ansiedade social

O transtorno de ansiedade social (TAS). Por Meraldo Zisman

O transtorno de ansiedade social (TAS), também conhecido como fobia social, é um transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo persistente e excessivo de ser criticado e julgado em situações sociais ou de desempenho. Neste transtorno, os indivíduos acreditam que estão sob constante escrutínio pelas outras pessoas.

Você tem medo de falar em público? Isto pode ser transtorno de ansiedade social- por Elisabete Castelon Konkiewitz – NEUROCIÊNCIAS EM DEBATEO transtorno de ansiedade social (TAS), também conhecido como fobia social, é um transtorno de ansiedade caracterizado pelo medo persistente e excessivo de ser criticado e julgado em situações sociais ou de desempenho. Neste transtorno, os indivíduos acreditam que estão sob constante escrutínio pelas outras pessoas. Diante de tais situações os indivíduos tendem a apresentar sintomas típicos de ansiedade como palpitações, tremores, sudorese, tensão muscular, boca seca, náusea, diarreia ou dor de cabeça o que leva o indivíduo a evitar situações onde tais possibilidades possam surgir. Apesar da alta prevalência na sociedade, o TAS é uma condição sub-reconhecida e subdiagnosticada  por estar associada a outras condições clínicas como depressão, distimia, abuso e dependência de álcool e drogas, ideação suicida, transtornos alimentares e outros transtornos de ansiedade.

Advirto:  Fobia social é um transtorno de ansiedade que envolve um medo intenso e persistente de situações sociais ou de desempenho. É importante lembrar que a fobia social pode ser restrita, como medo de falar em público, ou generalizada, com medo de tudo. Embora algumas pessoas consigam viver com a fobia social, muitas vezes com prejuízos psicológicos e sociais, é importante lembrar que o tratamento deve ser procurado por quem está sofrendo.

Para superar a fobia social, é necessário procurar ajuda profissional. Existem várias abordagens terapêuticas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Exposição Gradual, que podem ser úteis. Além disso, é importante cuidar da saúde mental e física, praticar exercícios físicos, alimentar-se bem e ter um sono de qualidade. É fundamental fazer o diagnóstico diferencial entre fobia social e síndrome do pânico, que são diferentes.

A fobia social pode levar a problemas de desempenho acadêmico, casamento, uso de drogas e álcool, depressão e até mesmo suicídio. Os jovens são os mais afetados pela fobia social, pois a adolescência é uma fase em que as pessoas são instadas a aprender uma série de regras de intercâmbio social. Portanto, é importante que os pais estejam atentos aos sinais e procurem ajuda profissional se necessário.

Em resumo, a fobia social é um transtorno de ansiedade que pode ser tratado com ajuda profissional e cuidados com a saúde mental e física. É importante que as pessoas que sofrem com a fobia social procurem ajuda o mais cedo possível para evitar problemas psicológicos e sociais no futuro.

___________________________________________________________________________
MERALDO ESTÁ PREPARANDO UM LIVRO PARA BREVE,  SOBRE ANSIEDADE!
___________________________________________________________________________
_____________________________
Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter