BOLA

A Bola volta a rolar. Blog Mário Marinho

BOLA

Se é que um dia parou.

Mesmo em férias, alguns jogadores preferem manter a forma, caso do Cássio, do Corinthians, que treinou quase que diariamente no período de férias. Até alguns tempos atrás, era comuns os jogos entre amigos. Por exemplo, Amigos do Serginho contra Amigos do Rivelino. Ou então aqueles jogos com os homens fantasiados de mulheres.

Esse fim e começo de ano, parece, não aconteceu nenhum dos eventos.

Aqui em São Paulo, a bola já está rolando na tradicional Copa São Paulo, a Copinha, organizada pela Federação Paulista de Futebol

Mas os estaduais, tão discutidos, voltam a ser disputados.

Houve uma época, antes do Campeonato Brasileiro, que os estaduais eram aguardados com ansiedade.

Foi nessa época que se formaram as grandes rivalidades.

E o futebol brasileiro se fez grande graças a essa rivalidade.

Ela deve ser cultivada porque,  quanto menor a distância, maior a rivalidade.

Ou seja, você nunca fica de olho em um jardim em um bairro distante para comparar ao seu e, satisfeito, constatar que o seu está mais bonito. Você fica de olho é no jardim do vizinho.

É claro que o Campeonato Brasileiro se torna mais rico, leva a competições internacionais e, por isso, ganha em importância.

Mas o Estadual tem que ser preservado.

BOLAVamos a um painel dos principais Estaduais.

No Rio de Janeiro, a bola já rola hoje com o jogo Flamengo x Audax, válido pela Taça Guanabara que corresponde ao primeiro turno do Cariocão.

Depois de amanhã, 14 de janeiro, o atual campeão Fluminense visita o Resende; no mesmo dia o Vasco recebe o Madureira. O Botafogo estreia no domingo recebendo o Audax.

O Paulistão começa neste sábado, com cinco jogos – um deles o campeão Palmeiras, que está negociando um de seus craques, Danilo, com o futebol europeu por 20 milhões de euros (cera de 120 milhões de reais)faz sua estreia recebendo o São Bento. O Santos também joga no mesmo dia, quando recebe o Mirassol. No domingo tem Bragantino x Corinthians e São Paulo x Ituano.

Em Pernambuco, o atual campeão pernambucano, o Náutico, visita o Central, de Caruaru, abrindo a competição. O Santa Cruz só estreia na próxima semana, assim como o Sport.

O Campeonato Cearense tem sua abertura depois de amanhã, 14, com o tetracampeão Fortaleza enfrentando o Iguatu, no Presidente Vargas. No dia seguinte, o Ceará visita o Guarani de Juazeiro no Romeirão.

O Paranaense também tem sua abertura depois de amanhã, com o encontro de Athletico e Rio Branco-PR. No domingo, o Coritiba, atual campeão, recebe o Aruko. Ainda no domingo: Londrina x Azuris, Operário x Cianorte.

O Catarinense tem abertura quente com o clássico Chapecoense x Avaí, depois de amanhã. No mesmo dia, o Figueirense pega o Atlético-SC. O atual campeão, o Brusque pega o Barra, enquanto o Criciúma enfrenta o Concórdia. Ambos os jogos no domingo.

O Campeonato Gaúcho começa com Internacional x Juventude, no dia 21. O penta Grêmio visita o Caxias, no domingo 22.

O Mineirão também tem a sua abertura marcada para o dia 21, com o tricampeão Athletico enfrentando a Caldense, no Mineirão. Mesmo dia do jogo de Patrocinense x Cruzeiro.

O América faz sua estreia no domingo, visitando o Pouso Alegre. O Coelhão está de contrato novo com o patrocinador, a Evolua Energia, empresa especializada em energia sustentável.

BOLA

_________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

____________________________________________________________________________

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter