SANTOS-DUMONT Iguaçu

Placa na base da estátua de Santos-Dumont - homenagem

Santos-Dumont e as Cataratas do Iguaçu. Por Laurete Godoy

Passagem de Santos Dumont pelas Cataratas do Iguaçu

11 de novembro de 2021: dia em que os brasileiros comemoram o aniversário de dez anos do honroso título conquistado pelas Cataratas do Iguaçu: uma das Novas Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. Se é importante reverenciar o exuberante conjunto de quedas d’água, que encanta visitantes de várias partes do mundo, torna-se imprescindível contar um fato que ocorreu em 1916, em Foz do Iguaçu, e teve Alberto Santos-Dumont como heroico personagem. 

santos dumont - iguaçu

 A EXTRAORDINÁRIA INICIATIVA DE ALBERTO SANTOS-DUMONT

 NO PARQUE ESTADUAL DO IGUAÇU

 Uma das maiores façanhas de Alberto Santos-Dumont foi realizada em solo brasileiro e está ligada a uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza – as Cataratas do Iguaçu.

O Blog de Foz: Monumento a Santos Dumont no Parque Nacional do Iguaçu.  Ainda está faltando uma placa neleEm 1916 Santos-Dumont estava na Argentina e foi, com autoridades do país, visitar Puerto Iguazu. De lá, seguiria diretamente para o Rio de Janeiro. Porém, quando chegou em Puerto Aguirre, a notícia espalhou-se rapidamente. Uma comitiva com notáveis de Vila Iguaçu foi ao encontro de Santos-Dumont para convidá-lo a visitar as cataratas do lado brasileiro. O inventor suspendeu os demais compromissos e aceitou o convite na hora.

Ao chegar em solo brasileiro, recebeu expressivas homenagens da população e, enfrentando as dificuldades dos caminhos, chegou aos Saltos de Santa Maria. Ficou deslumbrado com a beleza natural da região e com a exuberância das quedas d’água. Quando soube que Jesus Vall, de nacionalidade uruguaia, era o proprietário das terras onde estavam as cataratas, Santos-Dumont entendeu que aquela privilegiada área, por estar no Brasil, não podia ser propriedade particular de um estrangeiro. Deveria ser patrimônio brasileiro. Decidiu, então, ir a Curitiba, para falar com a maior autoridade governamental do Paraná.

santos dumont - iguaçuSegundo o escritor Mário Rangel, “por não existirem estradas até Guarapuava, a viagem foi feita a cavalo e iniciada em 27 de abril. Durante seis dias Santos-Dumont percorreu mais de 300 quilômetros na mata virgem, pelo aceiro que protegia as linhas telegráfica e telefônica. Tendo por companhia o guarda-linha e um soldado, ele subiu e desceu morros, atravessou área indígena, pântanos, riachos e precárias pontes, cumprindo o trajeto Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. Finda a viagem a cavalo, seguiu de carro para Ponta Grossa e, finalmente, de trem, chegou à capital paranaense, sendo muito festejado em todos os lugares por onde passou. No dia 8 de maio de 1916, Santos-Dumont foi recebido pelo governante paranaense e sugeriu que, na região das cataratas, fosse construído um Parque Nacional”.

Essa viagem, posteriormente, passou a ser conhecida como Cavalgada Patriótica.

O decreto nº 653, de 28 de julho de 1916, assinado por Affonso Alves Camargo, presidente da Província do Paraná, reservou a “área de terras junto às Cataratas do Iguaçu, denominadas Santa Maria, na fronteira com a República Argentina, para o estabelecimento de uma povoação e um parque”. A área, de 1.008 hectares, situada na margem direita do Rio Iguaçu, junto aos Saltos de Santa Maria, foi declarada de utilidade pública. Em1930 foi ampliada a área desapropriada e, em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei nº 1.035 do então Presidente da República Getúlio Vargas, foi criado o Parque Nacional do Iguaçu, que recebeu da Unesco, em 1986, a distinção de Patrimônio Nacional da Humanidade. Em 11 de novembro de 2011, as Cataratas do Iguaçu receberam o honroso título de uma das Novas Sete Maravilhas Mundiais da Natureza.

Um fato que deve sempre ser lembrado:

santos dumont - iguaçu

GRAÇAS AO EMPENHO DE ALBERTO SANTOS-DUMONT, AS CATARATAS DO IGUAÇU PERTENCEM AO BRASIL.

São Paulo, 11 de novembro de 2021.

_________________________________________________

Laurete Godoy e o Aniversário de Santos=Dumont - Revista Paulista  Laurete Godoy  – pesquisadora e escritora. Autora do livro Brasileiros voadores – 300 anos pelos céus do mundo.

 

2 thoughts on “Santos-Dumont e as Cataratas do Iguaçu. Por Laurete Godoy

  1. Maravilha de artigo, como outros que já li, de sua autoria, sobre Santos Dumont, um grande orgulho nacional, assim como você querida Laurete que nos honra com tudo o que escreve. Deus te abençõe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter