educação

Educação: números aterradores. Por Arnaldo Niskier

… o jornal “Folha de S. Paulo” publicou números simplesmente aterradores sobre as perspectivas da educação brasileira. O país não atinge meta de crianças no ensino fundamental, um terço está fora das creches por falta de vagas e o país tem quase 10 milhões de jovens sem estudar nem trabalhar.

Design de papel de parede de educação científica desenhados à mão | Vetor Grátis

Na edição de 23 de março de 2024 o jornal “Folha de S. Paulo” publicou números simplesmente aterradores sobre as perspectivas da educação brasileira. O país não atinge meta de crianças no ensino fundamental, um terço está fora das creches por falta de vagas e o país tem quase 10 milhões de jovens sem estudar nem trabalhar.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2023 mostram que apenas 38,7% das crianças de até três anos estavam matriculadas em creches no país. Nada menos de 63,7% não foram matriculadas por opção dos pais ou responsáveis. Apesar da determinação legal, o país ainda não conseguiu universalizar o acesso de crianças de 4 e 5 anos de idade à escola. O Supremo Tribunal Federal decidiu que a educação básica é um direito fundamental e que a oferta de vagas em creches e pré-escolas para crianças de até cinco anos pode ser exigida individualmente ao poder público. Mas o que se faz na prática?

No capítulo do ensino médio, estamos fazendo alguma coisa. Aumentamos a carga horária das matérias obrigatórias, especialmente Português e Matemática. Mas temos quase 10 milhões de jovens que não estudam nem trabalham. É claro que com melhor ensino as chances de empregabilidade são bem maiores. As dificuldades atingem o naipe feminino e a população parda e preta. As políticas públicas para o setor são ainda muito fracas. Surge vez por outra uma luz de esperança, como o anúncio de que a antiga sede da Leopoldina, no Rio, pode ser uma bela escola técnica. É uma boa ideia.

O menor índice da série histórica da PNAD, focalizando a população de 6 a 14 anos, é o que se registrou no ano passado, com 94,6%. São jovens de 6 a 14 anos. Houve queda de crianças matriculadas na etapa correta em todo o Brasil. Estamos abaixo do que foi preconizado no Plano Nacional de Educação. Segundo um estudo da Fundação Itaú, 48% dos estudantes brasileiros nessa faixa etária não conseguem terminar a trajetória regular, devido a fatores como reprovação, evasão ou abandono escolar. Esse último fator pode ser motivado pelas condições vigentes de extrema pobreza. Existe também o elemento condenável do trabalho infantil.

Como se vê, há muito o que ser feito no Brasil, nos Estados e nos Municípios. Preocupação para o MEC.

_______________________________

Arnaldo Niskier

Arnaldo NiskierImortal. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras. Professor, escritor, filósofo, historiador e pedagogo. Professor  aposentado da Universidade do  Estado do Rio de Janeiro. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras e secretário estadual de Ciência e Tecnologia e de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Presidente Emérito do CIEE/RJ.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter