o santo remédio

Deformação Profissional. Por Meraldo Zisman

Deformação Profissional

Por Meraldo Zisman


 “Como professor de Pediatria aposentado, fico esperando que este momento da vida nacional não seja mais do que dores de crescimento.”

 

Para os que não sabem, licença para explicar. São dores, maioria das vezes localizadas nas pernas de 25% das crianças entre 9 e 10 anos. Geralmente as dores são simétricas (atacam as duas pernas ao mesmo tempo). Podem ocorrer a qualquer hora, embora sejam mais frequentes de madrugada ou pela manhã.

  Muito embora elas se resolvam ao final da infância, episódios frequentes são capazes de ter um efeito substancial no início da vida. Elas passam com o crescimento. O leitor há de perguntar: O que tem a ver essas dores com a corrupção? Será que a corrupção é uma dor’ necessária para que se chegue a uma democracia consolidada? Assim como, para crescer, ¼ das crianças precisam padecer dessas dores?

…quem comete ilícito deve pagar pelo malfeito, porém o que vai adiantar apenas punir os acusados de corrupção? Se essa for a única medicação a ser adotada para nos livrarmos de nossos problemas, é uma solução pobre e enganadora.

  Tal comparação apareceu na minha mente depois das explosões midiáticas da corrupção nacional ocorridas logo depois da acirrada eleição presidencial e talvez seja ela a responsável mor pela falta crônica de progresso. Estranho. 

  Tudo bem, quem comete ilícito deve pagar pelo malfeito, porém o que vai adiantar apenas punir os acusados de corrupção? Se essa for a única medicação a ser adotada para nos livrarmos de nossos problemas, é uma solução pobre e enganadora. O meu temor é que essa situação criminosa esteja mais relacionada com a estrutura das instituições ou com o seu engessamento, seja pela nossa formação ou por culpa de políticos/burocratas/empresários inescrupulosos.

  Acredito que prender, condenar, punir, mesmo após o julgamento honesto, não seja suficiente para garantir uma democracia adulta ou resolver nossos problemas. O que fico abismado é que o problema não é circunscrito e muito menos será resolvido apenas com penalidades aplicadas aos supostos corruptos e corruptores.

  O que devemos avaliar é que crescer, no caso de um país, é consequência da capacidade de saber/poder/criar e não é apenas punindo criminosos ou tendo eleições livres que iremos crescer. Chega-se a pensar que as condenações dos réus ou responsáveis pela corrupção não passam de uma tentativa de deslocar o foco/causa do problema.

  Deslocamento em psiquiatria é a transferência de sentimentos de um alvo para outro, considerado menos ameaçador ou neutro.  Será que os donos do Poder não estão tentando iludir o povo?  Ou será que eu estou sofrendo de deformação profissional? Acredito que não!

E digo por quê: ninguém pratica a Medicina impunemente por tanto tempo como eu pratiquei, sem ser um probo.

  _______________________________________________________

Meraldo ZismanMédico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter