TOM JOBIM

por Benjamim Cafalli

Tom Jobim bem que avisou que não é para principiantes

TOM JOBIM
por Benjamim Cafalli

 Bem que ele avisou

O compositor Tom Jobim, em uma de suas precisas definições do país, afirmou que “O Brasil não é para principiantes”. Pelo andar da carruagem, nem para veteranos.

Como aceitar isto?

 A Prefeitura Municipal de São Paulo começou, em julho de 2022, uma obra em uma das mais importantes vias da cidade, a Avenida Santo Amaro, com prazo de 24 meses definido para o término, portanto julho de 2024. Corre o mês de agosto de 2023 e somente 21% do empreendimento foi executado. A justificativa para o atraso: “Espaço reduzido e insuficiente para o avanço dos trabalhos” e pelas dificuldades da obra, que exige “intervenção complexa que envolve a compatibilização de muitas interferências no subsolo, com interface com 30 concessionárias (operadoras de telecomunicações, esgoto, água, energia e gás)”.

 A avenida, antiga Estrada de Santo Amaro, existe da forma em que está há mais de 65 anos e os “gênios” que desenvolveram o projeto não foram capazes de prever as dificuldades? E pensar que começaram a pensar nele em 2016… E o trecho em atraso é pequeno se comparado à extensão que se pretende atingir.

 Enquanto isto, comércio, transporte coletivo – passam pela avenida, diariamente, perto de 680 mil passageiros – e também veículos particulares e de carga enfrentam enormes congestionamentos.

 Outro fracasso da prefeitura é a revitalização do Vale do Anhagabaú, no centro da cidade. As obras, entregues à iniciativa privada,  começaram em 2019, a área, antes arborizada,  foi transformada em um deserto de concreto e não foram concluídas até hoje. Segundo fiscalização feita pela própria prefeitura, faltam 17 itens previstos no contrato que não foram entregues. São aplicadas multas e estas não são pagas e nada muda.

No caso do prefeito atual, nem as multas sugeridas pela fiscalização são aplicadas, simplesmente não foram emitidas.

Todos esses problemas demonstram que os projetos aprovados não têm o estudo necessário para garantir que sejam exequíveis.

E assim o dinheiro público vai sendo torrado.

Para fechar a doideira com chave de ouro, a iniciativa do bozesco e grotesco governador do RJ, Cláudio Castro. Seu governo pagará uma gratificação de R$ 5 mil a cada policial civil ou militar que apreender um fuzil sem registro ou porte legalizado. E pode ser em serviço ou na folga.

Dois absurdos, bônus para cumprir a obrigação pela qual é pago por meio de salário? E no Rio de Janeiro, onde sabidamente policiais e milícias se misturam de maneira que as autoridades não conseguem perceber – e se percebem, nada fazem?

 Não terão de se esforçar para apreender, serão entregues de bom grado e surgirá uma nova categoria de rachadinha, “um fuzil, metade pra mim, metade pra você”. E o contrabando vai aumentar.

Pois é, Tom, acertou em cheio!

Desminta, Bozo!

Esta informação mentirosa foi enviada pelo ignaro ignóbil ao grupo de empresários apoiadores dele e que, juntos, trabalharam na tentativa de desacreditar as eleições de 2022.

Provando que aqueles que andam com falta de inteligência sofrem do mesmo mal, um deles, Meyer Nigri, deixou a prova em seu celular e a PF encontrou. Abaixo, a mensagem que recebeu do Bozo:

 Um fracasso até como articulador de golpe…

 A PF intimou Bozo a depor a respeito da mensagem, marcou para 31 próximo. Recolhe o passaporte dele, gente!

 Um partido cheio de diplomatas…

Aproveitando que está na Cúpula do Brics na África do Sul,  Lula negocia com a “c” o apoio para que o Brasil entre para o Conselho de Segurança da ONU. O conselho já não é ruim que chegue com o poder de veto de seus atuais componentes permanentes, EUA, Rússia, França, China e Reino Unido? Para que admitir a entrada  como permanente de um país cujo presidente acha que a Ucrânia tem a mesma culpa da invasora Rússia no conflito entre os dois países? Presidente este que lamentou a ausência do criminoso Putin acusado pelo TPI de crimes contra a Humanidade e que provavelmente será preso se puser os pés fora da Rússia. O mesmo presidente que desdisse o que disse seu conselheiro para assuntos internacionais Celso Amorim em relação ao G7. Amorim sugeriu o Brics como alternativa ao grupo dos países ricos, no que foi contraditado por Lula, “Não queremos ser contraponto ao G7”.

Localmente, semanas atrás uma declaração do ministro da Fazenda Fernando Haddad quase pôs a perder a aprovação do calabou ops! arcabouço fiscal. Ontem, depois de o projeto aprovado com a anuência de Arthur Lira, o “primeiro-ministro”, o vice-líder petista do bloco da situação na Câmara, Lindbergh Farias, fez o que não deveria e soltou uma pérola, “Centrão cobrou caro pela aprovação do arcabouço”.

Sim, cobrou porque sabe com quem está negociando. Seu presidente pagou e ainda vai pagar muito mais, é o preço por “negociatar”, resprezando os princípios éticos e morais que devem reger a atuação de um governante.

 A tentação do atraso

O fim do imposto sindical não foi engolido até hoje por aqueles acostumados a viver à custa do dinheiro do trabalho dos outros. Os sindicatos – cujas existências são necessárias e indispensáveis – não conseguem inspirar confiança nos trabalhadores, são poucos os sindicalizados em comparação ao número de quem trabalha, raros aqueles que se mantém por meio de mensalidades. Trabalham, com apoio de um governo e alguns políticos com ideias retrógradas pela volta do imposto sindical, um achaque oficial que pode chegar ao equivalente a três dias de salário.

O ministro da Previdência Social e ex do Trabalho, Carlos Lupi, se diz a favor da volta, mas é contra a obrigatoriedade.  Parece desconhecer o vernáculo, imposto é algo feito para aceitar por bem ou à força e, no caso, é transferência compulsória de dinheiro.

E se esquece de que este é o país dos espertos. Atualmente, existe a contribuição sindical, não obrigatória para os não sindicalizados. Meses atrás, o Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, para dificultar o não pagamento da contribuição, exigiu que a negativa fosse presencial, impediu que fosse feita pela internet. Infernizou a vida de centenas de trabalhadores que tiveram de enfrentar filas enormes.

Zanin zuniu…

O STF decidiu, por 9 votos a 1, anteontem, que  atos de homofobia e transfobia são comparáveis ao crime de injúria racial (penaliza quem ofende a dignidade de outra pessoa utilizando elementos referentes à raça, cor, etnia ou procedência nacional). O de racismo é diferente, pune ofensas discriminatórias contra um grupo ou coletividade.

No caso, então, passa a ser crime a ofensa a um indivíduo.

De quem foi o único voto contrário? Do ex-advogado de Lula, Cristiano “pero no mucho” Zanin, o carolinha. Repetirá a façanha quando a causa for o aborto.

A verdade dói

CÚPULA -VERGONHAMesmo para aqueles que fingem por um tempo estar defendendo inocentes, afinal “money makes the world go round”. Mas, à medida que aparecem novidades nos episódios criminosos envolvendo a Bozolândia alguns advogados, envergonhados,  vão desistindo da defesa dos insuspeitos e os que assumem o lugar dos desistentes adotam teorias pra lá de malucas e, não demora desistem também, pois acabam entrando em conflito dependendo de quem tentam fazer defesa.

E não é só na familícia, vale para todos. O de Carla Zambelli, transformada em ré pelo STF devido ao passeio do tipo faroeste, apesar das gravações em vídeo indesmentíveis, nega que ela tenha feito o que todos viram que fez. Deve barbear-se de olhos fechados para não passar vergonha ao ver sua cara.

Essas atitudes causam o que ganhou  a classificação de sentir vergonha alheia.

Vale a pena?

Uma candidata a entrar para a PM alagoana foi reprovada pelo fato de não ter a altura mínima exigida no edital. Mediu 1,59 m e o mínino exigido é 1,60 m. Recorreu à Justiça alegando que houve erro na medição, ela garante que tem 1,60 m.

Um desembargador deu-lhe ganho de causa, usou o parâmetro do Exército para mulheres, 1,55 m.

Apesar de ser seu direito indiscutível, não deve ter passado pela cabeça da candidata o inferno que será sua vida na corporação, só por milagre vão aceitá-la de bom grado.

 (CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiada do g1

 Porquestão escrevendo assim, é por causa do coelhinho da Pasquistão ou por que está sobrando esse na redação?

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?
Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros.
É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Cantinho del jefe

1 – Juiz acusado de parcialidade é colocado em disponibilidade pelo Órgão Especial do TJ-Rio

 O magistrado foi acusado de, quando era juiz na Região dos Lagos, decidir causas envolvendo litígios entre um casal, incluindo a guarda da filha menor , sem a devida imparcialidade. É que ele (teria tido)(???) relações amorosas com a mulher envolvida no processo.

A decisão foi unânime, dos 25 desembargadores que integram o órgão especial, que seguiram o relator, desembargador Carlos Fonseca Passos.

(???) Que órgão especial esquisito, hein jefe? O juiz, então, foi afastado por unanimidade sem o pessoal “possuir” certeza de que ele usou seu órgão com a mulher envolvida no processo? Foi mals, hein, jefe?

2 – . Dia 2 será realizada a primeira edição do festival(!) Mango, no (jardim ecológico)(!) Uaná Etê,

(!) Jefe, tenha dó, vai, quer ser mister Caixa também? É tudo em alta, caramba.

3 – . Dirigida por Carlos Alberto Serpa, a Casa Julieta de Serpa vai lançar, no dia 30, às 19h30, o Jantar Musical com o espetáculo ” Sob as ondas do rádio “, com de(X) produção de Marcus Brandão, direção musical de Gabriel Gravina e, no elenco, Talita Silveira ( que também é diretora(X)geral)

(X) Com de, ba rão, mar quês, jefe? Diretora-geral, jefe…

4 – . Comba Marques Porto e Jacqueline Pitanguy, (…), de(X) 9h às 18h.

 (X) Das, jefe, das…

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa
Cantinho da mistake/miss Caixa

 1 – Carla Lucia entrou em litigio(X) alegando proteção dos direitos fundamentais dos bichos,

(X) Mistake também entrou em litígio, mas foi com o vernáculo.

2 – Com 19 livros publicados, tornou-se uma importante poeta e autora brasileira, além de colecionar diversos trabalhos nos(XXX) cinemas, televisão e teatro.

(XXX) Mistake, troque por em ou faça as concordâncias na e no.

3 – Ele está indicado ao prêmio na categoria Melhor Ator por ‘Medida provisória(X)

(X) Medida Provisória e erração permanente, né, mistake?

O longa conta a história de uma mulher que em meio a(X) ditadura abriga um refugiado político.

(X) Miss Crase, à ditadura.

 4 – Considerado uma lenda do piano – aos 7 anos de idade recebeu o (primeiro Prêmio)(???) do Conservatório Brasileiro de Música do RJ

(???) Miss Confa, ou é tudo em alta ou em baixa, caramba. Assim não dá pra entender se foi o primeiro prêmio que recebeu ou se tirou o primeiro lugar, viste?

5 – Casal é condenado a cinco anos em regime semi-aberto(XXX)

(XXX) Semiaberto, mistake.

(…). Os golpes provocaram um prejuízo de mais de R$ 100 mil em(XXX) várias pessoas.

(XXX) Já mistake causa prejuízos a várias regras gramaticais…

                                                                  ***************

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter