Aos pais, em seu dia.Por Maria Helena RR de Sousa

AOS PAIS, EM SEU DIA

MARIA HELENA RR DE SOUSA

… Junto aqui alguns outros pensamentos que certamente farão bem aos pais de nossos dias

I'm a Dad and an Illustrator: Here's How to Inspire Your Child's ...

ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG DO NOBLAT VEJA ONLINE, 8 DE AGOSTO DE 2020

Theodore Roosevelt, foi um militar, explorador, naturalista, autor e político norte-americano que serviu como o 26º Presidente dos Estados Unidos de 1901 a 1909, tendo ascendido à presidência depois de brevemente atuar como o 25º Vice-presidente. Morreu em 1919. Sua frase mais célebre é “fale macio, mas sempre carregue um porrete” (speak softly, bur always carry a stick). (Wikipédia)

Ele amava a natureza e foi o criador dos belos parques nacionais americanos que os sucessivos governos de seu país sempre respeitaram. Dele é o pensamento que dedico hoje aos pais neste dia deles em 2020:

“Há muitos tipos de sucesso na vida que valem a pena perseguir. Ser um bom advogado, ou médico, ou industrial, ou comerciante, ou fazendeiro, ou ferroviário, ou coronel das Forças Armadas, ou Presidente, ou caçador de feras selvagens, ou escritor. Mas para manter um inquebrantável interesse e prazer, uma casa cheia de filhos certamente fará com que todas as outras formas de sucesso e realização percam, em comparação, sua importância”.

Junto aqui alguns outros pensamentos que certamente farão bem aos pais de nossos dias:

Meu pai não me disse como viver. Ele vivia sua vida e me deixava olhar (Clarence Kelland)

Todo pai deveria ter em mente que um dia seu filho seguirá seu exemplo, não o seu conselho (Charles Kettering)

A melhor maneira de educar os jovens é ser educado ao mesmo tempo; não é preciso chamar-lhes a atenção, mas sim jamais ser visto fazendo algo que merecesse que alguém lhes chamasse a atenção (Platão)

Um pai vale mais do que cem mestres (Georges Herbert)

É mais fácil criar filhos fortes do que consertar homens estragados (Frederick Douglass)

O pai de uma menina é o primeiro homem em sua vida e provavelmente o mais influente (David Gollesman)

Acredito que nos tornamos dependentes daquilo que nossos pais nos ensinam em vários momentos da vida, quando eles não estão tentando nos ensinar. Somos formados por rasgos de sabedoria (Umberto Eco)

Enfim, o importante é criar filhos fortes, saudáveis, felizes, que no futuro serão, eles mesmos, pais de meninos fortes, saudáveis e felizes, bons cidadãos e bons pais.

Sobretudo com todo cuidado e atenção para que nunca sejam zeros à esquerda.

Feliz Dia dos Pais no domingo!

____________________________

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa

Professora e tradutora. Vive no Rio de Janeiro. Escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005. Colabora para diversos sites e blogs com seus artigos sobre todos os temas e conhecimentos de Arte, Cultura e História. Ainda por cima é filha do grande Adoniran Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter