CONGRESSO

Por Benjamim Cafalli

Congresso ruim demais. Pior, fomos nós que os elegemos

congresso
Por Benjamim Cafalli

 O péssimo Congresso

Tem outros motivos além de o principal, é o retrato “cuspido e escarrado”, corruptela de “esculpido em [mármore de] Carrara” do brasileiro, afinal, todos os parlamentares de ambas as Casas foram eleitos.

Faz tempo que as coisas não andam bem no país, com raros lusco-fuscos de esperança de que a situação econômica vai melhorar, principalmente para os das classes mais baixas. Um exemplo é o Bolsa Escola (FHC), depois transformado por Lula no seu primeiro mandato em Bolsa Família.

Mas, mesmo com o programa, as condições dessas pessoas continuam muito difíceis, o que as fez procurar por saídas espirituais. Então, surgiram as centenas de igrejas “evangélicas” – há, sem dúvida, as que merecem respeito – com pastores prometendo o Paraíso para seus fiéis. Estes continuaram na pindaíba, já os “pastores” enricaram, moram em mansões, viajam em jatinhos particulares. Muitos deles, malafaias, crivellas, sóstenes, fecilianos e outros da mesma laia, formando a bancada evangélica.

A bancada da bala surgiu em razão da falta de Segurança Pública. Foram eleitos ex-policiais prometendo soluções violentas para o problema, o que veio ao encontro do desejo recôndito de grande parte da população.

 Os episódios de corrupção ocorridos durante os governos Lula e Dilma também contribuiram para a eleição de “honestos” parlamentares, todos com o mesmo comportamento daqueles que prometeram combater.

Tudo isso foi exacerbado durante os lamentáveis quatro anos de governo do ignaro ignóbil. É enorme o número de pessoas que ainda o apoiam e que elegeram parlamentares indicados por ele e seus asseclas. E o inefável Arthur Lira, presidente da Câmara, que dava as cartas no governo Bozo, continua com grande poder no atual.

O Congresso assistiu calado à tentativa de golpe em 8 de janeiro. Se não fosse pela atuação do STF sabe-se lá o que teria acontecido. Hoje, congressistas, principalmente do PL, partido do coordenador da tentativa, trata os golpistas como coitadinhos na CPMI dos Atos Golpistas. E protege os chefetes da tentativa quando vão depor.

O Congresso nada fez em relação ao Marco Temporal das Terras Indígenas. Bastou que o STF decidisse a respeito do tema para que fosse aprovada medida trombando com a decisão da Corte. Lula prometeu vetar. A ver.

Sem esquecer que muitos dos recursos ao STF são propostos por congressistas que discordam de despautérios propostos por colegas. Então, estes atacam a Corte dizendo-a ditatorial.

Em relação ao aborto, o mesmo comportamento, em evidente confronto com o STF. O proposto no Congresso não leva em conta a separação Estado e Igreja que vige no país. Pesaram os conceitos religiosos, o que é um despropósito em um Estado laico.

Raramente o que é de interesse do país é votado sem que haja uma barganha envolvendo liberações de verbas, nomeação para cargos no governo. O que mais fazem e legislar em causa própria. Está em andamento, por exemplo, um projeto para anistiá-los dos crimes cometidos e que pretendem cometer.

As “nobres excelências” votam de acordo com os próprios interesses seguindo líderes, muitos dos quais deveriam estar cumprindo penas não fosse a lentidão e a benevolência com que a Justiça os trata. Gozam de um benefício cujo nome mais adequado é foro desaforado.

 Quem sabe, a única saída seja Lula, antes da cirurgia e sem andador,  agir como Nikita Khrushchov, ex-primeiro-ministro da URSS, quando em 12 de outubro de 1960, ao discursar na Assembleia Geral da ONU, tirou um sapato e espancou a tribuna com ele. Se ele resolver abrir o jogo de vez, contar tudo o que está sendo exigido dele na surdina pela oposição para que possa governar, pode haver um problema inicial, mas, depois, os “negociatadores” podem se ver constrangidos a se comportar decentemente.

 Lembrando, mais uma vez, Millôr Fernandes, “Livre pensar é só pensar”.

 Confirmando uma das leis de Murphy

 E a abertura do “Mirando”: não há nada tão ruim que não possa piorar.  Câmara dos Deputados – uma das casas do Congresso – protocolou, ontem, uma PEC que, se aprovada, permitirá ao Congresso a derrubada de decisões do STF. Foram 175 assinaturas, quatro a mais que o necessário.

Trata-se de uma revanche dos ruralistas à aprovação do Marco Temporário das Terras Indígenas. Baixaria bem ao estilo deles.

Mais uma deles

O deputado federal Tião Medonh ops! Medeiros, da bancada ruralista, está propondo como medida para proteger os pecuaristas que sejam proibidas as pesquisas para produção de carne  sintética, a de laboratório.

Uma ação para proibir a proposição de sandices, nem pensar, né mesmo?

Nem o teoricamente favorecido concordou

A inacreditável decisão do ministro do STF “Adias” Toffoli anulando todas as provas contra a Odebrecht (hoje Novono) obtidas na Lava Jato não foi aceita nem pela empresa.

A Novonor solicitou ao ministro que levou em conta ao tomar a decisão tudo menos as leis que  mantenha a  “ampla preservação jurídica, econômica e reputacional” do acordo de leniência fechado sob sua antiga denominação assim como as das colaborações firmadas por diretores e altos funcionários. Reconhecimento de culpa maior que esse, só dois desses.

Shame on you, “Adias”.

Quem merece homenagem é ela

 Em junho, o bozista governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em conluio com a Assembleia Legislativa, deu o nome do violento secretário de Segurança Pública do estado no tempo da ditadura militar, coronel Erasmo Dias, a um entroncamento rodoviário. Entre as façanhas do defensor da tortura e de assassinatos, está a invasão da Pontifícia Universidade Católica no dia 22 de setembro de 1977, campus da Rua Monte Alegre.

 À época, a reitoria era ocupada por Nadir Gouvêa Kfouri, de quem este mirandeiro teve a honra de ser sobrinho. Entre os acontecimntos, um ficou marcado. Quando o comandante da invasão estendeu a mão para cumprimentar tia Nadir teve como imediata resposta “Não dou a mão a assassinos”.

Está sendo divulgado um pedido para que a futura estação do metrô nas proximidades da PUC ganhe o nome de Estação Nadir Kfouri.

Nadir Kfouri

Segue o link para aqueles que desejem homenagear uma valorosa pessoa:

 https://chng.it/wMYk8728

 E agora, ministros?

Que vergonha, hein? É o resultado de procurar pelo em ovo em vez de lidar com a realidade dos fatos. Uma investigação feita pelo Operador Nacional do Sistema determinou que a causa do apagão ocorrido em agosto passado teve origem em uma falha técnica em uma linha de transmissão da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) no Ceará.

Mas os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Flávio Dino, da Justiça! e candidato à vaga de Rosa Weber no STF, e Rui Costa (Casa Civil) foram rápidos em disparar falsas conjecturas, em Português claro, mentiras absurdas, atribuindo o apagão a uma conspiração para favorecer a privatização da Eletrobras e, pior, aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Nenhum deles se manisfestou a respeito do laudo do ONS. Devem estar contando com a falta de memória das pessoas.

Vai entender

Os alunos da Universidade de São Paulo estão em greve. Exigem que a USP contratem mais professores, a escola perdeu 818 docentes nos últimos nove anos, várias matérias fundamentais estão sem aulas.

A diretoria autorizou a contratação de 879 professores, mas isso não tem como acontecer da noite para o dia.

O estranho é que os grevistas estão impedindo que professores que desejam dar aulas entrem nas faculdades. Um deles, de Direito, ao ser barrado na porta da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, declarou “Disseram: ‘Professor, não entra’. São alunos de Direito, impedindo um direito fundamental, de ir e vir”.

Uma professora de Bioquímica, também impedida de entrar, disse “Não entendo como impedir agressivamente de assistir à aula melhora algo na universidade”.

Existe a ideia de os professores voltarem a dar aulas virtuais, como aconteceu durante a pandemia. Muitos alunos não concordam com o movimento e estão procurando os docentes para que deem aulas virtuais.

 Ontem, professores aderiram ao movimento, dizem que a situação é insuportável, estão dando aulas em classes com mais de 170 alunos, muitos sentados no chão.

De qualquer forma, repete-se a história dos trotes, os contra se omitem. A maior parte os alunos e professores não apoia o movimento, mas se submete à vontade dos grevistas.

Há que pensar se a greve é a melhor estratégia, se tem sentido o  “Quero aula mas não deixo dar aula”.

 Não se pode esquecer quem governa o estado e quem é seu secretário da Educação.

 Não tem remédio

 Ouvido no SP1: “Uma pessoa foi socorrida até o hospital”. Quero um exemplar do dicionário em que levado e socorrido são sinônimos, procurei e não achei.

(CACALO KFOURI)

                                                                   ***************

Copiada do UOL

Criança de dois anos é baleada após atirador perseguir homem em rua de BH

Aos policiais, o homem de 28 anos afirmou não saber o motivo do ataque, já que não possui(!!!) desavença com ninguém. A companheira dele também informou desconhecer qualquer problema que levasse a uma tentativa de homicídio. Segundo o boletim de ocorrência, o casal disse que saía da loja que possui(*) para colocar o lixo na rua e iria embora, quando foi surpreendido.

(!!!)(*) Não é poético ao extremo não “possuir” desavenças? Não tem, cara-pálida. O segundo”possui” até que “possui” sentido, o casal é dono da loja.

Será que só este escriba “possui” aversão a um dos verbos mais antipáticos do vernáculo?

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo

 legenda
 jefe: Ancelmo Gois
 miss Caixa/mistake: Ana Cláudia Guimarães (editora)
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto
Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações. E, afinal,  qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem mirar?  Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. Sem esquecer de que mistake/miss Caixa é a editora.
Cantinho del jefe

1 – O trânsito na pequenina Rua Saturnino de Brito, no Jardim Botânico, ficou um inferno ainda pior do que todo dia, nesta(XXX) quarta-feira, por obra do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

(XXX) Desta vez foi o jefe… Mas deve ter sido quem? Quem? “Hoje” é quinta, quarta foi “ontem”… nessa…

 2 – . Vice-presidente da OAB-RJ e presidente da (comissão de celeridade processual,)(?)

 (?) Jefe, merece uma caixa-alta, caramba.

3 – . A empresária e designer Maria Oiticica recebe, amanhã, no plenário do palácio(X) Pedro Ernesto, a Medalha(?) Chiquinha Gonzaga. (…). A medalha(?) Chiquinha Gonzaga é uma comenda da Câmara Municipal do Rio

(X) Caixa-alta, jefe.

(?) Caixa-alta, jefe.

4 – . Minha Biblioteca promove, dia 03, a partir das 15h, a mesa(X)redonda:

(X) Em nota anterior está certo, com hífen.

5 – . A Finch, primeiro sistema de Inteligência Artificial aplicado ao mundo Jurídico(???), completa 10 anos de existência.

(???) Por quê, por quê, por quê?

Cabe só uma definição para o blog: “Música ritmada do afrodescendente em situação de descontrole mental”!

Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 – O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, esteve nesta(X) quarta-feira

(X) Mein Got, Tico e Teco do errador vivem em coma. Cara-pálida, publicou a nota na quinta, às 6h01, atualizou oito horas depois, e não notou que quarta foi ontem, nessa?

 Cantinho da mistake/miss Caixa

 1 – Participaram do encontro os ministros do Superior Tribunal de Justiç(X),

(X) Falta “a”, mistake.

2 – Depois de ter pedido negado, a única opção foi procurar a justiça(X) para resolver a questão

(X) Caixa-alta, miss Caixa.

3 – A premiação(!!!), que concorreu na categoria Magistrado, será realizado(!!!) após a 2ª Sessão Extraordinária de 2023, a última da gestão da presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber,

(!!!) Que beleza! Mistake, tenha dó, vá? Ponha aqui o “a” que não usou antes.

 4 – Globo exibe ‘Os Outros(?)’ em evento em Cannes

Durante a programação oficial do MIPCOM 2023, evento que será realizado em outubro em Cannes e que reúne grandes nomes do entretenimento mundial, a Globo irá apresentar um episódio de “Os outros”(?).

(?) E “osotros” também, miss Caixa?

5 – (…) O MIPCOM também vai marcar o lançamento internacional das novelas “Terra e paixão(?)” e “Amor perfeito(?)“.

(?) Também de “Terra e Paixão” e “Amor Perfeito”, as exibidas na Globo, miss Caixa?

Perdigão faz campanha publicitária caçoando dos constantes atrasos dos trens da Supervia(X).

(X) Mistake, os da SuperVia cumprem os horários?

                                                                  ***************

1 thought on “Congresso ruim demais. Pior, fomos nós que os elegemos

  1. Estou me lembrando de uma frase proferida por Ulysses Guimarães:
    ” Estão reclamando deste Congresso ? Esperem o próximo !
    Tudo começa nos Municípios. A eleição, para Vereadores e Prefeitos é a mais importante de todas. Se os municípios elegerem vereadores e prefeitos incompetentes e corruptos, certamente eles apoiarão candidatos a Governador, Deputado Estadual e Federal, com inclinações não muito republicanas. Não “importa muito”, quem será o Presidente do país. Se Irmã Dulce fosse eleita Presidenta do Brasil, em 60 dias, ela estaria de mão dadas e rezando com o CEO do Centrão. Deus, tenha piedade de nós !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter