14 bis igreja

Foto da Maquete original – Acervo da Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo.

A Igreja e o 14-Bis. Por Laurete Godoy

… Quando eu soube que o projeto da Igreja de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo da cidade de São Paulo havia sido inspirado no avião 14-Bis, fiquei surpresa e curiosa…

14 bis igreja
Foto da Maquete original – Acervo da Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo.

       Antes de ir à Rua Girassol para conhecer a edificação, decidi me assegurar de que as informações estavam corretas. Mantive contato com pessoas que poderiam fornecer maiores detalhes, porém, não obtive êxito. Decidi, então, pesquisar em outras fontes.

       Grosso modo podemos dizer que a história do boêmio e emblemático bairro paulistano conhecido como Vila Madalena teve início na primeira década do século XX. Nas amplas terras ali existentes havia uma capela modesta, onde era reverenciada Santa Maria Madalena, padroeira da região.

       A Vila Madalena progrediu na década de 1950 e a necessidade de expansão dos diversos setores provocou a criação, em 11 de maio de 1951, da Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo. O dinâmico e competente Padre Olavo Pezzotti foi o seu primeiro pároco e, pelo expressivo trabalho social e assistencial que desenvolveu, deixou o nome gravado de forma indelével na história da Vila Madalena.

       Foi ele quem incentivou a promoção de um concurso de arquitetura em 1955, objetivando a construção da Matriz Paroquial de Vila Madalena, no mesmo local onde estava instalada a antiga capela. A honra de elaborar o projeto coube ao vencedor do concurso, o Professor Doutor Joaquim Guedes, adepto do brutalismo, movimento arquitetônico desenvolvido, na época, pelos arquitetos modernos.

       Em 1956 teve início a construção da primeira igreja do bairro da Vila Madalena. Ela foi idealizada em estilo arrojado e passou a integrar, posteriormente, a Galeria de Clássicos da Arquitetura. A inauguração oficial da Matriz Paroquial ocorreu em julho de 1963.

       E o 14-Bis, onde entrava nessa história? Analisando a planta baixa da igreja, até achei que ela possuía um jeitinho do primeiro avião… Mas essa convicção poderia ter sido gerada pela minha ansiedade em querer encontrar a tal semelhança, de qualquer jeito.

       Não me dei por vencida. Continuei procurando e, de repente, não mais que de repente, ao ver a foto da maquete original do projeto, percebi que havia encontrado o que procurava. As originais caixas quadradas vazadas, que compunham as asas do 14-Bis, conhecidas como Células de Hargrave, ali estavam. Colocadas na fachada da Igreja de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo.

    Em sendo mesmo verdade o que me foi contado, já sei o que gerou a inspiração. Em 23 de outubro de 1906 Alberto Santos-Dumont encantou o mundo ao realizar em Paris, no Campo de Bagatelle, o primeiro voo público do avião 14-Bis. O concurso que o arquiteto Joaquim Guedes venceu foi realizado em 1955, ano que antecedeu as comemorações do cinquentenário da invenção do avião. Por certo, a mídia estava repleta de notícias sobre a façanha do inventor brasileiro, e essa evidência contagiou o arquiteto modernista.

       Estamos no ano de 2023. A Igreja de Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, inaugurada oficialmente em julho de 1963, completa 60 anos de existência.

       Em 2023 estão sendo comemorados os 117 anos da invenção do 14-Bis e os 150 anos do nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, que nasceu em julho de 1873, no Sítio de Cabangu, distrito de João Gomes, no estado de Minas Gerais. Com o tempo, o distrito de João Gomes transformou-se na cidade de Palmyra. Em 1932, passou a ser chamada Santos Dumont, em homenagem ao seu mais ilustre filho.

       E, para completar todas essas coincidências… O padroeiro da cidade de Santos Dumont é ninguém mais, ninguém menos que SÃO MIGUEL ARCANJO.

       29 de setembro – Dia Consagrado a São Miguel Arcanjo. Tenho certeza de que, nessa data, o ”Guardião Celeste” será festejado pelos católicos com pompa e circunstância, tanto no Santuário da mineira cidade de Santos Dumont, como na paulistana Paróquia da Vila Madalena que, segundo consta,  teve seu projeto inspirado no avião 14-BIS…

__________________________

Laurete Godoy

Laurete Godoy  Escritora e pesquisadora. Autora de Brasileiros voadores – 300 anos pelos céus do mundo.

 

atualizado 25-9, 10h48

1 thought on “A Igreja e o 14-Bis. Por Laurete Godoy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter