CORRUPÇÃO-UNIDOS

Corruptos unidos jamais serão vencidos. Por Edmilson Siqueira

CORRUPTOS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS

EDMILSON SIQUEIRA

…o Brasil vai caminhando para dar mais uma lição ao mundo: a de que criminosos unidos jamais serão vencidos. A vergonha que já passamos por elegermos governantes loucos como Jânio Quadros, corruptos como Collor, ladrões como Lula, disléxicos como Dilma ou nazistas e ignorantes como Bolsonaro será bem menor diante dessa que se avizinha. Não só corremos o risco de soltar todos os corruptos…

SPONHOLZ

Como nos revela a revista Crusoé que veio à luz nesta sexta-feira, o esquema mais que perfeito para livrar a bandidagem toda de todos os atos de corrupção praticados nos últimos 15 ou 20 anos está em curso e à beira do grand finale. Por obra e graça de dois ministros do STF, o Brasil acabou criando mais uma jabuticaba, desta vez jurídica: mensagens roubadas de celulares através de invasão de aparelhos podem servir de provas para anular processos. Muitos processos. E, pior, as mensagens podem ter sido adulteradas pelos interessados para que possam incriminá-los, sem que se possa cotejar com as originais, pois essas já não existem mais. E não existem porque os membros dos grupos de bate-papo já não tinham mais aquele aplicativo no celular e a empresa que os administrava já os tinha apagados, após seis meses de inoperância.

Sim, trata-se de um notório absurdo, pois só o fato de existir a obtenção ilegal de uma “prova” já é suficiente para que ela seja jogada no lixo. Aqui não se sabe se ela foi adulterada ou não. Mas nada disso interessa aos atores dessa grande farsa.

Pois dois juízes da nossa mais alta corte – Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski – pensam diferente nesse caso. Para eles, as mensagens obtidas ilegalmente podem e devem servir de prova contra o juiz e os procuradores que, durante vários anos, se debruçaram no combate à corrupção e construíram a maior operação desse tipo a que o Brasil e grande parte do mundo já tinham visto. Os resultados assombraram tal foi o volume de dinheiro roubado dos cofres públicos. Conseguiram não só a condenação em primeira instância – e alguns em segunda e terceira – de mais de 170 acusados, como a devolução de bilhões de dólares aos cofres públicos, bilhões esses que haviam sido roubados do governo e de suas estatais. Há confissões por escrito, há fartas provas das contabilidades da corrupção, há diálogos gravados de telefonemas com autorização judicial, há condenações em segunda instância provando a licitude do processo e até em terceira instância. Há penas enormes que estão sendo cumpridas e outras que aguardam outra jabuticaba brasileira que é a prisão só após a condenação em quarta instância. Enfim, não há qualquer dúvida de que a gigantesca corrupção aconteceu desde o início do governo petista, em 2003.

Outro detalhe que assusta no caso é que Lewandowski nem tinha direito de bisbilhotar nesse caso. Mas uma manobra da defesa de Lula, fez parecer que ele poderia sim botar sua suspeita pena a serviço do maior corrupto e lavador de dinheiro da história do Brasil. E o fez sem qualquer problema. E de tal modo ele agiu, que, antes que o plenário da Corte decida se era seu direito bisbilhotar nesse processo, os arquivos obtidos ilegalmente já estavam nas mãos dos advogados. Mesmo que a trama seja anulada, as provas ilegais já foram legitimadas pela malfadada segunda turma (que, agora, com o nomeado por Bolsonaro, tornou um campo mais perfeito ainda para a bandidagem toda do Brasil) e estão sendo usadas para, em breve, numa particular interpretação aceita pelos dois ministros, anular os processos contra Lula.

O coroamento do esquema está para acontecer em cerimônia que, provavelmente, o Brasil e o mundo assistirão ao vivo e em cores. Esse esquema começou com a contratação de hackers para invadirem celulares de autoridades brasileiras. Invadiram centenas, mas só as conversas da turma da Lava Jato vieram a público, num arquivo cuja extensão se conta em terabytes, o que demonstra que o estratagema montado foi profissional: invadiram muitos e, “por acaso”, encontraram esses diálogos “altamente comprometedores” de Dallagnol, Moro e a turma toda da Lava Jato. Detalhe: os diálogos que são escritos e não se sabe se foram adulterados, servem a todo tipo de interpretação, mas, claro, a que prevalece é a que os inimigos da Lava Jato (os corruptos, os corruptores, os advogados deles todos e os juízes possivelmente comprometidos com eles) estão publicando fartamente por aí.

O resultado final desse esquema criminoso que se montou poderá ser o fim de todos os processos da Lava Jato, levados a cabo pela turma de Curitiba.

Como a revista Crusoé nos alerta, já há uma penca de advogados dos corruptos pedindo a Lewandowski que lhes dê acesso aos arquivos roubados para que eles também descubram inomináveis conversas de Moro, Dallagnol e outros que servirão para, numa interpretação toda particular e que será aceita pelos dois ministros do STF, anular também os processos dos quais seus inocentes e milionários réus foram vítimas. Um desses advogados, pasmem!, é o de Sérgio Cabral, um dos reis da corrupção brasileira, condenado a mais de 300 anos de prisão.

Assim, o Brasil vai caminhando para dar mais uma lição ao mundo: a de que criminosos unidos jamais serão vencidos. A vergonha que já passamos por elegermos governantes loucos como Jânio Quadros, corruptos como Collor, ladrões como Lula, disléxicos como Dilma ou nazistas e ignorantes como Bolsonaro será bem menor diante dessa que se avizinha. Não só corremos o risco de soltar todos os corruptos que perpetraram o maior esquema de corrupção que o mundo já viu, como poderemos eleger o chefe da roubalheira  toda – ou seu poste – como o próximo presidente do Brasil.

É o nosso país, através das velhas e viciadas autoridades, mostrando sua verdadeira cara.

CORRUPÇÃO-UNIDOS

___________________________________


Edmilson Siqueira é jornalista

________________________________________________

 

1 thought on “Corruptos unidos jamais serão vencidos. Por Edmilson Siqueira

  1. Que desânimo! Estamos assistindo o Circo dos Horrores. Assunto para filmes, séries de TV e histórias em quadrinhos! Você deixou de citar quanto custou todos esses processos e os advogados pagos com o dinheiro da corrupção: a pedagogia da corrupção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter