INTOLERÂNCIA

Felicidade até existe. Mas ela anda sendo usada para justificar crimes. E nossas tristezas

Voltemeia cito minha indignação com as interpretações estapafúrdias que pessoas fazem do que está escrito nos chamados livros sagrados de todas as religiões. E não fossem problema suficiente, querem impor suas leituras aos outros. Mas, em se tratando de leitura exótica de textos, vi uma em série policial que sigo, Special Victims Unit – SVU, que é espantosa e sintomática.

O argumento da série é ficcional, mas baseado em fatos verídicos, muitos deles recém-acontecidos nos EUA, o que me faz acreditar que algum maluco teve o entendimento que citarei. O indivíduo era suspeito de ter cometido estupros e alegou que, segundo a Constituição, não existe o crime de estupro, pois está escrito nela “que todo cidadão tem direito à liberdade e à busca da felicidade” e como  sexo traz felicidade, então, ele poderia ter sexo à hora que quisesse e do jeito quisesse. Mudado o que deve ser mudado, tem a ver com as interpretações dos radicais religiosos, os outros não têm importância, vale só o que eles pensam, pois o maluco só  se importa com o prazer dele, que se dane a infelicidade da mulher estuprada.

Resultado de imagem para felicidade animated gifs Fui ao Google para me certificar o trecho citado da Constituição dos EUA e qual não foi a minha surpresa ao encontrar que o tema “felicidade” já foi tratado no STF. O trecho a seguir põe as coisas no devido lugar:

 “Temos um conceito coletivo de justiça, mas de felicidade é difícil”, afirma o jurista Ives Gandra Martins, fazendo coro aos que criticam um uso amplo do termo. “O direito à felicidade é invocado como se estivesse acima, sem se perceber que varia de pessoa para pessoa.” Para ele, trata-se de um conceito amplo e subjetivo demais para ser tomado como norma de direito positivo ou fundamento jurídico de decisões, pois tal tarefa demandaria primeiro uma definição – o que esbarraria em todo tipo de dificuldade. “Qual a felicidade de um serial killer? É matar”, diz Martins. “E a de um cidadão viciado em sexo?” Como todo direito corresponde a uma garantia, continua o jurista, a busca da felicidade teria que ser assegurada a todos os cidadãos. Mas como fazê-lo na prática, tendo em vista tratar-se de um anseio individual? “O Estado não teria como garantir o direito à felicidade de 195 milhões de brasileiros de acordo com seu próprio conceito de felicidade”, conclui o jurista. O texto completo está aqui: http://www.osconstitucionalistas.com.br/direito-a-felicidade

 Pobre vernáculo, o correspondente da Globo, Ariel Palacios, falou “uma” grama, “uma grama e meia” várias vezes ontem (6) durante reportagem sobre a Venezuela. Ele não tem desculpa para errar, em castelhano, língua falada onde mora, é mais masculino ainda, é gramo.

 A doença do “aí” originada na Globo virou epidemia, no Repórter Brasil Noite, TV Brasil, no trecho a que assisti, uma repórter falou “aí” seis vezes, contei.

 (CACALO KFOURI)

 

                                                                 ***************

No Blog do Ancelmo

Cemitério São João Batista vai expandir

Obs.: – Expandir o quê, cara-pálida? A área, o número de caixões por sepultura? O horário de visitação? O verbo é pronominal ou, como se dizia nos velhos tempos em que as denominações eram claras e autoexplicaticas, reflexivo.

                                                                  ***************

No UOL

Em novo recuo, Bolsonaro admite 18 pastas e CGU com status de ministério

Obs.: – Começo a pensar que o livro de cabeceira de bolsonaro é “Retirada da Laguna”, de Alfredo d’Escragnolle Taunay, o Visconde de Taunay.

Procurador-geral(*) dos Estados Unidos, Jeff Sessions renuncia a pedido de Trump

(*) É o mesmo que secretário de Justiça.

Os deputados podem investigar as finanças pessoais do presidente, assim como suas ligações com a Rússia, algo que já vinha sendo feito pelo promotor especial Robert Mueller e foi o principal ponto de discórdia entre Trump e Sessions nos últimos meses.

Contrariando a Casa Branca, o então procurador-geral se absteve de supervisionar as investigações de Mueller, por estar envolvido no caso. Durante a campanha de Trump, Sessions se encontrou mais de uma vez com o embaixador russo em Washington.

Trump se enfureceu com a recusa de seu indicado e disse por diversas vezes ter se arrependido de nomeá-lo procurador-geral.

Obs.: – Epa, opa, teremos diversão pela frente, mesmo que nomeie um capacho para substituir Sessions, Trump perdeu o comando da Câmara, os democratas fizeram a maioria.

Fifa ameaça tirar de Copa do Mundo jogadores de times de superliga europeia

Os principais jogadores do futebol mundial podem ficar fora de uma Copa do Mundo caso grandes clubes da Europa decidam levar adiante o projeto de criar uma “superliga europeia”. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7) pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Obs.: – Braço de ferro interessante. Meu palpite é que a Fifa sairá perdendo, os melhores jogadores do mundo estão na superliga. Não, não farei o trocadilho, seria muito infantil da minha parte.

PF cumpre mandados de prisão contra 10 deputados estaduais no Rio

A Polícia Federal cumpre, nesta quinta-feira (8), mandados de prisão contra dez deputados estaduais do Rio e outras 12 pessoas em uma nova fase da Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato no estado. Entre os alvos também  estão um deputado federal (eleito neste ano)(*), um secretário de governo e um ex-presidente do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio). Todos são suspeitos de participação em um esquema de corrupção comandado pelo ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

(*) Olhaí, Grobo, o Brasil que a turma quer…

Também são cumpridos mandados de busca e apreensão em gabinetes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e no Palácio Guanabara, sede do governo do estado.

Obs.: – A continuar assim, não demora muito e haverá mais gente em cana do que andando pelas ruas no Rio de Janeiro.

                                                                  ***************

No BBC News

Por que este psicólogo americano diz que o jornalismo está sendo destruído pela internet 

Segundo ele, as pessoas não têm mais como discernir o verdadeiro do falso, porque “a informação vem de todos os lados, sem os filtros, que eram os processos de apuração do jornalismo”.

Obs.: – Porque ele está errado, o jornalismo está passando por problemas, sem dúvida, mas o que eventualmente pode destruir o jornalismo é a falta de bom senso das pessoas, elas têm, sim, como discernir o verdadeiro do falso, é só pesquisar. Outro problema a ser levado em conta são os grupos de zapzap, Facebook e quetais, deles, em geral, fazem parte pessoas que pensam da mesma forma, então, tudo o que vier a confirmar o que imaginam é aceito como verdade.

                                                                  ***************

No Estadão

Brasil cai para última posição em ranking sobre prestígio do professor

Estudo feito em 35 países revela como população enxerga a carreira. Apenas 9% dos brasileiros acreditam que os alunos respeitam os docentes e só 1 em cada 5 pais aconselharia profissão aos filhos. Defasagem salarial é outro problema apontado

Senado aprova corte em fundo para Educação

O Senado cortou pela metade uma das fontes de recursos do Fundo Social do Pré-Sal, destinado a investimentos em saúde e educação. Por meio de um projeto de lei, os senadores destinaram 50% dos recursos vindos da comercialização do petróleo do pré-sal, que iriam integralmente para o Fundo Social, para outro fundo, voltado para expansão de gasodutos e para o fundo de participação de Estados e municípios.

Obs.: – E a preocupação de bolsonaro e evangélicos é a Escola sem Partido…

Metrô vai tirar esteiras rolantes da Consolação

Superlotada, conexão das linhas Verde e Amarela muda a partir da próxima semana

O Metrô de São Paulo decidiu retirar três dos quatro conjuntos de esteiras rolantes da ligação entre as estações Paulista, da Linha 4-Amarela, e Consolação, da Linha 2-Verde, em uma operação que deve interditar parte do túnel no próximo feriado, no dia 15.

Obs.: – Quem projetou o túnel deveria ser condenado a ficar durante cinco horas por dia circulando entre uma estação e outra. Mesmo uma pessoa com QI de ostra perceberia que o túnel foi (mal projetado)(*).

 (*) Surpresa, surpresa, pretendia usar “subdimensionado”, mas descobri que a palavra não existe, não está no Aurélio, no Houaiss e, principalmente, no Volp.

Polícia descarta estupro em caso de jogador morto

O corpo foi encontrado em uma plantação de pinos(!!!).

(!!!) A plantação de pinos fica ao lado de uma de rebites, pertinho da de parafusos. Pinus, cara-pálida, pinus.

***************

Imagem relacionada

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter