O São Paulo caiu? Blog Mário Marinho

O São Paulo caiu? Blog Mário Marinho

… uma discussão que se arrasta há 30 anos: o São Paulo foi ou não rebaixado pra a Segunda Divisão do Paulistão em 1990?

O São Paulo caiu? Blog Mário Marinho

Em 1994, ainda gozando da fama de Melhor Cartola do Mundo, João Havelange esteve no Brasil para palestras comemorando seus 20 anos à frente da Fifa.

Eu assisti a uma dessas palestras.

Ao final dela, Havelange, ainda longe do inferno que o faria renunciar ao cargo de Presidente de Honra da FIFA, vergado sob o peso de fortes acusações de corrupção, em 2013, respondeu a algumas perguntas.

Uma delas: “Por que o senhor é contra a aplicação da tecnologia no futebol?” Discutia-se, na época, a possibilidade usar aparelhagem que determinasse, por exemplo, se havia sido gol ou não numa jogada confusa. Ou seja: discutia-se o VAR que apareceria mais de 20 anos depois.

Havelange foi rápido e direto em sua resposta.

– A segunda-feira que eu chegar à padaria para o café da manhã e não houver discussão sobre os jogos do fim de semana, o futebol estará morto. Ele precisa de polêmica para sobreviver.

E por que estou lembrando disso agora?

Na noite de ontem tive longa discussão que o palmeirense Armando Ferretti, que vem a ser meu genro e apaixonado pelo futebol, sobre uma discussão que se arrasta há 30 anos: o São Paulo foi ou não rebaixado pra a Segunda Divisão do Paulistão em 1990?

Minha resposta: não, não foi.

Vamos aos fatos.

O regulamento do Paulistão daquele ano, elaborado pela Federação determinava em seu artigo 50, parágrafo 2º:

Parágrafo 2º – No Campeonato Paulista de Futebol Profissional de 1990, não haverá descenso à Divisão Especial de Futebol Profissional. Mas, a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especial de Futebol Profissional.

Não há, portanto, a menor dúvida: se o regulamento não previa o rebaixamento, nenhum clube caiu.

O parágrafo 1º do mesmo regulamento mandava:

Parágrafo 1º – Para o Campeonato Paulista da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 (catorze) associações classificadas para a disputa da Quarta Fase do Campeonato de 1990, e o Grupo II será constituído pelas 10 (dez) associações restantes, que não se classificaram para a Quarta Fase e mais 4 (quatro) advindas do Acesso da Divisão Especial de 1990.

Portanto, não é que o regulamento não previa queda naquele ano de 1990: o Regulamento era expresso e taxativo ao dizer que, em 1990, não haveria queda.

Na classificação final do Paulistão de 1990, o São Paulo ficou em 15º lugar.

Como determinava o regulamento, para o Paulistão de 1991 os times foram divididos em dois Grupos.

O Grupo 1 foi formado por:

Corinthians, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, XV de Piracicaba, Novorizontino, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi Mirim. Em ordem de acordo com a classificação final.

O Grupo 2 foi formado por:

São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Sãocarlense, Juventus, Ponte Preta, Rio Branco, União São João, Marília, São José, Catanduvense, Olímpia e São Bento, também de acordo com a classificação final.

São Paulo e Corinthians disputaram a final. No primeiro jogo, o Tricolor, dirigido por Telê Santana, venceu por 3 a 0.  No segundo, o empate em 0 a 0 deu o título ao São Paulo.

Simples assim.

Só para matar saudades, eis os times que jogaram a final de 1991:

São PauloZettiCafuAntônio CarlosRonaldão e NelsinhoSídneiSuélio e RaíMacedoMüller e Elivélton.

Técnico: Telê Santana.

CorinthiansRonaldoGibaMarceloGuinei e JacenirJairoEzequiel (Carlinhos) e Wilson ManoMarcelinho PaulistaTupãzinho e Paulo Sérgio.

Técnico: Cilinho.

Veja os melhores momentos:

https://youtu.be/UdhkG8w5Qbc?si=c_kkuOmYGFeM7C2y

 

__________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)

__________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter