presidente chora

Por que Bolsonaro chora? Por Alexandre H. Santos

…Por que o Presidente chora? Quiçá sinta uma prematura saudade do seu dolce far niente. É fato que desde a Proclamação da República (1889) nenhum outro presidente, no exercício da função, trabalhou tão pouco…

chora“As lágrimas são o sagrado direito da dor.”

Grillparzer

Meu palpite é que as lágrimas do Presidente têm ligação direta com uma incipiente e tardia consciência do buraco em que se meteu. Bem, na verdade se meteu e nos meteu. De repente, num supetão, o sujeito acordou do “universo paralelo”, do encanto com o próprio umbigo; e, como se diz, caiu na real! Começou a se dar conta dos erros e das consequências dos erros que cometeu antes e durante o exercício do atual mandato.

A verdadeira biografia do Capitão é conhecida. Sua trajetória parece um rosário de comportamentos que se repetem: falta de empatia, incapacidade de tolerar diferenças, pavio curto, mentiras e uma completa inaptidão de sustentar um contraditório sem ficar agressivo, fazer caretas, sem fechar o punho e elevar o volume da voz. Bolsonaro não tem inteligência emocional para ser um mediano síndico de condomínio. Ao se candidatar e ser escolhido para o mais elevado posto executivo do país, deu um passo muitíssimo além das suas gigantescas limitações.

Por que Bolsonaro chora?

Há quem acredite que o choro de agora são lágrimas de crocodilo. Tão artificiais como uma rosa verde. Não penso assim. Verte lágrimas reais porque se tornou vítima de si mesmo, da intolerância arrogante e das próprias bravatas.

Não tenho nada pessoal contra o Presidente que lacrimeja; porém, sim, uma visão de mundo radicalmente distinta da dele. Entretanto, sou incapaz de rir das suas doenças – a física e a mental. Não consigo fazer como alguns cronistas que tripudiam sobre seu estado de saúde; dizem que tem a “perna podre”, torcem para que piore e até desejam sua morte.

Essa absoluta falta de empatia diante da dor do outro, seja o outro quem for, é um selo de incivilidade e a mais sórdida forma de violência.

Engana-se quem crê que o ódio é monopólio da extrema-direita. No fundo, a espécie sapiens ainda permanece imensamente primitiva, estúpida e raivosa. Um colega sintetizou essa novela numa frase curtinha, mas super-potente: não há ódio do bem!

Por que Bolsonaro chora?

Talvez seja um pranto atrasado, anacrônico, para compensar seus olhos secos e insensíveis durante a pandemia e demais tragédias que o país sofreu durante o seu desgoverno.

Pode ser que o choro venha do medo do futuro que o aguarda.

Sou contrário a qualquer tipo de anistia para o Capitão. Mas exijo que tenha um julgamento justo – com amplo direito de defesa. Sem o rolo compressor da grande mídia, que produziu séculos de exposição nacional para o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, e só alguns discretos minutos para os 51 imóveis adquiridos pela Famiglia Bolsonaro; a maior parte do lote comprada com dinheiro vivo.

Quero para o em-breve-ex-Presidente, juiz e júri imparciais, quero conhecer as provas. Não desejo para ele condenação prévia, como a urdida nas sombras pelos anti-heróis da VazaJato. Defendo um processo legal isento de revanchismo, ressentimentos e ódio. Mesmo que esses três comportamentos tenham sido e sigam sendo marca registrada dele, do governo dele e dos seguidores da sua seita.

…Por que o Presidente chora? Quiçá sinta uma prematura saudade do seu dolce far niente. É fato que desde a Proclamação da República (1889) nenhum outro presidente, no exercício da função, trabalhou tão pouco…

Por que o Presidente chora?

Talvez chore porque seu Poder está com os dias contados – embora até 31 de dezembro ainda consiga nos fazer muito mal.

Há ações e omissões de Bolsonaro que podem ser tipificadas como crimes. Outras vezes, não; parecem uma mistura de maldade com birra de criança contrariada. Numa das suas últimas demonstrações do seu tamanho real, quebrou um elegante protocolo republicano. Explico: tradicionalmente, o Palácio do Jaburú é oferecido pelo Presidente prestes a deixar o cargo ao novo Presidente da República; para que seja sua residência oficial até a data da posse. Pois bem, a alma mesquinha do Capitão não permitiu.

Por que o Presidente chora?

Quiçá sinta uma prematura saudade do seu dolce far niente. É fato que desde a Proclamação da República (1889) nenhum outro presidente, no exercício da função, trabalhou tão pouco. Embora tenha usado e abusado do seu tempo indo a cultos com pastores evangélicos, almoços com políticos aliados, conversas com chefes militares, visitas a quartéis, carreatas, motociatas e comícios. (Seria enfadonho listar também os passeios de jet ski, pescarias etc.) A sucessão desses eventos nos revela que a campanha eleitoral de 2017 nunca terminou. Se estendeu por mais de quatro anos, ativa e impunemente, à revelia do TSE, até novembro próximo passado…

Por que Bolsonaro lacrimeja?

Alguns próximos a ele afirmam que anda deprimido; e não é novidade que as lágrimas são comuns nas crises de depressão.

Talvez lamente a falência do conjunto da obra. Cada qual terá suas hipóteses; e eu tenho a minha. Se fosse fazer uma aposta, diria que o efeito da autoilusão passou. Jair se deu conta de que nada tem de mito. É apenas um homem medíocre no sentido mais literal do termo. Encantou-se com a caneta Bic e agora choraminga porque a tinta dela acabou.

Não fico feliz e radiante ao ver o Presidente cumprindo o seu choroso calvário. Não é uma cena bonita ver o homem Jair sozinho, triste, mudo, soluçando. Apenas entendo que plantou intolerância, violência e ódio fartamente e com inegável esmero.

Agora, paciência, a sua colheita está só começando!

_____________________

Foto: @catherinekrulik

*Alexandre Henrique Santos – Atua há mais de 30 anos na área do desenvolvimento humano como consultor, terapeuta e coach. Mora em Madri e realiza atendimentos e workshops presenciais e à distância. É meditante, vegano, ecologista. Publicou O Poder de uma Boa Conversa e Planejamento Pessoal, ambos editados pela Vozes..

Acesse: www.quereres.com

Contato: alex@ndre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter