Cuida da sua vida

Cuida da sua vida. Por Paulo Renato Coelho Netto

…Dercy Gonçalves, atriz brasileira que venceu na vida cuidando da própria vida, declarou: “Se tenho pecados, não lembro. A vida é um segredo. Num susto, se morre.”…

Cuida da sua vida

“A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro.” O pensamento é do filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903). Trazendo para os dias atuais, abaixo da imaginária Linha do Equador, sob escaldantes e constantes 35° Celsius, o que Spencer disse foi o seguinte: “Cuide da sua vida.”

Sempre haverá um enxerido orbitando a existência alheia. Tem algo mais constrangedor que ouvir a opinião de quem você não pediu, não quer ouvir, não se importa a mínima e, principalmente, não perguntou? Piora se as considerações forem sobre a sua vida.

Dercy Gonçalves, atriz brasileira que venceu na vida cuidando da própria vida, declarou: “Se tenho pecados, não lembro. A vida é um segredo. Num susto, se morre.”

Tradução simultânea: “Se tenho pecados, claro que sim, mas são meus e não da sua conta. Cuide da sua vida. Cometa os próprios pecados. Erre seus próprios erros e boca fechada. Num susto, se morre.”

Em outras palavras, ninguém tem nada com o que você fez, faz ou fará, desde que não prejudique ninguém.

Caso seja sua opção pessoal, siga a máxima do ator e eterno provocador Antônio Abujamra. “A vida é sua, estrague-a como quiser”.

O tempo passa rápido demais para gastá-lo de olhos nos outros.

Nossa existência é subcutânea. Só você sabe o que acontece sob sua pele.

Se você fumar a vida inteira, não reclame da tosse quando ficar idoso.

Convoque uma reunião com você mesmo. Sobrecarregada ou leve, cedo ou tarde a verdade se sentará no seu colo.

Não terceirize sua jornada. Você vai chegar onde chegar caminhando com suas próprias pernas.

Cuide de você, do seu jardim, do seu dinheiro, das suas amizades, dos seus filhos.

Cuide dos seus pais. Um dia eles vão embora, muitas vezes sem tempo para se despedir.

Se puder, cuide pelo menos um pouco de quem você nunca viu. É importante.

Por fim, cuide bem de quem cuida bem de você.

No mais, fico com os versos do Charlie Brown Jr: “Tanta coisa errada, Vamos viver nossos sonhos, Temos tão pouco tempo”.

___________________________________

paulo rena

Paulo Renato Coelho Netto –  é jornalista, pós-graduado em Marketing. Tem reportagens publicadas nas Revistas Piauí, Época e Veja digital; nos sites UOL/Piauí/Folha de S.Paulo, O GLOBO, VICE Brasil e Observatório da Imprensa. Foi repórter no jornal econômico Gazeta Mercantil e no Diário do Grande ABC. É autor de sete livros, entre os quais, “2020 O Ano Que Não Existiu – A Pandemia de verde e amarelo”.capa - livro Paulo Renato

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter