Anotações

Anotações – (1). Por José Paulo Cavalcanti Filho

anotações

Vivo para ler e escrever. Mudança importante, nas rotinas que cumpro, aconteceu ano passado com a eleição para a (cadeira 39, que foi do amigo Marco Maciel), na Academia Brasileira de Letras. Que passei a receber, em média, três livros por dia e sempre com dedicatórias generosas. Como que à espera de comentários. Por isso tenho agora que ler ainda mais. Para responder a todos, é o preço. Além dos pedidos de prefácios, até quatro por semana, que desisti de atender. Por ser desumano. Perdão aos que já pediram e aos futuros, que ainda não. Ocorre que, nesse dia-a-dia, faço pequenas observações que gostaria de dividir com os amigos. E o farei, a partir de agora, sempre com esse título. Espero só que o leitor não desaprove por completo.

***

Encerrei uma série de colunas sobre Os últimos dias de Fernando Pessoa citando a deusa da poesia portuguesa, Sophia de Mello Breyner Andresen. Seu filho, jornalista e romancista (de Equador) Miguel Souza Tavares, me mandou bilhete que vale a pena reproduzir: ‒ Obrigado, amigo Zé Paulo, por se ter lembrado da senhora minha mãe para encerrar essa série magnífica de textos sobre os últimos dias de Pessoa. De facto os poemas dela sobre Pessoa, e esse obstinado fascínio que revelam, sempre foi coisa que a um tempo me deslumbrou e, ao mesmo tempo, me intrigou, visto que nada de semelhante se deu na existência de ambos. Quando ela era uma poetisa da luz e ele da sombra, ela uma eterna viajante e ele um homem assumidamente escondido do mundo. E é quase em desespero que, num poema das Cíclades, ela escreve

Invoco o teu nome

Como se aqui

O negativo que foste de ti próprio/

Se revelasse….

***

Ignácio de Loyola Brandão, querido confrade na ABL, também fez comentário que vale a pena ver: ‒ Mas quem disse que Pessoa morreu? Para mim, pelo tanto que produziu de impressionante grandeza, ele subiu aos céus. Tinha feito tudo, de bom e do melhor. Sentiu desfastio, olhou em volta e viu Portugal, a Europa, o mundo de hoje, esta humanidade que de humana nada tem, estes homens deixando de ser sapiens. Percebeu que não gostaria de viver neste futuro (presente para nós) e desencarnou, deixando no ar mais um mistério ‒ entre os muitos que tinha em torno ‒, de que morreu? Para mim, morreu de falência total da humanidade.

***

O Governo Federal, na Educação, esquece o mérito e escolhe alunos por sorteio, como no Colégio de Aplicação de Pernambuco. E na mesma hora, para a administração, esquece o sorteio e escolhe seus funcionários pelo mérito. Via concurso público. Lembro Emerson (Ensaios), “a coerência tola é um espantalho de espíritos insignificantes, adorada por filósofos, sacerdotes e pequenos homens de Estado”. É mesmo. Difícil de entender (e aceitar) essa contradição absoluta na ausência de critérios. Coisas de “pequenos homens de Estado”, talvez.

***

Em livro muito interessante do mestre Luciano Oliveira, 10 Lições sobre Hannah Arendt, vejo que essa autora escolhia títulos provisórios para seus livros, substituídos mais tarde nas publicações definitivas. Como Origem do totalitarismo, que no começo se chamaria Os 3 pilares do inferno. Ou A condição humana, antes Amor mundi (amor do mundo). Comigo também. Ao escrever uma biografia sobre Fernando Pessoa, escolhi título que o ligasse à “loucura rotativa” (assim chamava) da avó Dionísia. E a ele próprio que, por várias vezes, quis se internar em asilos psiquiátricos. A partir de sua definição sobre a loucura, em carta ao amigo Armando Côrtes-Rodrigues (de 19/01/1915): “Viagem entre almas e estrelas, pela Floresta dos Pavores. E deus, fim da estrada infinita, à espera do silêncio de sua grandeza”. Por isso escolhi, como título, A Floresta dos Pavores de Fernando Pessoa. Maria Lectícia achou um horror. Preferiu outro. E consultei um monte de amigos por continuar preferindo meu título inicial, o tal da Floresta dos Pavores. Só que o resultado deu unanimidade, contra. Razão pela qual acabou sendo Fernando Pessoa, uma quase autobiografia. Que, aqui para nós, ficou bem razoável. Tanto que acabou mantido nos 12 países em que o livro foi, até agora, traduzido.

* * *

Morreu o amigo queridíssimo Sebastião Dias. Pena. Um gênio. Dele é a música preferida por João Carlos Paes Mendonça e também minha. A simplicidade, em lugar da sofisticação literária dos eruditos, ou dos compositores que tanto sucesso fazem nas elites e nas Universidades. Para quem não conhece aqui vai a letra, imortal, de Conselho de um pai ao filho adulto:

Por favor filho querido me escute pense bem

Seu velho pai quer lhe dar o valor que você tem

Você está na idade de alcançar a liberdade

De fazer sua vontade, tornar-se homem também.

 

Tem umas coisas meu filho que eu queria lhe dizer

Lhe eduquei como podia já cumpri com meu dever

Você agora decida, o futuro lhe convida

Eu gerei Deus deu-lhe a vida, é você quem vai viver.

 

Queira espinhos no começo, aguarde flores no fim

Respeite o seu semelhante siga o bom deixe o ruim

Por onde você passar reconheça o seu lugar

Pra ninguém se envergonhar de um filho meu nem de mim.

 

Defenda a moral sem sangue, ajude a quem precisar

Quando tiver precisão peça um pão pra não roubar

Ouça o velho ame o menor, pense em Deus faça o melhor

Coma e vista do suor que seu rosto derramar.

 

Não queira ouro roubado nem amor por fantasia

Escolha mulher sincera para sua companhia

Faça meu filho o que eu fiz, veja como sou feliz

Só casei com quem eu quis e sua mãe com quem queria.

 

O mundo tem dois caminhos, um é certo o outro errado

Na escolha de um deles é preciso ter cuidado

Se você não escolheu um deles pra ser o seu

Se quiser seguir o meu, o exemplo é meu passado.

 

Mesmo na maior idade quero estar sempre contigo

Lhe ensinando bons caminhos lhe livrando do perigo

Estando perto ou distante não lhe deixo um só instante

Porque de agora em diante além de pai sou amigo.

 

Corra o mundo faça amigos, conheça o que eu conheci

Transmita o que eu lhe ensinei, conquiste o que eu consegui

Aproveite a juventude, ame a paz, honre a virtude

Quando quiser quem lhe ajude seu velho pai está aqui.

 

Em louvor ao amigo lembro versos da poeta de Caicó (RN), Constância Uchoa,

Com a vinda do Messias

Dias melhores virão

Mas nunca haverá um Dias

Melhor que Sebastião.

_______________________________________________

José Paulo Cavalcanti FilhoÉ advogado, escritor,  e um dos maiores conhecedores da obra de Fernando Pessoa. Ex-Ministro da Justiça. Integrou a Comissão da Verdade. Vive no Recife. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, cadeira 39.

jp@jpc.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter