Biônico

Daniel Biônico - Foto Mike Oliveira

Biônico voa para a Itália. Outra vez. Blog do Mário Marinho

BIÔNICO VOA PARA A ITÁLIA. OUTRA VEZ

BLOG DO MÁRIO MARINHO

(EXTRA)

Biônico
Daniel Biônico – Foto Mike Oliveira

Biônico se chama Daniel Alves Jr, tem 16 anos, e 1,89 metro de altura.

Em janeiro deste ano, ainda com 15 anos, Daniel Jr. viajou para a Itália, acompanhado dos pais, para fazer testes em três times de basquete. Foi aprovado nos três. Escolheu o Corato, de Bari, lá na ponta da bota que lhe ofereceu pacote completo: bom salário, moradia (para ele e mãe), comida e escola.

Isso foi em fevereiro de 2020. No final do mês a Itália começou a se fechar por causa da pandemia.

Nada de treinos, nada de jogos, nada de escola.

Biônico e sua mãe Flávia ficaram retidos na Itália por quase 90 dias.

Voltaram ao Brasil. Biônico retomou treinos isolados para manter a forma.

Na noite de ontem, quinta-feira, 24 de setembro de 2020, ele e a mãe Flávia embarcaram de novo para Itália.

O texto que se segue é de seu pai, o publicitário e profissional de marketing, Daniel Alves.

 “O protagonista dessa história se chama Daniel Del Tedesco Alves, hoje com 16 anos, jogador de basquete profissional que pegou gosto pelo esporte batendo bola com o pai nas dependências da ACM Alphaville.

Como todo brasileiro padrão Daniel começou jogando futebol de salão e campo. O basquete só acontecia após suas aulas de natação na ACM de Alphaville, quando brincava com seu pai de X1 (um contra um).

Com 9 anos de idade seu pai tomou a iniciativa de levá-lo para jogar com outros garotos. Empolgado com a estreia do filho resolveu filmar a partida que está disponível até hoje no YouTube (reparem os arremessos certeiros do garotinho de camisa preta, o menor de todos na quadra):

 E foi ali, tão pequeno porem rápido e acertando muitas cestas, que saiu o comentário: – Esse garoto acerta tudo, parece biônico!

E o apelido pegou.

O vídeo feito pelo pai caiu na mão do treinador Altieri, um verdadeiro caça talentos que revelou junto ao Grêmio Recreativo Barueri (GRB) e os demais profissionais (também técnicos) diversos fenômenos do basquete.

Em agosto de 2013, logo após o vídeo, Biônico foi convidado para fazer um teste, foi aprovado e iniciou os treinos. 2014 já era federado pelo GRB para jogar na categoria sub 12.

Em 2015 a verba para os atletas do GRB foi cortada pelo prefeito Gil Arantes dando fim a atividade de competição para quase todas as categorias. Os garotos estavam sem equipe.

Biônico fez testes em 3 equipes: a Primeira foi o Palmeiras onde teve sucesso e ficou encantado pelo clube e por saber que ali sempre havia uma categoria de base incrível.

Também fez teste no Mackenzie e também foi aprovado.

Seu último teste foi no Clube Athletico Paulistano, sendo extremamente bem recebido pelos atletas e o técnico Denílson Leite, que rapidamente conversou com o pai e a mãe pedindo que o garoto ficasse.

Eram 3 ótimas escolhas, no final optou pelo Clube Athletico Paulistano

De 2016 a 2019 vestiu com muito orgulho a camisa do Clube Athletico Paulistano, foi campeão paulista e estadual pelo clube, e sonhava jogar lá para sempre.

Em dezembro de 2019, recebeu convite do empresário Dilglay Marcelo Damiao, da MDS Sports e Assessoria, para jogar basquete na Itália.

Lá também foram 3 testes como aconteceu anos atrás.

O primeiro foi no Basket 5 Pari em Turin, um time da série C com ótima estrutura.

Logo no primeiro dia ele foi chamado para fazer o teste junto a equipe adulta, ou seja: fora de sua categoria. Com poucos minutos o diretor do clube e o técnico decidiram: Restiamo con lui (vamos ficar com ele)

Como já havia outros testes agendados, sendo assim, após uma semana partiram para Bari, no sul da Itália.

O teste também foi feito com o time adulto. O Corato é uma equipe da Série B muito bem estruturada, com ótimos alojamentos, um ginásio personalizado, em uma cidade aconchegante.

Novamente, Biônico foi aprovado.

Faltava o último teste agendado: O Virtus, de Bolonha, um time de série A com um grande capital e com atletas que foram da NBA.

Uma estrutura de primeiro mundo, troféus e mais troféus na recepção, veículos personalizados e um ginásio aquecido onde não se podia nem mesmo assistir ao treino do time adulto.

O teste foi feito com a categoria correta, sub 15, equipe que estava em primeiro lugar no campeonato italiano.

O time estava completo, 12 atletas, todos excelentes, em primeiro lugar no torneio… não havia vaga para mais um.

Foram dois dias de testes, ao final o treinador disse aos pais (traduzindo):

– Seria injusto tirar qualquer atletas para colocar seu filho, eles fizeram um ótimo trabalho e estão em primeiro do campeonato. Porém ele tem o estilo de jogo que nos agrada muito, e faremos uso dele sim, se aceitar nossa proposta, bem-vindo ao Virtus Bolonha.

Mais uma vez escolher entre 3 ótimas propostas.

Biônico ficou para o time de Corato, Sul da Itália devido a proposta que contemplava a família toda.

– Salário, alimentação, cuidar da cidadania italiana, uma viagem por ano ao Brasil e uma linda casa custeada pelo Clube.

O contrato foi assinado dia 04 de março de 2020. Mas, veio a pandemia.

Agora, Biônico está de volta à Itália e terá a companhia da mãe nos próximos meses.

Os treinos por lá já foram retomados e segunda feira 28 de setembro, começam as aulas.

Para essa viagem, o jovem Daniel contou com o apoio do empresário Raphael Sanches, da Power Travel e Power Clean para fazer frente às primeiras e inevitáveis despesas.

Em Guarulhos, onde embarcou, pai, mãe e as duas irmãs envolveram o jovem Biônico em abraços, beijos e lágrimas.

Lágrimas de alegria. Afinal de contas, ele está indo ao encontro de seu destino.

Bocca al lupo! Como dizem os italianos…”

Daniel Alves

______________________________________________________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

_______________________________________________

2 thoughts on “Biônico voa para a Itália. Outra vez. Blog do Mário Marinho

  1. Garoto de um caráter incrível, formado e fundamentado por uma família mais incrível ainda; conheço todos e não existe ninguém que tenha um a prá falar desta família tão bem estruturada e unida, onde laços de todos os tipos, esquecidos pelas famílias”modernas”, estão presentes no dia-a-dia deles.
    Biônico tem o carisma que é marca registrada da família; além de humildade e uma vontade de crescer que, somente nos raros seres humanos com caráter semelhante ao seu, consegue contagiar quem está perto sem levantar a inveja dos que assistem sua jornada. Muito mais comprometido do que compromissado, ele vai escalar seu futuro degrau a degrau; sabendo que vai chegar sem precisar puxar o tapete de ninguém, muito pelo contrário, levando quantos puder no seu próprio tapete. Sucesso mlk, TMJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter