estepe

Cena de "Estepe" - filme ucraniano premiado em Locarno

Filme ucraniano Estepe, melhor direção. Por Rui Martins

Locarno 2023: Filme ucraniano "Estepe", melhor realização - Cinema Sétima ArteEstepe é uma vegetação de árvores pequenas e espalhadas que, num vilarejo antigo e pobre, reforça a ideia de desolação. Estepe é também o título do filme  dirigido pela ucraniana Maryna Vroda, premiado como melhor direção entre os 17 filmes da competição internacional, no encerramento do Festival de Locarno, realizado de 2 a 12 de agosto.

Rodado próximo da fronteira com a Rússia, em cores bem leves, começa com a chegada no vilarejo dos dois filhos pouco antes da morte da mãe e mostra a população idosa contando suas lembranças, logo depois do enterro da velha habitante do lugar. Deixa, ao terminar, a sensação de se estar vivendo os últimos dias da região.

Cada velho habitante tem uma curta história para contar, seja da invasão nazista ou da época de Stálin, sem se referir à resistência contra a Rússia, mesmo porque o roteiro fora escrito antes do começo da guerra atual.

Maryna Vroda conseguiu reunir atores profissionais com velhos habitantes do lugar sem script, garantindo o clima de um documentário. Gestos, objetos, cenas exteriores autenticam a triste beleza do filme e sobretudo, os rostos envelhecidos falando e mastigando em torno da mesa.

Esse primeiro longa-metragem de Maryna Vroda foi feito doze anos depois de ter recebido a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2011, pelo curta-metragem Cross.

O soldado israelense desaparecidoThe Vanishing Soldier (2023) - IMDb

Shlomi, um soldado israelense, deserda, abandona sua tropa em Gaza e corre para ir se encontrar com sua namorada em Jerusalém, para outro tipo de embate… na cama. A conclusão é lógica – se todos os soldados fizessem o mesmo, não haveria mais guerra.

O filme O Soldado Desaparecido não diz isso, as coisas não são tão simples, mas conta as peripécias do soldado Shlomi para poder se encontrar com sua amada, antes dela emigrar para o Canadá. O problema é que ao perceber a ausência do soldado, as autoridades israelenses concluíram ter havido um sequestro do soldado pelos palestinos e adotaram represálias.

Dani Rosenberg, o realizador do filme, deplora a obrigatoriedade dos jovens israelenses, na verdade ainda adolescentes, serem obrigados a um amadurecimento prematuro, que significa o fim de uma juventude natural. Numa entrevista publicada pelo jornal do Festival, Rosenberg saúda a criação de um movimento em Israel colocando em questão a obrigatoriedade incontestável de servir o exército.

Dani Rosenberg aproveitou também a presença do filme em Locarno para denunciar a ascensão da extrema direita em Israel, a desilusão de uma parte da juventude, que provavelmente procurará deixar o país. E denunciou as últimas decisões da Knesset fazendo Israel se distanciar da democracia e se orientar em direção de uma ditadura.


  • Rui Martins também está em versão sonora no Youtube, em seu canal –

https://www.youtube.com/@rpertins

_________________________________________

Rui Martins – é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro sujo da corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A rebelião romântica da Jovem Guarda, em 1966. Foi colaborador do Pasquim. Estudou no IRFED, l’Institut International de Recherche et de Formation Éducation et Développement, fez mestrado no Institut Français de Presse, em Paris, e Direito na USP. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.

_________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter