feto

O feto é o pai do homem. Por Meraldo Zisman

(MENS SANA IN UTERO SANO)
Os meses que vivemos no útero materno são os mais espantosos de nossas vidas.

Existe uma ligação entre baixo peso ao nascer e o desenvolvimento embrionário fetal que acontece na vida intrauterina quando são geradas patologias que se instalam durante uma gestação humana. Um bom ambiente uterino é fator marcante para a vida das pessoas. Os meses que vivemos no útero materno são os mais espantosos de nossas vidas.

O baixo ou o aumento do peso ao nascer pode ser causado pela chamada resistência fetal à insulina, para citar um exemplo. Desequilíbrio hormonal e outros podem ser causas subjacentes de variadas nosologias que predisponham o indivíduo a diferentes distúrbios na infância ou mais tarde, como a esquizofrenia.

Percebeu-se que a fome vivida pelos holandeses no final da Segunda Guerra Mundial afetou os fetos de então. Era o inverno de 1944. Durante meses, as tropas alemãs bloquearam o suprimento de comida para grande parte do território holandês, deixando 4,5 milhões de pessoas em situação de fome extrema, o que criou um conjunto de acontecimentos, permitindo o estudo da desnutrição materna e da psicopatologia filial vividas pelos holandeses em comparação com países cujas populações eram bem alimentadas, no curto intervalo dessa guerra. Os estudos visavam a relação sobretudo entre patologias do denominado primeiro trimestre de uma gestação e outras adversidades causadas pela fome bélica.

Relacionar a desnutrição materna com futuras doenças como diabetes, vasculares, hipertensões, esquizofrenia, foi tecnicamente possível, porém não com a Fome Intergeracional, aquela que acontece entre duas ou mais gerações, muito bem exemplificada pelo que ocorre há séculos no Brasil. Denúncia que fiz através do meu livro Nordeste Pigmeu — Uma Geração Ameaçada publicado em 1987 e republicado pela Editora Paradoxum em 2022. Mais recentemente, troquei a frase A criança é o pai do Homem por esta: O feto é o pai do Homem.

Esclareço: homem com H maiúsculo significa o gênero humano, que é o único gênero vinculado ao Homem. Nada a ver com o sexo que a criança tem ao nascer.

E mais: a fome materna durante a gravidez leva a situações como a enfrentada pelo povo Yanomami, fato que uma parte da mídia esquece, ao querer apontar culpados pelo que se passa com aquele povo.

_____________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter