Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro -Luiz Felipe Scolari
…Luiz Felipe Scolari, o Felipão, era um jogador de futebol com muitas limitações, a qualidade técnica de seu jogo não era muito apreciada…
Luis Filipe Chateaubriand
Luiz Felipe Scolari, o Felipão, era um jogador de futebol com muitas limitações, a qualidade técnica de seu jogo não era muito apreciada.
Como técnico de futebol, entretanto, fez sucesso.
Sua ascensão como técnico aconteceu no início dos anos 1990, treinando o Criciúma, clube de Santa Catarina.
Logo em seguida, em meados de 1990, fez excelente campanha pelo Grêmio, levando o clube de Porto Alegre ao título de campeão da Copa Libertadores da América, em 1995.
Depois de uma breve passagens pelo Japão, foi treinar o Palmeiras e, novamente, venceu a Copa Libertadores da América, em 1999, além da Copa do Brasil, em 1998.
Depois, treinou o Cruzeiro, em Belo Horizonte, no início dos anos 2000.
Chegou a técnico da Seleção Brasileira, em 2001, levando nossa seleção ao título da Copa do Mundo de 2002.
Seguiu para a Seleção Portuguesa, onde ficou entre 2003 e 2008, levando a seleção lusa ao quarto lugar da Copa do Mundo de 2006.
Depois disso, treinou clubes importantes ao nível mundial, como o Chelsea, e seguiu treinando clubes, no Brasil e no exterior.
Em 2012, voltou a ser técnico da Seleção Brasileira, tendo vencido a Copa das Confederações em 2013, mas passando o vexame de levar de 7 x 1 da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil.
Seguiu sua carreira, sempre treinando clubes grandes, até 2024.
Do ponto de vista tático não era um técnico que se destacasse.
Seu jogo era baseado em marcação forte, retomada de bola e “ligação direta” com o ataque, especialmente a partir de “chuveirinhos” na grande área.
Não havia muita imaginação.
Tinha, no entanto, a virtude de, quando contava com craques, dar-lhes liberdade de criação, como fez com Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo, na Copa do Mundo de 2002.
E também possuía o grande mérito de tornar seus times dotados de jogadores comprometidos, aguerridos e fazendo com que uns jogassem pelos outros.
Tal qual Wanderley Luxemburgo, já citado neste espaço, teve seu ápice (do início dos anos 1990 até meados dos anos 2010) e teve seu ocaso (depois disso).
Sem dúvida, foi dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro.
LEIA TAMBÉM, DO AUTOR:
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Vanderlei Luxemburgo
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Mário Jorge Lobo Zagallo
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Cláudio Coutinho
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Rubens Minelli
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Telê Santana
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Ênio Andrade
Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro – Carlos Alberto Parreira
______________________________
– Luis Filipe Chateaubriand – Acompanha o futebol há 45 anos. Publicou uma dezena de livros sobre o calendário do futebol brasileiro, além de mais de uma centena de artigos sobre o assunto. Foi Consultor do Bom Senso Futebol Clube – movimento dos jogadores de futebol brasileiro que propôs modificações no calendário de nosso futebol. Foi membro do Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que visava promover modificações no calendário. Além de escrever sobre o calendário do futebol brasileiro, escreve sobre outros assuntos, de natureza mais lúdica, relacionados ao futebol. Também escreve sobre política. É Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.
1 thought on “Os Grandes Técnicos do Futebol Brasileiro -Luiz Felipe Scolari”