HOLLYWOOD

Só para quem curte Hollywood. Por Wladimir Weltman

 

Como a matéria que escrevi sobre minha visita ao Museu da Academia teve boa repercussão, resolvi fazer uma série de reportagens sobre lugares e histórias de Hollywood para aqueles que realmente amam a capital do cinema. Faço isso porque me cansa a falta de imaginação dos turistas brasileiros, que mesmo suando a camisa para poder viajar, pois o dólar está pela hora da morte, quando escolhem seu destino na terra do Tio Sam, sempre optam pelo óbvio – Nova York ou Flórida. Uns porque sonham conhecer ou rever a cidade mais deslumbrante da América do Norte, com suas lojas, arranha-céus, museus e, claro, a Broadway, com os melhores espetáculos musicais do planeta. E a Flórida porque a garotada insiste em conhecer a Disneyworld em Orlando. Mas se vocês são cinéfilos de carteirinha como eu, só existe um lugar para visitar nos EUA — Los Angeles – onde se esbarra com um pedaço da história do cinema a cada curva do caminho, da mesma maneira que é impossível se transitar pelo Rio de Janeiro sem se passar sobre um buraco na rua, ou cocô de cachorro na calçada.

E a primeira dessas matérias que me comprometo a escrever está aqui – trata-se da minha visita aos estúdios da Warner Bros. em Burbank, que realizei recentemente.

BURBANK, CA – JUNE 24: General views of the Warner Brothers studio lot on June 24, 2022 in Burbank, California. (Photo by AaronP/Bauer-Griffin/GC Images)

A Warner Bros. montou seu primeiro estúdio em Los Angeles no começo dos anos 20. Ele originalmente ficava em Hollywood, na famosa Sunset Boulevard, mas em 1930 os irmãos Warner compraram um terrenão no Vale de São Fernando, no bairro de Burbank e instalaram ali o seu novo estúdio.

Ainda está lá no mesmo lugar, apenas cresceu enormemente e domina boa parte do bairro, que compartilha com os estúdios da Disney, Universal, Nickelodeon e as tevês NBC e ABC.

A primeira vez que visitei os estúdios foi em 1988 quando era gerente de publicidade da Warner Bros. no Brasil. Vim aos EUA para uma convenção da publicidade internacional da empresa no Napa Valley e, ao fim do evento, pedi ao meu chefe uns dias em Los Angeles, pois queria conhecer a sede do departamento em Burbank e visitar os estúdios – ver onde o produto que estava vendendo era fabricado.

Uma de suas assistentes me levou para conhecer o “Backlot” (cidade cenográfica), os “soundstages” (estúdios cobertos a prova de ruídos) e demais dependências. Almocei no refeitório “commissary” onde nomes como Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Errol Flynn, Bete Davis, Doris Day, James Dean, Roger Moore, Robert Redford, Rin Tin Tin e outras estrelas costumavam almoçar e ainda comem hoje em dia.

Quando fui morar em Los Angeles, nos anos 90, e passei a escrever sobre Hollywood para publicações brasileiras e europeias, fazendo reportagens de TV para a TV Cultura, a TV Globo e a TV a cabo francesa do Canal+, a Cinecinemás, voltei a frequentar os estúdios em visitas a sets, coletivas de imprensa, projeções de filmes etc.

Cheguei a realizar uma matéria sobre o estúdios para o tal canal francês. Mas desde então o tour do estúdio, que já existia de forma modesta mudou e cresceu muito. Hoje é uma verdadeira atração turística da cidade. E, apesar de menor do que o da Universal, é um tour muito agradável, exatamente por ser íntimo; sem filas e num contato direto com locações e demais aspectos da produção do estúdio; mostrando curiosidades de filmes e programas de TV que continuam a ser realizados nessa fábrica de sonhos.

O tour satisfaz tantos ao aficionados dos clássicos do estúdio, tipo CASABLANCA,  assim como campeões de bilheteria da nova geração como Harry Potter, os heróis da DC, ou favoritos da TV como FRIENDS e THE BIG BANG THEORY.

O tour começa numa galeria que conta a história do surgimento do estúdio no início do século 20. Dali embarcamos em veículos abertos e fazemos um recorrido pelas ruas do estúdio passando pela cidade cenográfica e os imensos “soundstages”.

Os guias vão explicando as coisas que vemos. Como a rua de Paris do filme CASABLANCA, com Ingrid Bergman e Humphrey Bogart… Ou a rua de Nova York utilizada em filmes como BLADE RUNNER, TO BE OR NOT TO BE, A CORRIDA DO SECULO e seriados de TV como LOUIS & CLARK, ER, FLASH e tantos outros.

 

Entre os “soundstages” o que mais se destaca é o 16, que em 1935 o magnata William Hearst, amante da atriz Marion Davies, pagou 100 mil dólares para elevar o teto para a cena final do filme CAIN AND MABEL, em que ela contracenava com Clark Gable. Todos os “soundstages” da Warner tem 20 metros de altura, mas o Stage 16 passou a ter 30 e também aprofundaram o chão, que pode ser transformado numa piscina (que foi usada no filme GOONIES – lembram do navio pirata?). Entre os muitos filmes rodados ali constam clássicos como MY FAIR LADY, GHOSTBUSTERS, JURASSIC PARK e um dos Indiana Jones.

Depois de rodar bastante pelas avenidas do estúdio – uma verdadeira cidade – e entrar e sair de “soundstages”, ou fazer fotos pela cidade cenográfica, nos levaram a um edifício onde uma exposição permanente apresenta figurinos, cenários, adereços e espaços interativos que permitem vídeos e fotografias memoráveis.

Para os que amam a velha Hollywood, como eu, podemos ver de perto o pianinho (que não toca) de CASABLANCA, além do figurino usado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no filme e que permite notar que aquele casal perfeito na tela, na vida real causaria surpresa: Bogart tinha apenas 1 metro e 70 de altura (também como eu) e Bergman era quase cinco centímetros mais alta que ele. O diretor Michael Curtiz teve que obrigar Bogie a usar blocos de madeira sob o sapato para fazer as cenas com ela…

 

E para os fãs de FRIENDS não faltam oportunidades de matar saudade da série. Entre outras coisas esse centro de visita tem uma lanchonete que recria a do programa; como o famoso sofá em que os amigos sentavam pra tomar café. E o cenário da casa de Monica também pode ser visto. Limpinho como a atriz e sua personagem gostavam que estivesse. A produtora Marta Kauffman revelou numa reportagem que Courtney Cox compartilhava com a personagem a mania de limpeza: “Ela tinha o camarim mais arrumado do elenco. Chegava a limpar os camarins dos outros atores porque não ia lá se eles estivessem muito bagunçados”.

E por falar em personagens neuróticos e obsessivos, os fãs de THE BIG BANG THEORY, o tour da Warner é um prato cheio. Não faltam ali cenários da série. Apesar de no vídeo os personagens subirem e descerem vários andares, pois o elevador está sempre enguiçado, na verdade o set é um só e está lá exposto. Na lojinha do tour você poderá comprar a camiseta estampada com uma imensa “Bazinga” estampada. O termo cunhado pelos autores da série virou moda e ciência: um novo tipo de água-viva australiana foi batizada com o nome de “Bazinga Rieki” e cientistas brasileiros descobriram um novo tipo de abelha, a que deram o nome de “Euglossa Bazinga”.

Depois que a Warner lançou os filmes BATMAN (1989) e BATMAN RETURNS (1992) com Michael Keaton, tive oportunidade de entrevistá-lo. A pedido da produção do Faustão fiz uma pergunta idiota ao ator. Morto de vergonha perguntei se para viver o personagem ele havia dormido de ponta-cabeça. Ao fim da  entrevista, com a câmera desligada, me desculpei com o ator e ele me recomendou explicar pro pessoal da TV no Brasil que pegava muito mal esse tipo de perguntas. Pois na parte do tour sobre os heróis da DC, você verá a indumentária do homem morcego dos diversos filmes da serie produzidos pelo estúdio, além dos batmóveis.

Aqui uma curiosidade: eu fiz parte do elenco de voz do filme BATMAN & ROBIN, com George Clooney. Se você assistir o filme na versão em português, a voz  do cientista maluco (Dr. Jason Woodrue), vivido pelo ator John Glover e que Uma Thurman mata com um beijo envenenado, é minha. Pra vocês aqui o clip da cena:

Cine Man – voice dub with sync in Portuguese of actor John Glover in the movie BATMAN & ROBIN (1997) – YouTube

Deixei pra falar por último de algo que encanta muita gente da nova geração – o universo mágico de Harry Potter. O Warner Bros. Studio Tour Hollywood em Burbank, tem toda uma sessão inteiramente dedicado a isso. É interativa, com muitas oportunidades para fotos e vídeos. Você vai replantar mandrágoras, frequentará a aula de poções mágicas e relaxará no armário de Harry Potter sob a escada. Na seção “Wizarding World” dedicada a Potter você poderá colocar a cabeça sob o chapéu seletor e descobrir a qual casa de Hogwarts você pertence.

A lojinha de lembranças do tour fica na saída e quem tiver dinheiro poderá comprar camisetas, livros, posters, canecas, estatuetas, varinhas de condão e uma infinidade de objetos ligados a história dos filmes do estúdio e de Hollywood. Uma passeio de mais de 3 horas de duração para cinéfilos de todas as idades.

Recomendadíssimo.

____________________________________________________________

WLADIMIR WELTMAN – é jornalista, roteirista de cinema e TV e diretor de TV. Cobre Hollywood, de onde informa tudo para o Chumbo Gordo

__________________________________________________________________________

(DIRETO DE LOS ANGELES)

 

 

 

GALERIA – HOLLYWOOD:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter