Veja o que estão fazendo. Por Meraldo Zisman

Veja o que estão fazendo

 Meraldo Zisman

…Sem saúde, desaparece todo o prazer de viver.  Lembro aos nossos economistas, políticos, autoridades e assemelhados que a nossa maior riqueza é a juventude. Somos todos por ela responsáveis. O esporte é um faz de conta de uma guerra…

 ”O importante nessas olimpíadas é menos ganhá-las do que tomar parte nelas… o importante na vida não é o triunfo, mas o combate” discursava no banquete olímpico de Londres em 24/08/1908 Pierre de Coubertin (1896–1925), mais conhecido por Barão de Coubertin, descendente de Fernando III de Castela e, dizem, idealizador dos modernos jogos olímpicos.

…a forte competitividade, a fama, o consumismo, os narcisismos fazem com que eles venham a ser mais propícios à aquisição de problemas de Saúde.

Assistindo pela televisão esses jovens batendo recordes, ganhando medalhas, sofrendo, chorando, imagino a situação destes moços e moças quando deixarem a idade de praticarem suas modalidades esportivas. A última coisa que vão querer fazer é praticar esportes, pois “perderam” a melhor fase da vida. Enquanto isso a forte competitividade, a fama, o consumismo, os narcisismos fazem com que eles venham a ser mais propícios à aquisição de problemas de Saúde.

Passam muitos anos de dedicação, não à saúde, mas aos resultados, tudo isso feito de uma forma não prazerosa, mas obrigatória, para estar na moda “Entre os vencedores olímpicos pouco triunfaram na vida. Os esforços prematuros exigidos pelos treinamentos preparatórios esgotam de tal maneira as energias psíquicas e físicas que depois elas veem a faltar no curso da vida”.

Independente da importância dos esportes para a saúde ou para o movimento financeiro, econômico, político, desemprego, violência e até quanto ao andamento da crise nacional, enquanto assistia o desnecessário desgaste a que são submetidos os jovens atletas, ponderei, como simples cidadão:  O que se poderá dizer de ganhar uma medalhinha de prêmio por tanto sacrifício?

Sem saúde, desaparece todo o prazer de viver.  Lembro aos nossos economistas, políticos, autoridades e assemelhados que a nossa maior riqueza é a juventude. Somos todos por ela responsáveis. O esporte é um faz de conta de uma guerra.

Mais perto de uma verdadeira guerra é o que está ocorrendo agora, na cuia invertida de Niemeyer, em Brasília.

_______________________________________________________

Meraldo ZismanMédico, psicoterapeuta. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter