naturalizados

Naturalizados? Por José Horta Manzano

naturalizados
Jornal O Globo, 25 março 2022

 Mais de uma vez falamos no assunto, mas não custa repetir. Tem gente que faltou à aula. Não tem importância, que não vão perder o ano. Basta enfrentar o exame de segunda época. (Será que ainda existe exame de segunda época?)

Que é naturalização? Olhe, se você não tiver a resposta na ponta da língua, não se perturbe: nem o Dicionário Houaiss sabe o que é. Um espanto. Segundo o ‘pai dos burros’ mais famoso do Brasil, naturalização é “o ato pelo qual um indivíduo se torna legalmente cidadão de um país em que não nasceu, perdendo sua nacionalidade de origem”.

A definição comporta dois erros.

São muito poucos os países que concedem automaticamente a nacionalidade a quem nasce lá. Não basta nascer na Alemanha para ser alemão; nem na Espanha, nem na Rússia, nem no Japão. Quem nasce na Eslovênia tampouco é esloveno. O mesmo vale para a Grécia, a Argélia, Israel e a imensa maioria dos países.

As exceções são, principalmente, os países do continente americano, que concedem a cidadania automaticamente a todos os que nascerem no território. É o que se chama lei do solo, conhecida em juridiquês como jus soli. A definição do Houaiss toma por favas contadas que a lei do solo vigora por toda parte, ou seja, que basta nascer num país para adquirir a nacionalidade local.

Enganam-se.

Muitos países aceitam a dupla cidadania. Italianos e suíços, por exemplo, podem adquirir outra cidadania sem risco de perderem a nacionalidade originária. No Brasil, como de costume, a lei não é clara, dando margem a interpretação. Tem-se firmado jurisprudência em favor do entendimento que a aquisição de uma segunda nacionalidade não acarreta automaticamente a perda da cidadania brasileira. Portanto, o Houaiss erra de novo ao afirmar que o naturalizado perde sua nacionalidade de origem. Se a afirmação vale para alguns países, está longe de valer para todos.

Vamos definir a naturalização de modo mais simples e direto? É a aquisição de nacionalidade diferente da originária. Não precisa nem acrescentar “legalmente”; nenhum país admite naturalização por meios ilegais. Só faltava.

Os dois futebolistas da foto – Jorginho Frello e Emerson Palmieri – não são “brasileiros naturalizados italianos”, como afirma o jornal. Desde que nosso país se tornou campeão mundial em exportação de futebolistas, já deviam ter parado de afirmar esse tipo de bobagem.

A Itália, como todos os países do planeta, reconhece a lei do sangue, a jus sanguinis. É a lei do “filho de peixe, peixinho é”. Historicamente, vem do tempo em que cada ser humano pertencia a uma tribo, pouco importando o lugar de nascimento. Esse entendimento é o mais difundido até nossos dias.

naturalizados
Em azul forte, os países que aplicam “jus soli” de modo incondicional. Todos os nascidos no território têm direito automático à nacionalidade.

Filho de islandês é islandês; filho de brasileiro é brasileiro; filho de chinês é chinês – pouco importando o lugar em que esses peixinhos tenham nascido. Em viagem à Mongólia, um casal de brasileiros tem um filho. Ele não terá a nacionalidade mongólica. Será brasileiro.

Os antepassados dos jogadores da foto saíram da Itália uns 100 anos atrás e se estabeleceram no Brasil. Dado que não renunciaram à nacionalidade italiana, os filhos nascidos em nossa terra conservaram a cidadania dos pais. A cidadania foi transferida de geração em geração. Os dois rapazes, portanto, nasceram com duas nacionalidades: a italiana pela lei do sangue; a brasileira pela lei do solo.

A inexistência de um documento de tipo passaporte, a provar a cidadania italiana, não invalida o direito a ela. Em nossos grotões, deve haver muito brasileiro sem documento; apesar disso, ele é tão brasileiro quanto os que têm identidade no bolso, mais CPF, carteira de trabalho e passaporte na gaveta.

Numa certa altura, Jorginho e Emerson deram os passos necessários para obter documentos de identidade europeus. Mas não foi uma naturalização. Conseguiram pôr no bolso um papel que atesta a nacionalidade que sempre tiveram.

Ainda tenho esperança que os jornalistas, um dia, entendam. Não parece tão difícil, parece? Se não entenderem, não há problema: explico de novo. Sou paciente.

______________________________________________

JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos,  dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.

_________________________________________________________

2 thoughts on “Naturalizados? Por José Horta Manzano

  1. Caro Manzano,
    A busca de uma nacionalidade mais relevante, já que nascidos em um país onde estabelecidos estão nossos pais, é uma constante entre aqueles que tem por algum motivo interesse em sair de sua origem.
    Fogem alguns de perseguições políticas, outras – grande maioria – por busca de condições onde possam usufruir de um futuro que lhes interessa.
    Nada contra, afinal cada um tem seu próprio interesse e desejos.
    Mas, a realidade é que aqui ou ali, dentro do vasto mundo todos seremos postos a prova que nossa vida é útil; para nós, família ou lugar onde formos tentar outros horizontes.
    Exemplos: brasileiros se submetem a subempregos pelo mundo, quando renegam fazer isso no Brasil.
    Assim, o que aqui seria ultrajante, é motivo de orgulho ou constante de currículo, como o filho do 171, que era – era? – “fritador” de hambúrguer…e quase foi embaixador…
    Um salto imenso, a provar que sempre poderemos ser mais… ridículos….
    Como dizia Nelson Rodrigues, canalhas e “síndrome de vira-latas” estão em nosso meio a toda hora.
    Abraço…

    Inté!

    1. É verdade que, afastado da bolha dentro da qual está acostumado a viver, o ser humano tende a mudar de comportamento. Tenho visto pessoas aceitado certos trabalhos que jamais teriam aceitado se tivessem ficado junto a família e amigos.

      Mas não há que esquecer algo importante. Em países mais avançados, as diferenças de nível sócio-econômico entre os que estão no topo e os do andar térreo não são tão abissais como no Brasil. Um fritador de hambúrguer, um azulejista ou um caixa de supermercado recebem salário modesto, sim, mas que lhes permite viver dignamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter