tipo

POR BENJAMIM CAFALLI

Que tipo de gente escolhe alguém  assim? Como se informam?

tipo
POR BENJAMIM CAFALLI

Pessimismo ou realismo?

Os norte-americanos – ou estado-unidenses como querem alguns –, depois de dois mandatos de um presidente da qualidade de Barack Obama, elegem um escroque como Donald Trump. Este, apesar de tudo o que fez de errado, inclusive apoio a uma tentativa de golpe de Estado, ainda tem grande apoio de eleitores. A prova é que o Partido Republicano comanda a Câmara do país. Que tipo de gente escolhe alguém  assim? Como se informa gente assim?

Lá, um filho de brasileiros, George Santos, processado aqui por passar cheque sem fundos, apresentou dados mentirosos em relação ao seu currículo quando se candidatou a uma vaga na Câmara pelo Partido Republicano, o dos radicais e honestos trumpistas, e foi eleito. Como se informa esta gente?

No Brasil, o genocida fugitivo eleito em 2018 como símbolo do antipetismo – foi o motivo alegado pela maior parte dos que nele votaram –, apesar de todos os crimes contra a Humanidade que cometeu em seu triste mandato, quase foi reeleito. A diferença é que a maior parte dos votos obtidos desta vez foi por apoio e não por antipetismo. Que tipo de gente escolhe alguém assim? Como se informa gente assim?

E entre os eleitores do vitorioso Lula estão os que votaram nele movidos por anticoisismo e os que o consideram inocente de tudo pelo que foi acusado, apesar de todos os indícios em contrário. No caso, não cabe a pergunta “quem vota” – qualquer um é melhor do que um genocida –, só a “como se informa gente assim?”.

 Uma pesquisa mostrou que quatro entre dez policiais consideram justos os atos terroristas acontecidos no DF em 8 de janeiro? Que preparo tem gente assim? A Segurança Pública está nas mãos dela.

Todos os dias jornais, portais e TVs publicam matérias a respeito de pessoas que caem no golpe do encontro por zapzap. Como se informa gente assim? Pelo jeito, nem por zapzap.

Quem usa metrô já presenciou a cena centenas de vezes. Um aviso sonoro nas estações alerta “Não tente entrar no vagão depois do sinal, acidentes podem acontecer.” E o que se vê? Um monte de gente se atirando para dentro dos vagões depois do sinal, muitas vezes sendo prensada pelas portas. O trem para, a viagem atrasa, prejudicando as pessoas que seguem as instruções.

Mas, às vezes, a porta não abre, a parte presa da pessoa não é suficiente para acionar a parada. Foi o que aconteceu no Rio de Janeiro. Um militar aposentado, de 82 anos, tentou entrar no vagão com a porta praticamente fechada. No vídeo gravado por uma câmera na estação é possível ver que ele esticou o braço na tentativa de entrar com a porta praticamente fechada. Sua mão ficou presa, parte pequena do corpo não suficiente para acionamento da parada automática, o trem partiu, ele foi arrastado e, infelizmente, morreu.

A família quer indenização, alega que o Metrô foi relapso, não passou pela cabeça que o parente desobedeceu o sinal de alerta, um militar que deveria saber o que é disciplina. E que o melhor seria usar a tragédia para tentar pôr juízo na cabeça das pessoas.

Guerra sem fim na Ucrânia baseada em mentiras. Um importante general, chefe do Comando de Mobilidade Aérea dos EUA, deixa vazar um documento no qual prevê uma guerra entre seu pais e a China em 2025. Não se deu conta de que, mais que uma previsão de guerra, é o aviso de que o fim do mundo, na visão dele, está próximo?

Ontem, 1,  tomaram posse os deputados eleitos nas últimas eleições. No mínimo 11 deles coisiformes que incentivaram os atos terroristas de 8 de janeiro. Quem vota em gente assim?

Finalmente, as eleições para a presidência da Câmara e do Senado. Arthur Lira, cúmplice do ignaro ignóbil, que se a Justiça alagoana funcionasse, estaria na cadeia, foi reeleito de lavada com apoio de Lula. O que significa que compra e venda de apoio continuarão a acontecer por mais quatro anos.

No Senado, a escolha foi menos folgada que o previsto inicialmente e também menos apertada que a imaginada na véspera, 49 a 32,  e o resultado também foi obtido por meio de conchavos cujo preço será cobrado mais tarde. Lula barrou os coisiformes, mas a que preço? Uma das iniquidades que Pacheco prometeu para agradar os envolvidos com malfeitos, e são muitos, foi tentar interferir no STF. Corte graças à qual, devido à decisiva e forte atuação do ministro Alexandre de Moraes, antes acusado por petistas de advogar para o PCC e hoje herói deles, o país permanece hoje vivendo no Estado Democrático de Direito. Como acreditar em gente assim?

 A destacar antes da votação  a boquejada estapafúrdia de um dos candidatos, o senador Eduardo Girão – sobrenome adequado, gira é doido na gíria, girão é doidão  – , coisiforme de primeira e última hora. Em entrevista, declarou que estava horrorizado com as negociações para a escolha dos presidentes da Casa. Justo quem disse… Acabou desistindo de sua candidatura e apoiou a do representante de tudo o que de pior aconteceu no país nos últimos anos, o que mais conchavos fez na Casa, Orçamento secreto entre as desonestidades (esta com grande participação de Arthur Lira).

Resumo da ópera: apesar de chamarem a época atual de “Era da Informção”, as pessoas se informam de forma cada vez pior. Com um detalhe terrível, a diferença é que, atualmente, a má informação, com a internet, se propaga em altíssima velocidade e sem nenhuma verificação anterior  de autenticidade. Além do que, como as pessoas trocam informações em grupos restritos, em que todas pensam igual, a verdade para elas é o que menos importa, o que vale é o fanatismo ou a parcialidade que envolve o publicado, se bate com o que acreditam, basta, a verdade é detalhe que não importa.

Como melhorar o mundo se as pessoas estão ficando piores?

Como ter esperança? Aliás, esperança, não, é atitude passiva. Como agir para mudar a situação?

 Pessimismo? Não, a realidade nua e crua.

 Eleições no Congresso

Por que votação secreta, para esconder mutretas e traições? Parlamantares para lamentar…

Uma das cenas tristes de se ver foi a de, ao ser confirmada a reeleição de Lira, a “combativa” deputada federal do PT Maria do Rosário levantar-se de sua cadeira e, alegremente, cumprimentar o outrora inimigo reeleito, cúmplice daquele que declarou “Não te estruparia, porque você não merece”, dito diretamente a ela. Depois, complementado em entrevista: “Ela não merece ser estuprada porque é muito feia, nem é do meu tipo, nunca a estruparia. Não sou estrupador, mas se fosse, não a estruparia porque não merece”.

Lamentável.

tipo

O cara de pau do século

Na retomada dos trabalhos no STF reformado depois da destruição causada por coisiformes que agiram incentivados pelas declarações golpistas do ignaro ignóbil ao longo de quatro anos e ignoradas solenemente por Aras, aras, vejam só, o procurador-geral do coiso, ele teve o desplante de declarar em discurso que “Não podemos esquecer, o Ministerio Público, durante os anos anteriores, esteve de forma discreta, estrategicamente discreta, evitando que extremistas de todas as naturezas e ordens, se manifestassem contra o regime democratico.”.

Não, cínica figura, não é que não se pode esquecer, é que é impossível lembrar de uma ação do tipo.

Em certas áreas, a realidade chegou. E é dura

 De uns tempos para cá o que mais se viu nos cadernos de Economia dos jornais foi informação a respeito das fantásticas startups e unicórnios, empresas que transformavam seus criadores em milionários da noite para o dia.

 Bancos digitais maravilhosos, então, nem se fale.  Como vale a pena ter dinheiro neles, aplicar dim-dim seguindo as orientações de seus experts. E sem pagar taxa de administração.

De repente, soa o alarme, é um tal de startups demitirem em massa para sobreviver e muitas fechando.

Agora, o fim da fugaz bonança está chegando aos bancos digitais. O mais famoso deles. Nubank,  demitiu, no dia 31, 40 funcionários e fechou sua assessoria de investimentos para pessoa física. Em dezembro último, às vésperas do Natal, empresa sensível que é, afinal é um banco…, a razia atingiu as áreas de RH e contratação de talentos, 22 demitidos.

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiada do UOL

Em meio à crise, Americanas encerram(!!!) serviço de televendas

 Por meio de nota, a empresa diz que alguns dos contratos de empresas fornecedoras de serviços terceirizados foram interrompidos.

A(!!!) Americanas atua nesse momento na condução de seu processo de Recuperação Judicial, cujo um dos objetivos é garantir a continuidade das atividades da empresa, incluindo o pagamento dos salários e benefícios de seus funcionários em dia.”.

(!!!) Novamente, a dúvida sugerida no “Mirando” de ontem, “Gentem, se chamar de burrice em vez de inhorância será falta de educação? Não dá pra acreditar que alguém com Tico e Teco funcionando  não note.”.

Caramba, no texto está a nota da Americanas, com “A” antes.

                                                                  ***************

Copiada do ge

Tom Brady anuncia aposentadoria e posta fotos com filhos e Gisele

O quarterback anuncia sua aposentadoria pouco antes do Super Bowl LVII. A partida final da NFL acontece no dia 12 de fevereiro entre Kansas City Chiefs e(!!!) Patrick Mahomes.

(!!!) Caramba, cara-pálida, Mahones vai jogar sozinho contra o próprio time??? Kansas City Chiefs contra Philadelphia Eagles, escriba.

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
 jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?
Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.
Cantinho del jefe

 1 – A juíza Luciana Losada, da 13ª Vara de Fazenda Pública da Capital, indeferiu o pedido do Ministério Público para impedir a nomeação de Washington Reis como Secretário(X)(secretário) estadual(X)(Estadual) de Transportes do Rio.

(X) El jefe foi contaminado pelos caixeiros-errantes.

2 – Americanas consegue(!!!) liminar que impede corte de energia e ordens de despejo; decisão vale para todo o país

(!!!) Miracolo! Miracolo! Miracolo!!!

(…),  acessíveis à(XXX)(a) todos os consumidores, que inclusive não utilizam o serviço prestado pela recuperanda virtualmente.”

(XXX) Normal! Normal! Normal!!! Jefe, adulterando o texto de um juiz para cometer esta barbaridade??? Pode dar cadeia… Claro que o autor é aquele outro, mas você deixa assinarem em seu lugar…

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – Moradores estão temerosos com a chegada do carnaval e  (!)(de) alguns mal-educados

(!) E “do” alguns, errador?

2 – (…), que dá assistência a familiares vítima(XXX) de violência no Rio de Janeiro.

(XXX) De vítimas, errador.

O blog está precisando de assistência também, é vítima de erros gramaticais crassos.

 Cantinho da mistake/miss Caixa

 Deve estar em férias.

                                                                 ***************

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter