inteligência emocional

Intimidade e Inteligência emocional. Por Meraldo Zisman

INTIMIDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

(Achando um Equilíbrio Saudável)

A intimidade artificial (*) entre máquina e Humano é uma área em desenvolvimento, mas devemos nos lembrar de que ainda existem muitas questões éticas e de privacidade em torno do uso de dispositivos eletrônicos para estabelecer relações emocionais e pessoais com seres humanos. Ainda não há tecnologia o suficiente para substituir completamente a interação humana e o contato físico necessários para a saúde emocional e física.

Observa-se que a tecnologia pode ter efeitos colaterais na vida das pessoas. A inteligência artificial, por exemplo, pode trazer muitos benefícios, mas também pode ser usada para propagar desinformação ou substituir empregos. Da mesma forma, a tecnologia móvel (Iphone e outros artefatos) e as mídias sociais podem ter um efeito negativo na qualidade de nossas interações pessoais, impedindo-nos de nos conectarmos verdadeiramente uns com os outros.

É importante reconhecer que a tecnologia não é inerentemente boa ou ruim, isso depende de como ela é usada. Como sociedade, precisamos aprender a encontrar um equilíbrio saudável entre o uso da tecnologia e as interações humanas significativas. A conscientização dos efeitos da — “intimidade artificial” — é um passo importante nessa direção. Precisamos prestar atenção total às pessoas ao nosso redor e aceitar os conflitos e as dificuldades que fazem parte da vida humana.

Devemos sempre encontrar um equilíbrio entre a tecnologia e as ações sociais para garantir que não haja uma perda significativa de conexão emocional. Ao adotar uma abordagem consciente e equilibrada com relação à tecnologia, podemos aproveitar os benefícios da inteligência artificial e da tecnologia móvel, enquanto mantemos uma conexão significativa e autêntica com nossos semelhantes.

Em resumo, a tecnologia hoje existente ainda não permite uma integração total da máquina com o Homem, principalmente no que toca às emoções.

(*) Termo criado pela psicoterapeuta Esther Perel, nasceu na Bélgica, filha de sobreviventes do Holocausto. Hoje é professora da universidade de Nova York e especialista em temas como solidão e relacionamentos contemporâneos, incluindo relações amorosas…
_____________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

1 thought on “Intimidade e Inteligência emocional. Por Meraldo Zisman

  1. Como sempre, sou um tanto “suspeita” em deixar algo escrito pro meu * prof. Meraldo Zisman. Gosto muito dos seus artigos. São geralmente breves, como as coisas de hoje em dia…Mas são sempre muito, muito bons!
    Ele é o professor….Nos comunica com o recente, o atual, o concomitante…
    Por exemplo, “intimidade artificial”, desconhecia até então o termo; mas é demais atual.
    De forma breve, objetiva, nos engrena numa realidade que já adrentrou a todos os lares, a todos os bolsos e bolsas, a consulta de informes todos, quase todos… E o chato, nos tirou do hábito de decorar números, endereços, nomes e muita outras coisas. Antes, a nossa própria cabeça …era o guadador de quase tudo.
    E ainda nos informa o nome da criadora do termo, Esther Perel.
    Você, professor continua a ser, daquelas pessoas relíquias, não estou dizendo que você é um idoso, você é um tipo de tamareira, continua renascendo da forma mais bonita e gostosa, renovada e continuadamente….
    Abração saudoso, do tempo do Hospital Pedro II/Maternidade Oscar Coutinho.❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter