AINDA BEM

Ainda bem. Por José Paulo Cavalcanti Filho

Ainda bem…Volto a escrever  depois de férias. E já digo qual a notícia que mais me preocupou, durante esse tempo em que andei longe das folhas ‒ a da minha morte…

Ainda bem

Volto a escrever  depois de férias. E já digo qual a notícia que mais me preocupou, durante esse tempo em que andei longe das folhas ‒ a da minha morte.

Foi assim. O ilustre Francisco Queiroz Cavalcanti, ex-presidente do TRF da 5ª Região, me mandou mensagem (transcrevo como foi postada) que recebeu pelo zap: “ZÉ PAULO CAVALCANTI ou ZÉ PAULINHO, como conhecido: Pesar pelo passamento de Zé Paulinho, contemporâneo de trajetória democrática, acima de tudo. Sempre com opiniões firmes, mesmo que eu pudesse dele discordar nos últimos tempos (trata-se de mais um que considera seja, essa corrupção de Petrobras e agregados, só uma “conspiração inventada por Ministério Público do Brasil e governo dos Estados Unidos”), mas ele argumentava com muita propriedade (se é “com muita propriedade”, por que discorda?). Valorizava o estudo, a cultura. Inesquecível será, pois era e é um expert em Fernando Pessoa. Perde a cultura; vai-se um imortal. Zé Paulinho estava no patamar de quem se cuidou intelectualmente: um leitor, um analista da cena nacional política e cultural. Claro que isso faz uma falta danada. Não era um ser raso. Muito ao contrário. Acompanhava-o pelos seus artigos, nos jornais. Pelos seus debates da CBN, com as suas agudas análises. Um independente no pensar!!! Repito: um independente no pensar!!! Meus duplos respeitos ao ser humano e ao homem da cultura. Condolências aos colegas do MP-PE (como?, se não sou de lá), Allana (mínima ideia de quem seja) e Zé Paulo (quem?) em especial. A.S.F. 20/01/2024”.

O que fazer numa situação dessas?, eis a questão. Mal não estava, pelo contrário, que no momento da ligação jogava tênis. Ainda vivo, claro, e pode lá um morto jogar tênis? Como se responde a uma notícias dessas, caro leitor, que se alastra como fogo subindo morro ou água descendo? Para minha sorte, o amigo Luiz Andrade logo esclareceu o ocorrido em mensagem no zap da APLJ: “Boa tarde, confrade José Paulo Cavalcanti Filho. Faleceu hoje um xará seu, pai de um companheiro homônimo do MPPE e alguém confundiu com sua pessoa. Apressei-me em esclarecer o terrível equívoco”. Ainda bem. Tratava-se de José Paulo Cavalcante Xavier (que Deus o tenha), pai de outro José Paulo, Cavalcante Xavier filho. Reverências ao morto, solidariedade aos familiares e obrigado Luiz Andrade, fico devendo mais essa.

Pior é que nem deu para ficar com raiva, que o autor da nota foi até simpático. E enganos assim podem ocorrer. Seja como for já digo a quem quiser escrever sobre isso, algum dia (lá pelos anos 2070 ou mais, espero), guarde esse papel que, quando chegar minha hora, já estará tudo pronto. Basta só copiar.

Para ficar no tema, lembro quando estávamos um dia no cemitério de Santo Amaro, em frente ao túmulo do governador Agamenon Magalhães ‒ avô de Maria Lectícia, bom lembrar. Creio ser o maior de lá. E está quase vazio, dentro apenas o próprio, dona Antoniêta e mais uns poucos. Então, do nada, ela olhou para mim e disse

‒ José Paulo, quando o primeiro de nós dois morrer EU vou enterrar VOCÊ aqui.

Tudo bem, que com certeza prefiro ir antes. Machado de Assis disse o mesmo a sua mulher, Carolina. Mas uma coisa me preocupou, onde? exatamente. É que no lado direito do túmulo, gravado no mármore a inscrição “História”, de tarde o sol é de rachar. Não há quem aguente. Enquanto no esquerdo, com a inscrição “Virtus”, há sombra de uma pequena mangueira. Então perguntei

‒ De que lado?

‒ Você escolhe.

Preferi o da sombra, claro, as tardes ali vão ser bem mais agradáveis. O que me torna um privilegiado, não é todo mundo que pode escolher o lado do túmulo em que vai ser enterrado. Desde já grato, dona Lectícia.

Aproveito e lembro dois pedidos que lhe fiz, na hora. Primeiro é ser enterrado com charuto e caixa de fósforos junto, pelo sim pelo não… Segundo, e com óculos. Até porque nasci usando. E não tiro para nada, sequer para mergulhar no mar. A ideia nasceu quando, no Morada da Paz, vi a queridíssima Ana Coutinho no caixão com os tais óculos. Dona Lectícia perguntou se não seria mais elegante por no bolso do paletó. Recusei, explicando:

‒ Não acredito em céu, mas vai ver que exista. Também não acredito que mereça ir prá lá, mas quem sabe vá. O risco é chegar e, na entrada, um cidadão vir falar

‒ Tudo bem?, amigo Zé Paulo.

E eu, sem ver nada caso não esteja com os tais óculos,

‒ Perdão, mas quem é Vossa Senhoria?

‒ Não tás me reconhecendo?, rapaz, sou J. Cristo.

Já pensou a vergonha? Embora creio que, generoso como (dizem que) é, haveria de compreender. Seja como for, pelo sim pelo não, e para evitar maiores constrangimentos, insisto nos tais óculos.

Outro problema é que recebi, do Governo, a ordem do Cruzeiro do Sul. Mais importante condecoração do Brasil, tanto que só pode ser entregue pelo Presidente da República. Ligou para mim um diplomata do Itamarati para definir os detalhes da cerimônia. Agradeci e pedi mandassem pelos Correios, já passei da idade em que me encanto com essas honrarias. Ele respondeu “Será a primeira vez, que todos chegam aqui com fotógrafos para por nos jornais de suas cidades”. Insisti. E correu tudo bem. Chegou numa bela caixa de madeira. Enorme, a medalha é quase do tamanho de minha barriga (que já não é pequena). Problema é que ninguém sabe que recebi. O que não é muito bom. Então, desejando que todos tivessem conhecimento, perguntei a dona Lectícia

– Pelo menos vai por no caixão durante meu velório?

‒ Não!

‒ E por que?

‒ Porque é muito brega!!!

Em resumo, serei um dia enterrado sem medalhas. Tudo bem, não vou insistir. Mas, pelo menos, com charutos e de óculos. Assim espero. Por tudo, então, encerro essas primeiras linhas do ano dizendo ser um prazer estar de volta. E vivo, graças. Adeus.

_______________________________________________

José Paulo Cavalcanti FilhoÉ advogado, escritor,  e um dos maiores conhecedores da obra de Fernando Pessoa. Ex-Ministro da Justiça. Integrou a Comissão da Verdade. Vive no Recife. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, cadeira 39.

jp@jpc.com.br

 

1 thought on “Ainda bem. Por José Paulo Cavalcanti Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter