guerra ou paz

“Guerra ou Paz”. Por Meraldo Zisman

“GUERRA OU PAZ” 
O Caminho para uma Solução Duradoura em Israel e Gazaguerra ou paz

No dia 7 de outubro, o Hamas destruiu o frágil esquema de defesa do Sr. Netanyahu. Os terroristas comprometeram o contrato social de Israel ao desmantelar a doutrina de segurança criada para protegê-lo. A dissuasão revelou-se ineficaz, a prevenção de ataques estava ausente, a defesa interna falhou, e o Hamas causou a morte de 1.400 pessoas em comunidades israelitas.

Longe de celebrarem a vitória, os soldados e agentes de Israel foram humilhados. O colapso da doutrina de segurança de Israel desencadeou um bombardeio intenso contra o povo de Gaza. O motivo é tentar restaurar esse princípio fundador. Israel deseja permitir que cerca de 200 mil evacuados retornem às suas casas. Além disso, mostrará aos seus numerosos inimigos que ainda pode se defender.

Acima de tudo, percebeu que, ao optar por assassinar israelenses, independentemente de quantos palestinos morram em Gaza, o Hamas demonstrou ser resistente. A única maneira de sair do ciclo de violência é desmantelar o governo do Hamas — o que implica eliminar seus principais líderes e destruir sua infraestrutura militar.

A sugestão de que uma guerra envolvendo a morte de milhares de pessoas inocentes pode levar à paz agradará a muitos. No passado, um ato de violência desencadeou outro. Este é, de fato, o maior risco hoje. No entanto, enquanto o Hamas governar Gaza, a paz será impossível. Os israelenses se sentirão inseguros, e seu governo atacará Gaza preventivamente sempre que o Hamas fizer ameaças. Sufocados pela segurança israelense constantemente reforçada e mortos como escudos humanos do Hamas nos ataques preventivos israelenses, os palestinos se radicalizarão. A única forma de avançar é enfraquecer seu controle enquanto se criam as condições para que algo novo surja.

Isso começa com uma nova liderança para ambos os lados. Em Israel, Netanyahu será pressionado a deixar o cargo, uma vez que estava no poder em 7 de outubro e sua reputação como o mais firme defensor de Israel foi destruída. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor. Seu sucessor terá que obter um mandato para uma nova doutrina de segurança. Isso deveria incluir um plano de paz e o controle dos colonos israelenses, que ainda hoje perturbam e matam palestinos na Cisjordânia. Os palestinos precisam de líderes moderados com um mandato democrático. Atualmente, eles não têm nenhum. Isso se deve em parte ao fato de Netanyahu ter fortalecido o Hamas, mas também porque Mahmoud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, afastou potenciais rivais.

A questão é como impedir que o Hamas ou seu sucessor retomem o controle de Gaza antes que novos líderes possam emergir de eleições justas. Daí a segunda condição para a paz: uma força que garanta a segurança em Gaza. Israel não pode fornecê-la como potência ocupante. Em vez disso, a faixa precisa de uma coalizão internacional, possivelmente envolvendo países árabes que se opõem ao Hamas e ao seu apoiante, o Irã.

Como defendemos em líderes anteriores, a criação de uma coalizão com a qual todas as partes possam concordar exigirá liderança comprometida por parte dos Estados Unidos e um ato de fé por parte da região. E isso nos leva de volta à condição que torna tudo isso possível: uma guerra para enfraquecer o Hamas o suficiente para permitir que algo melhor ocupe seu lugar.

Como Israel conduz essa guerra é crucial. Deve honrar seu compromisso de respeitar o direito internacional. Isso não apenas é a coisa certo a fazer, mas permitirá que Israel sustente um amplo apoio ao longo dos meses de combate e encontre apoio para promover a paz quando os combates cessarem, ao sinalizar uma mudança.

Isso implica permitir a entrada de muito mais ajuda humanitária e estabelecer verdadeiras zonas seguras no sul de Gaza, no Egito ou — como uma demonstração de sua sinceridade – no Neguev, dentro de Israel.

Um cessar-fogo é prejudicial à paz, pois permitiria ao Hamas continuar a governar Gaza por consentimento ou pela força, com a maioria de suas armas e combatentes intactos. Os argumentos a favor de pausas humanitárias são mais fortes, mas mesmo estas envolvem concessões. Pausas repetidas aumentariam a probabilidade de sobrevivência do Hamas. Em suma: este trecho sugere que a única maneira de avançar em direção à paz é enfraquecer o controle do Hamas e criar condições para o surgimento de novas lideranças. Para isso, é necessário haver uma nova liderança em Israel e líderes palestinos mais moderados com um mandato democrático.

Além disso, menciono a necessidade de uma força internacional para garantir a segurança em Gaza, uma vez que Israel não pode fornecê-la como potência ocupante.

_____________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

Acaba de relançar “Nordeste Pigmeu”. Pela Amazon: paradoxum.org/nordestepigmeu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter