festa

A maior festa do esporte. Blog do Mário Marinho

festa

Chegou ao fim essa que é, sem dúvida, a maior festa do esporte do mundo.

E foi bonita, brilhante, emocionante como são geralmente os Jogos Olímpicos.

Mesmo que nessa Tóquio 2020, celebrada com um ano de atraso, tenha faltado um de seus mais importantes atores: o público.

Ginásios vazios, quase silenciosos, arquibancadas do futebol, da natação, dos ginásios formando um cenário que não condiz com a emoção que a disputa esportiva desperta.

Mas, de longe, em horários pouco comuns para nós brasileiros, vibramos com as tentativas, lamentamos as quedas e aplaudimos as medalhas.

E, para nós, brasileiros, foi uma Olimpíada especial, com recorde no número de medalhas: 21 no total, com sete de ouro, seis de prata e oito de bronze.

Todas as conquistas muito festejadas, provocando as lágrimas de alegria, de emoção.

Nosso futebol, que levou cem anos para conquistar a medalha de ouro, agora a conquista novamente, duas edições seguidas, um feito raro em Jogos Olímpicos.

Veja os números:

Ouro – Sete medalhas com Rebeca Andrade, Ginástica Artística; Ítalo Ferreira, Surfe; Ana Marcela Cunha, Maratona Aquática; Hebert Conceição, Boxe, Isaquias Queiroz, Canoagem C1 1.000 metros, Martine Grael e Kahena Kunze, Vela Classe 49er FX e o futebol com todos os seus 22 craques.

Prata – Rayssa Leal, Skate Street; Kelvin Hoefler, Skate Street; Pedro Barros, Skate Park; Rebeca Andrade, Ginástica Artística Individual Geral; Bia Ferreira, Boxe Peso Leve; Vôlei Feminino, com suas craques comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães.

Bronze – Bruno Fratus, Natação 50 metros Livre; Fernando Scheffer, Natação, 200 metros Livre; Mayara Aguiar, Judô, 78 quilos; Daniel Cargnin, Judô, 68 quilos; Laíssa Stefani e Laura Pigossi, Tênis Duplas; Alisson dos Santos, 400 metros com Barreiras; Thiago Braz, Salt com Vara; Abner Teixeira, Boxe, Peso Pesado.

Terminada a festa com a cerimônia de encerramento em Tóquio, começaram os Jogos Olímpicos de 2024 com a festa bonita em Paris.

Multidão se aglomerou (o que não é bom) em torno da torre Eiffel, maior símbolo parisiense, para dar boas-vindas aos jogos.

Os organizadores de Paris prometem os jogos mais ecológicos de toda a história e também os jogos mais suburbanos, com uma grande concentração de provas em verdadeiros cartões postais da bela e charmosa Paris.

Como Paris é logo ali, começo também fazer meus preparativos para estar presente.

Afinal, toda grande realização começa com um sonho.

GIF : Eiffel Tower by Abhishek Vishwakarma on Dribbble

Gols

e lágrimas no futebol

No nosso Brasileirão, o Atlético Mineiro assumiu a liderança aproveitando-se de um cochilo do Palmeiras.

O Galo venceu o Juventude, 2 a1, enquanto o Verdão, que pareia invencível, foi derrotado em casa por esse abusado Fortaleza, 3 a 2.

Destaque da rodada: o Flamengo, que também parecia imbatível, foi impiedosamente goleado pelo Internacional, 4 a 0, no Maracanã.

O meu América venceu o Fluminense, no Horto, 1 a 0. Vitória importante, mas, que ainda não nos livrou da pegajosa Zona do Rebaixamento.

As lágrimas ficaram por conta do craque Messi, seis vezes eleito como o melhor jogador do Mundo, que nesse domingo se despediu do Barcelona, cuja camisa defendeu desde os 13 anos de idade.

São 21 anos com a mesma camisa, a mesma casa, na maioria das vezes os mesmos dirigentes e companheiros.

É realmente de se emocionar.

Mas, o pão nosso de cada dia de Messi, três filhos e a esposa está assegurado, ele não ficará desempregado por muito tempo: será companheiro de Neymar no PSG.

Veja os gols:

___________________________________________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
____________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter