inimigo - ansiedade

Ansiedade e Eleições – 1. Por Meraldo Zisman

Não sei se é verdade, porém dizem por aí que o povo com a maior ansiedade no mundo é o brasileiro.
   ansiedade                         

O psicólogo norte-americano Steven Stosny escreve na revista Psychology Today e fundou a empresa “Compassion Power”. Além disso, é autor de vários livros sobre autoconhecimento e relacionamentos. Apesar de se dedicar mais a casais problemáticos, cunhou uma denominação para um novo tipo de ansiedade causada pelo aumento da carga mental que seus pacientes e parte dos americanos sentiam ao ver a disputa entre o republicano Trump e sua rival, a democrata Hillary Clinton. Criou então o termo transtorno de estresse eleitoral (“election stress disorder” em inglês). A condição é causada pela eleva&cced il;ão da ansiedade provocada pela discussão/agressões/ desavenças políticas.

Hoje, no Brasil, o aumento da violência política é um dos fatores a impulsionar o debate sobre saúde mental, mormente tendo em vista o acirramento dos ânimos causados pela imprensa, que parece querer apenas colocar mais lenha na fogueira. Pesquisa do Datafolha mostrou que um em cada três eleitores temiam atos de violência no segundo turno da disputa entre Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) independentemente do resultado eleitoral. O que é sabido é que a violência política é gatilho para a depressão e a ansiedade nas pessoas. Stosny assevera ademais que o estresse eleitoral é uma tendência mundial e é veemente ao afirmar que, após as eleições no Brasil, a c ondição não só permanecerá, como pode piorar. Para ele, esse não é um fenômeno novo, mas foi potencializado pelo extremismo e pelas redes sociais. Assevera ainda: “Sempre existiu, mas não era tão onipresente. Hoje você não mais consegue dela fugir”. Ao perceber o quanto esse estresse estava relacionado às notícias divulgadas pela mídia, ele chamou-o de transtorno do estresse da manchete (“headline stress disorder“, em inglês).

A solução, aponta, está na mudança de comportamento em nível pessoal, interpessoal e institucional — principalmente por parte da imprensa, seja ela profissional ou social. Sempre existiram notícias ruins, mas com as redes televisivas de notícias funcionado 24 horas por dia e os alertas das redes sociais, o fluxo de más notícias tornou-se constante. E elas vêm misturadas com as suas mensagens pessoais. Isso causa confusão. Você acaba levando as notícias para o lado pessoal, sabe? Sinal disso é que você se sente ansioso antes de assistir às notícias ou as notificações no seu celular. Se você tem as notificações ativadas — o que eu não recomendo — você sente seu corpo todo ficando tenso pouco antes de olhar para a tela do seu smartphone. Isso é seu corpo lhe preparando para o estresse, lhe preparando para lutar uma batalha.

Os últimos quatro anos foram uma chance de restaurar uma velha visão do patriarcado onde o papel do homem na sociedade é prover para sua família, cuidar dela e protegê-la. Já vivemos numa  época na qual o patriarcado está desaparecendo, devido à emancipação feminina.

Os questionamentos feitos pelos militares e usados pelo presidente Jair Bolsonaro para reforçar dúvidas sobre o sistema eleitoral brasileiro criaram um aumento da ansiedade sobre o final real das eleições. Como a ansiedade aumenta mesmo com os resultados das eleições consagrado, o medo da população permanece muito alto.

Não sei se é verdade, porém dizem por aí que o povo com a maior ansiedade no mundo é o brasileiro.
________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.
Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter