Fake news e Chat GPT

Fake news e Chat GPT. Por Meraldo Zisman

 A expressão fake news deriva do inglês. Significa literalmente “notícias falsas”.  O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial.
____________

Fake news e Chat GPT

Em momentos como o que estamos vivendo, quando uma mentira está acoplada a uma verdade fica mais complicado apartá-las. Isso gera confusão, ansiedade, depressão, angústia e outras enfermidades de natureza psicossomática. Acreditar na resistência da higidez mental de uma população é ingenuidade, maldade ou ignorância, pois somos animais vulneráveis aos traumatismos, sejam eles conjunturais ou duradouros. Agora, com o aparecimento das ferramentas ditas de inteligência artificial (A.I.), a situação tende ao agravamento.

Sublinho:

A maioria dos meios de comunicação, mormente as publicações ditas cientificas, às quais tenho obrigação profissional de consultar, mancheteiam a perda de empregos e as profissões que se tornarão obsoletas em futuro próximo.

O mais recente dos canais de comunicação é o tal Chat GPT, um chatbot, mecanismo projetado por uma “startup” batizada de OpenAI, dedicada às aplicações da denominada Inteligência artificial. O Chat GPT entrará em disputa com o Google e outros gigantes da nossa época, muito vossa e pouco minha, já que eu sou um sobrevivente da era Pré-Computador.

Compreendo, apesar da minha idade, que essas novas aplicações estão atraindo simpatizantes esperançosos ou atemorizando desesperançosos, sejam eles empregados ou desempregados, todos afetados pelas transformações empregatícias em um mundo automatizado.

Como leitor de publicações médicas (obrigação profissional) atinei que as principais revistas médicas como as do grupo JAMA (The Journal of the American Medical Association) e a Nature, essa última periódico, cientifico considerada a mais prestigiosa da área médica e biológica, adicionaram aos cuidados a serem tomados (orientação aos autores) o princípio de, ao publicar trabalhos científicos, estarem atentos ao perigo do emprego de mecanismos de Inteligência Artificial, para não infringirem a Lei dos Direitos Autorais (os copyrights).

Como que esqueceram de que lidam com Medicina e de que vidas humanas não têm preço nem são mercadorias renováveis ou descartáveis. Carecem, tais publicações, de considerar que há gradações do ilícito e ninguém vai comparar o Holocausto com a venda de um produto mais caro ou mais barato do que um sabão em pó.  Ou que estupro é mais ou menos grave do que é agora catalogado como cantada de mal gosto.

Não abranjo, além disso, como se popularizou essa expressão fake news sem espernearmos, quando possuímos na nossa língua materna vocábulos como fofocas, boatos e o tão nosso disse-me-disse.  Novos tempos? Novas modas. Confesso, sou um saudosista. Mas vamos lá!

Usei Fake News como título destas alíneas desde que a expressão está dicionarizada pelo Aurelio como: “notícias falsas ou informações mentirosas em que são compartilhadas como se fossem reais e verdadeiras, divulgadas em contextos virtuais, especialmente em redes sociais ou em aplicativos para compartilhamento de mensagens”. Adiciono que as fakes news são baseadas principalmente em posições ideológicas, quer sejam da direita ou da esquerda. No meu tempo, o dicionário era considerado o Pai dos Burros e continuo reverenciando as tradições conservadoras.

Ainda acredito no folhoso.

______________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

1 thought on “Fake news e Chat GPT. Por Meraldo Zisman

  1. Meu caro amigo é grande Prof Neonatologista Dr Meraldo Zisman sua simplicidade e objetividade me cativam não consigo deixar de admirar-te .
    Abraço saudoso
    Ricardo Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter