonegar o imposto de renda. Para tudo há um jeitinho, já que os milionários não pagam impostos e são protegidos pelos sistemas que vêm desde os tempos da colônia.  

 A burocracia é tanta que para contorná-la inventaram a profissão de despachante. Despachante é o profissional encarregado por conta de outrem por fazer requerimentos, encaminhamentos e dar início a trâmites burocráticos junto a órgãos da administração pública. Originalmente, o despachante era o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitavam por alfândegas (aduana), hoje denominado despachante aduaneiro, já cartelizado com os burocratas…

 E como aparece invariavelmente o verbete corrupção em tudo que se fala ou se escuta gravado pela Internet, socorro-me do genial Millôr Viola Fernandes (1923- 2012) e com ele concordo:

 “Em todos países do Mundo há corrupção, e muita. Mas, diferente do Brasil, há um princípio ético que funciona: não seja apanhado!”.

 Os corruptos existem em todas partes do mundo mas parece que a maioria está no Brasil. Como o objetivo máximo é alcançar o poder, as promessas de acabar com ela e com os cripto-programas de governo são rapidamente esquecidas. O eleitor, coitado, está totalmente confuso porque qualquer conversa política sempre acaba em denúncia e – quando não – as ‘partes’ vão aos tapas.

A verdade é que só resta a um povo corrompido pela impunidade absoluta votar em candidatos corruptos. 

Ponto final. 

 


Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE).

 

 

2 thoughts on “Corrupção. Por Meraldo Zisman

  1. “Para o cidadão comum, sendo da classe média, um dos problemas principais é como sonegar o imposto de renda. Para tudo há um jeitinho, já que os milionários não pagam impostos e são protegidos pelos sistemas que vêm desde os tempos da colônia.
    A burocracia é ta”
    Na essência do problema maior fica a pergunta: QUEM NASCEU PRIMEIRO O OVO OU A GALINHA?”
    Ótimo artigo, Dr. Meraldo.

  2. Exato, mas não pense que em outros lugares não tenha sido assim durante um tempo. Recomendo o filme American Ganster (Gangster no Brasil), que retrata uma situação real nos EUA na década de 1970 que se assemelha muito ao Brasil de hoje.

    A diferença é que lá, cedo ou tarde, as instituições reassumem o controle da situação, mesmo que para isso tenha que se afastar 3/4 da divisão de narcóticos da polícia de NY, como foi feito.

    O problema aqui é que basta começarem a tocar levemente na corrupção, como a Lava Jato, logo se insurgem centenas de lideranças e formadores de opinião para defender os corruptos, entre eles muitos artistas e jornalistas, que chegam ao ponto de culpar a operação pela crise financeira pela qual o país passa.

    Agora, nas eleições, o mesmo sistema passou a tentar transformar o pleito em uma guerra contra um candidato que fez algumas declarações grosseiras, tudo isso a favor do partido mais corrupto da história, que praticou corrupção inclusive em outros países, e que possui em seu programa diversas medidas para extinguir o combate à corrupção.

    A sorte dos EUA é que o combate à corrupção e ao crime organizado foi feito antes da geração lacradora de rede social que sai de casa pra defender a bandidagem desde que pareça chique, descolado e renda curtidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter