Seleção

A Seleção Brasileira de Todos os Tempos. Por Luis Filipe Chateaubriand

… É fascinante o desafio de escalar uma Seleção Brasileira de todos os tempos – um time que pode ser considerado imbatível.

SELEÇÃO

É fascinante o desafio de escalar uma Seleção Brasileira de todos os tempos – um time que pode ser considerado imbatível.

Como goleiro, Moacyr Barbosa, grande goleiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950 – elasticidade, posicionamento no gol e capacidade de abafar ataques.

Na lateral direita, Leandro, um dos jogadores mais técnicos que vi na vida, com um futebol espetacular.

Na zaga central, Aldair, perfeito na marcação e com ótima capacidade de sair jogando, além de excepcional capacidade de posicionamento.

Na quarta zaga, Domingos da Guia, um mítico defensor que sabia sair jogando como pouquíssimos.

Na lateral esquerda, Nílton Santos, porque ninguém é chamado de “Enciclopédia do Futebol” à toa.

Como primeiro volante, Paulo Roberto Falcão, elegância em forma de futebol, dizem que “jogava de terno”.

Como segundo volante, Didi, o “Mister Football”, um posicionamento em campo que lhe fazia, quase invariavelmente, o cérebro da equipe.

Como primeiro meia, Zico, um jogador de raro talento, objetivo, jogando sempre em direção ao gol.

Como segundo meia, Pelé, o jogador de futebol mais incrível de todos os tempos, diferenciado em absolutamente tudo no futebol.

Como primeiro atacante, Mané Garrincha, exímio driblador, técnica absurdo, futebol mágico.

Como segundo atacante, Romário, gênio da grande área, capacidade de fazer gols absolutamente impressionante.

E aí, dá para encarar?

______________________________

Luis Filipe Chateaubriand - YouTube – Luis Filipe Chateaubriand –   Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter