PERIGO - NAVIO - TERMINAL DE GÁS

Jeffer Castelo Branco fala dos riscos em Santos, relativos aos navios-bomba

NAVIOS-BOMBA
NAVIO-BOMBA; PERIGOS DO TRÁFEGO NO PORTO DE SANTOS

REPRODUÇÃO DE ENTREVISTA DE MARCO ANTONIO VILLA COM O AMBIENTALISTA JEFFER CASTELO BRANCO, PUBLICADO NO CANAL DE MARCO ANTONIO VILLA 6 DE NOVEMBRO DE 2023

O ambientalista questiona a implementação do projeto de Reforço Estrutural de Suprimento de Gás da Baixada Santista, popularmente chamado de “navio bomba”.  Segundo ele, o projeto  fere protocolos internacionais, assinados pelo Brasil; a tecnologia de vaporização traz inúmeros riscos ao estuário e, por fim, o risco de causar um acidente de proporções graves na região. E explica a reação contrária ao projeto de Reforço Estrutural de Suprimento de Gás da Baixada Santista, em ação no Ministério Público.

“Esse navio tem uma potência em TNT equivalente a 55 bombas de Hiroshima, ou seja, 825 quilotons. Para ser mais objetivo, uma potência 824 vezes maior que a de Beirute.”

 

Navio-bomba: potencial equivalente a 55 bombas de Hiroshima no Porto de Santos - PortogenteJEFFER CASTELO BRANCO –

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Análise Ambiental Integrada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Campi Diadema e Baixada Santista; Bacharel em Serviço Social, pela Unifesp, Campus Baixada Santista; Formação técnica em Meio Ambiente; Formação em Avaliação de Risco à Saúde Humana, a experiência brasileira com a metodologia ATSDR (Ministério da Saúde/UFRJ). Atua nas áreas de Meio Ambiente, Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental e Saúde Socioambiental; Pesquisador no Núcleo de Estudos Pesquisas e Extensão em Saúde Socioambiental da Universidade Federal de São Paulo (NEPSSA-Unifesp); Membro do Grupo de Pesquisa Educação Interprofissional em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (GPEIS); Atuou no Programa de Aperfeiçoamentos Didático na Unifesp Baixada Santista nas Unidades Curriculares, Trabalho em Saúde e Seminários Temáticos em Saúde Socioambiental. Promove articulação entre universidade, lideranças de bairros e moradores em áreas socioambientalmente vulneráveis, atuou no projeto Incubadora de Sonhos no desenvolvimento teórico para o fomento da Economia Solidária na região da Baixada Santista – SP. Experiência profissional em operações de processos químicos industriais (síntese de solventes clorados e incineração de resíduos perigosos); Diretor da Associação de Combate aos Poluentes (ACPO). Membro fundador da Associação de Saúde Socioambiental (ASSA). Atuou como assessor na área ambiental na Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá/SP; Atual na Comissão Nacional de Segurança Química. Atual no Conselho Estadual de Meio Ambiente.

VEJA MAIS: 

https://acpo.org.br/nossa-luta/campanhas/navio-bomba/

 

1 thought on “Jeffer Castelo Branco fala dos riscos em Santos, relativos aos navios-bomba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter