Salve Alberto Santos-Dumont! Por Laurete Godoy

 ” Uma das mensagens jubilosas veio assim endereçada, numa fotografia do maior inventor dos tempos modernos: A Santos-Dumont, o Bandeirante dos Ares, homenagem de Edison.”

santos dumont - iguaçu

       OUTUBRO! Mês de se render homenagens a Alberto Santos-Dumont.

       Mas, por que o mês de outubro é importante na vida do Patrono da Aeronáutica Brasileira?

       Porque, no dia 19 de outubro de 1901, pilotando o balão Santos-Dumont n.º 6, ao contornar a Torre Eiffel a 250 metros de altura e retornar ao Aero Club da França, ponto de partida localizado em Saint Cloud, Santos-Dumont mostrou aos parisienses e ao mundo inteiro, que o problema da dirigibilidade dos balões estava definitivamente resolvido. O brasileiro declarou:”Uma das mensagens jubilosas veio assim endereçada, numa fotografia do maior inventor dos tempos modernos: A Santos-Dumont, o Bandeirante dos Ares, homenagem de Edison.” Tratava-se do norte-americano Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada elétrica.

       A partir daí, Santos-Dumont enfeitou os céus de Paris com seus aparelhos voadores. Em todos colocava uma flâmula verde e amarela, a informar que ali estava um cidadão brasileiro. Finalmente, ele chegou ao Balão n.º 14 e, com ele, fez várias experiências.

No dia 23 de outubro de 1906, exatamente às 16 horas, no Campo de Bagatelle, em Paris, o aeroplano 14-BIS, branco, como as lindas garças brasileiras, correu pelo campo, executou um voo de 60 metros e aterrissou com recursos do próprio aparelho. Com essa façanha, Santos-Dumont mostrou aos parisienses e ao mundo inteiro, que estava inventado o avião!

       Parabéns, Marechal-do-ar Alberto Santos-Dumont, herói brasileiro na conquista do espaço aéreo!

________________________________________________________

 Laurete Godoy e o Aniversário de Santos=Dumont - Revista Paulista  Laurete Godoy  – Escritora e pesquisadora. Autora de Brasileiros voadores – 300 anos pelos céus do mundo.

 

1 thought on “Salve Alberto Santos-Dumont! Por Laurete Godoy

  1. Uma grande escritora e pesquisadora oferecendo aos brasileiros a fascinante história da Aviação Brasileira e a homenagem ao patrono da Aviação. Parabéns Laurete querida. Continue oferecendo reportagens e livros inspiradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter