suspeito

 Ilustração: Benjamim Cafalli

Suspeito suposto, suposto suspeito. Ah, vá!

suspeito
Ilustração: Benjamim Cafalli

 Suspeito que esteja voltando ao assunto, mas é só suposição…

Não tenho certeza de haver publicado, dias atrás, um “Mirando” que teria tratado do assunto. Resolvi aderir ao que parte dos caras-pálidas que atuam na Imprensa faz, fiquei em dúvida, segundo eu mesmo, se tratei do assunto na abertura de uma edição do “Mira” na semana passada. Se bobear escreverei, linhas depois, “O ‘Mirando” afirmou…”.

Começando, mais uma vez, pelo g1. “Suspeição” insuspeita publicada no domingo:

Delegado aposentado

Perseguição, tiros e contramão: como delegado prendeu 4 suspeitos em SP

Os criminosos percorreram uns 7 ou 8 quarteirões do bairro nobre da Zona Sul de SP até se renderem na tarde de sábado (24). Vídeo mostra quando um deles foi baleado.

O escorregadio vaselinista derrapa até bater na lógica. O delegado prendeu suspeitos que uma linha abaixo transformam-se em criminosos. No texto, continua a derrapar:

Após roubarem um prédio na região, os criminosos percorreram uns 7 ou 8 quarteirões – alguns deles, no sentido contrário da via ou pela calçada -, até serem presos. O parlamentar, aposentado da Polícia Civil há seis anos, seguiu todo o caminho no encalço deles.

Os quatro continuam a ser criminosos. Então, por milagre, tudo se transforma:

Um vídeo enviado para o g1 e a TV Globo mostra o momento em que um dos suspeitos foi baleado pelo deputado. O assaltante foi atingido no glúteo e na perna.

Nas imagens, é possível ver o parlamentar e outro homem abordando os suspeitos, quando ocorre o disparo que atinge um deles.

Um tiro na bunda mudou tudo! Bala redentora, voltou a ser suspeito.           

Joias, como colares, pulseiras e anéis, dinheiro e outros objetos que tinham sido roubados pouco antes de um apartamento estavam no carro.

 Com os criminosos assaltantes suspeitos de serem suspeitos foi encontrada a prova material do crime, mas, para o vaselimento, foi só uma suspeita apesar de ele ter descrito o achamento.

O título da matéria, foi trocado, tiraram “suspeitos”, mas mantiveram na linha fina e nas incongruências no texto. Ao longo dele há mais menções a assaltantes, criminosos, existe a descrição da perseguição, da detenção, fotos deles, mas… Não suspeito que o editor seja da mesma estirpe do repórter.

O “O Estado de S. Paulo”, solidário, não deixou o g1 passar vexame sozinho:

Deputado persegue e atira contra suspeitos em SP

Quatro suspeitos de assaltar dois apartamentos em Moema, zona sul de São Paulo, foram presos na tarde de sábado após serem perseguidos pelo deputado estadual Delegado Olim (PP). Ele, que é ex-policial civil, narrou o caso em sua rede social. “Eu comecei a perseguição, eles bateram em vários carros, aí eu peguei os quatro”, disse.

O delegado conta o que fez, o jornal publica… e se desmente.

Mas as suspeições vigem na TV do grupo também. E, no caso, o perigo é maior, pode dar choque.

É sabido que bananinha foi aos EUA para trabalhar – primeira vez na vida, fracassou quando tentou ser assador de hambúrgueres – para que um país estrangeiro interfira na Justiça brasileira. A (sub)missão dele é tentar atingir o ministro Alexandre de Moraes, o pesadelo da bolsonalha. Declarações não faltam:  “Aqui poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua Gestapo da Polícia Federal merecem.”. “Alexandre de Moraes, embebedado de poder, começou a interferir na jurisdição norte-americana. Ele vai ter que jogar num campo que não é o Brasil, onde ele controla todo mundo, dentro da base da ameaça. Moraes terá contas a pagar, e acredito que a partir daí, a gente vai ter um novo cenário brasileiro.”

Entonces, com todos os disparates. alguns publicados no g1, do Grupo Globo, o Conexão GloboNews veio com esta:

Pode isto, Arnaldo? Estaria, por quê, se bananinha não faz outra coisa, de viva voz, a não ser conspirar? E é na companhia de outro traidor, Paulo Figueiredo, neto de João Baptista Idem, o último dos ditadores militares.

Onde está o estaria do PGR Gonet? O procurador-geral, Paulo Gonet, analisou discursos feitos pelo deputado licenciado, nos quais ele diz abertamente que o avanço da análise da tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023 levará ao aumento da pressão por sanções dos Estados Unidos a integrantes do Supremo, mais notadamente o próprio Moraes.

Falta de noção generalizada! Também há falta de saber a responsabilidade que os escribas e os falantes têm no falar das pessoas, elas imaginam, ingênuas, que eles dominam o vernáculo.

Não se pode esquecer de “a nível de”, “TV a cores”, “enquanto pessoa”, erros propagados pela Imprensa. E da famosa mudança da pronúncia de Roraima patrocinada pela Globo, “roráima” no lugar de o “rorãima” de sempre.

Um suposto adendo

Supostamente insone, por volta das 2h25min da madruga supostamente escutei um suposto ruído e suspeitei que fosse o “Estadãozinho” chegando. Supostamente, saí da cama, fui até o quintal e a suposição acabou. Estava lá o jornal.

Na suposta leitura, encontro mais suposições criadas por um escriba no caso PGR/STF/bananinha.

A primeira está na linha fina, aquela que fica logo abaixo do título:

Gonet pediu apuração sobre movimentação do deputado licenciado nos EUA e suposta campanha contra autoridades brasileiras;

Suposta? Na sua cabeça, escriba. Leia o que você mesmo reproduziu:

Em ofício enviado ao Supremo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirma [!!!] que o deputado licenciado deve ser investigado por tentar obstruir a ação penal do golpe, em que seu pai é réu, e também o inquérito das fake news.

 Apontem  uma única suposição que seja se for capaz, escorregadias digitadoras. Há várias passagens ao longo do longo texto iguais a supra-apresentada, um suposto seguido de uma afirmação. Gonet em momento algum supõe, sempre afirma. Já a dupla autora e a edição podem ter quebrado alguma coisa de tanto que escorregaram.

Lamentável Jornalismo.

Supostamente, dormirei agora. Mas é mesmo suposição.

Jornalismo vs. corporativismo

Uma vara da Justiça Estadual dos Pampas condenou uma jornalista e o “Zero Hora”, jornal em que trabalha, a pagar uma indenização de R$ 600 mil a uma desembargadora do TJ pelo fato de haverem tornado pública uma irregularidade. Contaram que em julho de 2023  “sua excelência” e colegas estavam recebendo salários muito maiores do que as leis permitem.

A quem sabe futura indenizada – cabe recurso da decisão – sentiu-se prejudicada pela revelação, acionou os divulgadores e ganhou em primeira instância. Os punidos irão recorrer.

Aí vem a pergunta inescapável: qual é a segunda instância? É o TJ…

Só para lembrar: os desembargadores são figuras públicas as  informações foram obtidas pela Lei de Acesso à Informação.

Ah, faltou um detalhezinho sem importância: a juíza autora da sentença recebeu acima do teto durante 30 meses…

Não tem remédio

 O “laboratório” mundial se omite e não há como imunizar. O nome da maior causa da mortalidade infantil atualmente tem o nome de Estado de Israel.

 Certeira!

 Da jornalista Eliane Cantanhêde ao definir o atual governo: “Vivendo e não aprendendo.”.

 R.I.P.

 Grandes clicks onde quer que esteja, doce Sebastião Salgado (1944 – 2025).

[Veja ilustração ao final da coluna, de Benjamim Cafalli]

 Se Deus existe – tema racionalmente insolúvel, não nego, não afirmo –, o que Ele  tem contra a gente?

 Nos últimos dias se foram Francisco, Mujica e Sebastião.  De outro lado, vejam o que gostaríamos que… bom, deixa pra lá…

 O Congresso patrocinou o oposto

Ao aprovar o PL do Desmatamento, os “paralamentares” foram no caminho oposto de Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado, sua mulher, recuperaram o ambiente da Mata Atlântica ao plantar aproximadamente 2,7 milhões de árvores em uma fazenda da família dele em Minas Gerais. Restauraram uns 600 hectares de área que estava devastada devido à criação descuidada de gado. Com isso, a área voltou a ser habitat – atenção, atenção, sem natural, “vistem”? – de espécies da fauna e flora nativas, muitas delas ameaçadas de extinção. Depois, o casal criou a ONG Instituto Terra e o resto é história.

Cada vez mais cof-cof-cof… Blefe30…

 Na “Folha”:

 COP30

BNDES aprova R$ 248,5 milhões para obra que impacta floresta em Belém

Prolongamento de via levará a perda de árvores ameaçadas de extinção em respiro verde na cidade; banco afirma ter seguido políticas internas, sem flexibilização

Sebastião desaprovaria, com certeza, a obra.

Já há países pondo em dúvida suas participações devido à especulação comercial que tomou conta do evento.

 Ogro, ¡¿Por qué no te callas?!

Bruce Springteen, o “Born in the USA”, soltou os cachorros em cima do Estrumpício/Estrampício. “Os Estados Unidos que amo, o país sobre o qual eu tenho escrito, uma fonte de esperança e liberdade durante 250 anos, está nas mãos de um governo corrupto, incompetente e traiçoeiro”.

O “laranjão” ficou bravo, “Vejo que Bruce Springsteen, completamente superestimado, foi a um país estrangeiro para falar mal do presidente dos Estados Unidos”.

Ué, por quê, então, estão ouvindo o bananinha, que está aí traindo o Brasil? Aceitação sucosa laranja com banana? 

 O dããã do século!

Está no “PAINEL DO LEITOR”, da  “Folha de S.Paulo” de ontem:         

“Entende-se por bolsonarismo: pessoas de bem, prosperidade e redução significativa de corrupção e de fraudes, e não a ditadura.”.

  Morador de um Universo paralelo, só pode ser. As nuvens estão muito perto para que seja um nefelibata.

Começou mal!!!

Carlo Ancelotti, novo técnico da selecinha, fez, ontem, a primeira convocação. Chamou Hugo Souza, goleiro do Coringão, mas faltou um. YURI ALBERTO NA SELEÇÃO!

Vexame seguido de vexame!

O que se tem visto nos telejornais do Grupo Globo, que não abandona o hábito adotado durante a pandemia, entrevistas por meio da internet e não ao vivo, são falhas, seja no áudio seja no vídeo. Na sexta-feira (23), a entrevista, no “Edição das 18h”, com o reitor da USP, foi interrompida no meio devido a falhas no áudio. Em seguida, foi levada ao ar uma gravada com o fotógrafo Cristiano Mascaro a propósito da morte de Sebastião Salgado. Inaudível.

“Última flor do Lácio, inculta e bela”…

 … rezou “Láslio” Bilac… faltou “e ilógica”.

 Diretor-adjunto, diretor-assistente, diretor-executivo, diretor-geral, diretor-gerente, diretor-presidente, diretor-secretário, diretor-superintendente, diretor-tesoureiro.  Por que só secretário-geral tem hífen? O “Mirando”, em nome da lógica, não apontará mais o uso do adorno no secretariado como erro.

E continuará a considerar um despropósito, uma ilogicidade total, a concordância por proximidade. Qual a lógica de “10% da população é” se a referência é aos 10%, plural?

No “Em Pauta”

De um comentarista professor da USP: “Não implicaria em…”. Não é implicância, cara-pálida, és professor, tens a obrigação de conhecer o vernáculo. Implicar no caso é transitivo direto. Verguenza!

Não foram esquecidos…

… há um monte de assuntos importantes a serem tratados que ficaram pra amanhã, se não o “Mirando” ficaria enorme.

Estarão todos juntos na abertura. O modo vai dar uma dorzinha de cabeça no Benja…

Que canseira!

 A “Folha” dá um trabalhão nas correções, o “Estadãozinho” é mais bonzinho. Nele é possível fazer “copia e cola” direto na versão digital. Na “Folha”, não. Há que procurar o texto a ser corrigido por meio do Google no portal para copiar e apontar os erros. E muitas vezes tenho de reescrever o título da matéria pra ficar igual ao no impresso, mudam.“Não basta errar, é preciso dificultar!”… “Estadãozinho”, versão impressa, leitura mais atenta.  “Folha”, versão digital, vai escapar erro.

(CACALO KFOURI)

                                                                  ***************

Copiadas da Folha     

 Primeira Cuca se afastou da TV após matar o marido

(…). A novela foi a primeira a(!!!) cores no Brasil.

(!!!) Para gravá-la o pessoal punha os conectores dos cabos das câmeras dentro de latas de tinta e elas ligavam! Em, cara-pálida. Aliás, o erro era comum à época (anos 1970).

 Em tempo: obrigado a procurar o texto na internet achei mais um erro, o de lá é maior que no impresso:

“Doninha trazia para a minha pré(X)adolescência muita alegria na TV”, disse Fafy Siqueira, uma das artistas a lamentar a morte da veterana.

(X) Hífen, cara-pálida.

 Seguradoras dizem que não têm como operacionalizar cobrança de IOF

(…). As empresas diem(X) que precisam adaptar suas plataformas para começar a recolher o dinheiro do imposto.

(X) Adapte um zê aí, cara-pálida.

Negociou com um mosquito-prego e adquiriu, cara-pálida? Exigiu nota fiscal e garantia? Por isso que ele “possuia” malária? Barrabás, ninguém mais sabe usar corretamente as palavras?  

 Pela qual foi infectado, contaminado, escriba. Até “pegou”, no popular, serve. Tudo, menos adquiriu viste?

 Mundo perde Sebastião Salgado, que retratou as injustiças humanas

A mobilização foi tal que inúmeros respiradores, remédios e recursos foram levados a áreas indígenas, contra a vontade do governo federa(X),

(X) O erro está na plataforma, no impresso está certo. Quem mandou complicar a vida…

Foram dez cadernos sobre etnias indígenas da floresta(???) Amazônica,

(???) Caramba, onde foi parar a lógica, cara-pálida? Já não basta o jornal escrever amazônia em baixa? Põe um efão aí, pombas.

                                                                  ***************

Copiadas do Estadãozinho

Líderes do PCC foragidos da Justiça buscam abrigo na Bolívia

(…), que Forjado estava envolvido no plano de sequestro do senador Sérgio(XXX) Moro (União-PR).

(XXX) Viva, recaída! É sem, cara-pálida. Cuidado com o hífen em Assembleia Geral, hein?

 Escola sem Partido quer mudar veto a celular em SP

O movimento Escola sem Partido entrou com ação judicial contra a lei estadual de São Paulo que proíbe o uso de celulares nas escolas. O texto, que tem como autor principal o advogado Miguel Francisco Urbano Nagib, afirma que a legislação infringe regras nacionais e prejudica o direito dos alunos de usar o celular em casos de emergência.

 Não, tem mais é que mudar o nome para Escola sem Noção… A facul que o causídico frequentou deve ser maravilhosa…             

 Nos 20 anos, evento terá mais de mil atrações

(…). Além disso, a CPTM vai operar entre (X) 0h e (X) 4h de sábado para domingo e,

(X) Cara-pálida, a e as, é mandatório.

                                                                  ***************

Copiada do UOL

Ufes expulsa alunos de medicina por hackear sistema e vender prova

Dois estudantes de medicina da Ufes (Universidade Federal do Espírito (???)) foram expulsos por hackear e vender a prova final de uma disciplina.

(???) O Santo foi encontrar os Outros dois, cara-pálida?       

                                                                  ***************

Copiadas do Blog do Ancelmo Gois

 legenda
 jefe: Ancelmo Gois
miss Caixa/mistake/miss Crase: Fernanda Pontes
errador/mister Crase/mister Caixa: Nelson Lima Neto                     
 Por que continuar lendo o blog se tem tanto erro e dá tanto trabalho? É que, apesar da decadência do texto, continua sendo uma boa fonte de informações.  Fiquei em dúvida em vista de uma grande mancada recente.  Vou começar a checar. De qualquer maneira, qual seria o sentido de fazer o “Mirando” sem alvo? Pra mode de agilizar a publicação das barbaridades e gastar menos tempo, foram criados grupos por cara-pálida. Neles estarão somente as frases com os erros. É evidente que muitos dos erros que aparecem nos títulos, mas não nos textos, são cometidos por quem publica as notas. De qualquer forma, a responsabilidade é dos autores, devem fiscalizar o produto final, no Jornalismo não deve e não pode valer o triste “caiu na rede, é peixe”. No caso, nem olham o que pescaram.
Como parece que é norma, determinação, no blog escrever errado os nomes de livros, filmes, peças teatrais, novelas, programas de TV e eventos, baixando-lhes as caixas, os erros não serão mais apontados, é chover no molhado. Apareceu um nome? Tá errado!
Lembrete: o “Mirando” desistiu de apontar o emprego errado de pronomes demonstrativos. Eles são semianarfas convictos.

 Ah, a santa é a Inhorância, padroeira deles.

 Cantinho del jefe

 1 – Magda Chambriard completa um ano no comando da Petrobrás(!!!) e festeja melhora da percepção do mercado 

 (!!!) E já se completaram 31 anos que Petrobras perdeu o acento, jefe! Foi em 1994, governo FHC.

Sábado passado completou(X) um ano que a engenheira civil carioca Magda Chambriard assumiu a presidência da Petrobras(?).

(X) Jefe, fez um ano, completou-se um ano, viste?

 Cantinho do errador/Mister Crase e Caixa

 1 –  Devia me preocupar com outras coisas’: Ingrid Gaigher comenta mensagens de homens após cena de ‘Vale tudo(!!!)‘ sobre pensão

A talentosa Ingrid Gaigher, que tem cativado o público como Lucimar em “Vale tudo(!!!)“,

(…), — e tudo isso sendo Vale Tudo(!!!),

(!!!) No critério do MrC, “acertou” duas vezes e errou uma, exatamente na qual acertou! E por que sem aspas?

2 – O número foi 44% maior ao(X) registrado em 2023 (18.735) e 292% superior ao(X) visto em 2019 (6.863).

(X) Que o, errador.

De janeiro a maio desse(!!!) ano, foram 12.324 cobranças abertas na Justiça estadual(?). Neste(!!!) mesmo período no ano passado,

(!!!) Deste, ilógico escriba!

(?) Por que em bx?

 3 – Ele saiu de lá dizendo: ‘isso(X) aqui é coisa de comunista’.

(X) MrC, aqui é declaração, vai em alta, caramba.

(*) Menos de 0,1%(!!!) das emendas parlamentares de 2024 foram(!!!) para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul após as chuvas

(!!!) Certo está, mas onde está a lógica?

4 – Ministro do STF foi chamado de ‘petralha’ e acusado de ‘(X) se associa(X) ao crime organizado’(X)

(X) Não, errador, isto é o que o cara escreveu, a acusação é se associar ao crime organizado.

(…), quando Dino ainda era Ministro(?) da Justiça, o servidor usou o grupo “Proprietários do Líder”, voltado para assuntos condominiais, para afirmar que o ministro (“se associa ao crime organizado”)(*)

 (?) ?, MrC?

(*) Viste?

Cantinho da mistake/miss Caixa/miss Crase

 1 – Espaço será destinado ao Memorial(?) em defesa das vítimas da ditadura militar

(?) MsC, ?            

A decisão foi proferida pela 4ª Vara Cível de Petrópolis, no âmbito do processo de desapropriação movido pelo Município(?) contra os proprietários. O juiz Rubens Soares Sá Viana Junior deferiu o pedido de imissão na(XXX) posse

(XXX) De, mistake, de!

 O memorial(?) terá investimento de 1,4 milhão(?) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

(?) De rupias? Dinares? Cadê os reais, mistake?

 2 – Família teria(???) deixado de pagar taxa de manutenção de jazigo perpétuo à concessionária

A família, que adquiriu o jazigo em 1925, deve(???) cerca de R$ 10 mil à Reviver,

(???) Mistake, como teria se deve?        

 3 – A maioria, segundo os organizadores, são(XXX) de pessoas que subiram o morro pela primeira vez.

(XXX) É, mistake, a maioria é!

Nessa(XXX) semana, por exemplo, um admirador de Toz,

(XXX) Jacquestamos… Nesta, mistake.

4 – (…), como a reforma dos banheiros, do pisto(???) e estacionamento.

(???) Pisto é onde as pestoas andam, mistake? Deixa por piso?                 

5 – Colecionador processa companhia área(???) por sumiço de obra milionária de Sergio Camargo

 (???) Terrenos voantes, mistake? Deixa por aérea?                 

  (…). A obra, avaliada em milhões,(???)

(???) Abacaxis? Parafusos? Presume-se que de dólares pelo valor do seguro informado mais abaixo no texto. 

6 – Dois prédios históricos da cidade permanecem escondidos levando mais decadência do Centro do(XXX) Rio

(XXX) Ao, mistake.

O prédio foi leiloado em 2003 e arrematado pela Prefeitura(*),

(*) Em duas notas anteriores da autriz estão em cxb… Município, nesta, está em bex, em outra, em alta.

 7 – (…). O chafariz, que possui(!!!) quatro esculturas de golfinhos ornamentais com jatos d’água,

(!!!) Tem a escritura provando a posse, mistake? Tem, caramba. As palavras têm peso…

Após passar por manutenção e ter a bomba hidráulica consertada, ele foi reinaugurado recentemente. Segundo(?)

(?) E o primeiro? Tá sobrando, mistake.

 O chafariz é composto por três névoas circulares — duas próximas à borda e uma central, (cujo jato alcança 15 metros de altura)(?) (…). [Os jatos d’água alcançam a(X) 15 metros de altura.](?)

(?) Sim, já contou, mistake.

(X) Já o “a” atinge um erro.

 Cara-pálida anônimo

1 – .A PUC-Rio sedia, nos dias 27, 28 e 29, o Simpósio Internacional “10 Anos da Laudato Si’”, com presença do arcebispo(?) do Rio, cardeal(?)  Orani Tempesta, e do cardeal(?)  Michael Czerny, do Vaticano. O evento celebra uma década da encíclica do Papa(?)  Francisco.

(?) Caixa hierárquica, camuflado? Caramba, tudo em baixa ou tudo em baixa, ilógico escriba.

 2 – . Nesta sexta-feira, a exposição “Nossas Vidas Importam” estreia no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)(X)

 (X) Muhcab, camuflado.

3 – .Nesta terça, (…), o pesquisador de arte Jean Carlos Azuos e (X) arquiteta Paula de Oliveira Camargo,

(X) Camuflado, camuflou o “a” por quê?

                                 


Ilustração de Benjamim Cafalli para Sebastião Salgado – homenagem

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter