mundo de olho

O mundo está de olho. Por José Horta Manzano

…o mundo inteiro já conhece bem o personagem, o caso está fazendo sucesso. Está bombando, como convém dizer neste mundo de narrativas.

veja o que o mundo inteiro repercutiu

o mundo de olho

Estes últimos anos, nosso país tem sofrido terremotos político-policiais um atrás do outro. São escândalos frequentes e variados que, frequentemente, envolvem figuras políticas de projeção.

Os quatro anos da gestão de Bolsonaro foram pródigos nessa matéria – o capitão nunca nos deixou na mão por falta de assunto. O nome do Brasil ecoou (e muito!) fora do país, e passeou pelas manchetes em letras constrangedoramente grandes.

No entanto, veja você como são as coisas, o escândalo dos falsos certificados de vacina bateram todos os recordes. Embora, à primeira vista, pareça um caso menor, a repercussão tem sido planetária. Acredito que, se tivesse surgido logo no começo do mandato do capitão, não tivesse alcançado as manchetes; mas tendo surgido agora, que o mundo inteiro já conhece bem o personagem, o caso está fazendo sucesso. Está bombando, como convém dizer neste mundo de narrativas.

Procurei, nos jornais estrangeiros, as notícias do caso dos certificados falsos. Fui colecionando, separados por língua. Contei-as: uma, duas, três, etc. Chegando a dezessete, cansei e parei. Confesso que nunca tinha encontrado antes relato de nossos dramas em vietnamita ou em romeno. Pois desta vez, encontrei.

Mostro, a seguir, uma resenha. Se o distinto leitor planeja viajar para a Hungria, a Turquia ou a Indonésia, aconselho a não dar muita bandeira (entenda “bandeira” no sentido que quiser).

É pra não passar vergonha.

o mundo olho

Alemão
Casa revistada atrás de dados do Corona

O mundo está de olho.

Inglês
Casa revistada enquanto Brasil investiga cartões de vacina falsos

 

O mundo está de olho.

Francês
Perquisição na casa de Bolsonaro, suspeito de falsificação de certificados vacinais

O mundo está de olho.

Italiano
Green pass falsos para contornar proibições anticovid: casa de Bolsonaro perquisicionada

O mundo está de olho.

Sueco
Residência de Bolsonaro revistada pela polícia

O mundo está de olho.

Español
Polícia faz buscas na casa do ex-presidente, numa investigação de sua vacinação contra a covid

O mundo está de olho.

Húngaro
Casa de Bolsonaro revistada e seu celular apreendido

O mundo está de olho.

Polonês
Bolsonaro falsificou registros de vacinação? Polícia prende colaboradores do ex-presidente

O mundo está de olho.

Indonésio
Polícia brasileira faz buscas na casa de Bolsonaro e detém assessor

O mundo está de olho.

Tcheco
A polícia fez buscas na casa do ex-presidente do Brasil, Bolsonaro. Eles estão investigando um fraude de vacinação contra a covid

O mundo está de olho.

Eslovaco
Polícia faz buscas na casa do ex-presidente brasileiro Bolsonaro por fraude na vacinação

O mundo está de olho.

Lituano
Polícia brasileira faz buscas na casa de Bolsonaro e apreende seu celular

O mundo está de olho.

Romeno
Investigação sobre falsas vacinas anti-COVID no Brasil/ A polícia faz buscas na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro e confisca seu telefone celular

Vietnamita
Polícia brasileira revista casa do ex-presidente Bolsonaro

Turco
Operação contra o ex-presidente brasileiro Bolsonaro

o mundo olho

Grego
Batida policial na residência de Bolsonaro – Prisão de dois assessores

o mundo olho

Esloveno
Polícia faz buscas na casa de Bolsonaro em razão de certificado de vacinação contra a covid-1

________________________________________________

JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos,  dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.

______________________________________________________________

2 thoughts on “O mundo está de olho. Por José Horta Manzano

  1. Os bolsomínions não se preocupam com estas coisas pequenas de seu lída, mas estas coisas pequenas podem atrapalhar e até impedir a entrada de brasileiros na Disney (disto eles entendem, embora não consigam juntar lé com cré e entender o porque da proibição).
    Sei de brasileiro que deixou multa de trânsito de trânsito não paga na Flórida(?); depois de tentativas de receber o valor, um recado: ou paga ou não volta. Pagaram.
    Outro teria doado o carro velho à polícia local e deixou o carro no estacionamento e enviou as chaves pelos correios, recebeu o mesmo recado: ou paga ou não volta. Pagaram e mais uma multa pela forma como tentaram se livrar do carro.
    bozo pode até não entender, normal, mas pode não voltar ao seu refúgio na terra do bang bang.

  2. Bolsonaro já era visto como um indivíduo ignorante, rasteiro e mal-intencionado. Depois do vexame que deu a partir de 30 de dezembro, seu conceito piorou. Se é que é possível. No exterior, está morto e enterrado. Todas as portas estão fechadas para ele. Quanto ao Lula, se insistir na ignorância bravateira sobre a agressão russa na Ucrânia, vai pelo mesmo caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter