Faltam só 30 pontos para o Verdão. Coluna Mário Marinho

Faltam só 30 pontos para o Verdão

COLUNA MÁRIO MARINHO

Já vai longe o dia que o Palmeiras conquistou seu último Campeonato Brasileiro. Foi no dia 18 de dezembro de 1994, ao empatar com o Corinthians, 1 a 1, no Pacaembu, para um público de 35 217. Marques fez o gol do Corinthians e Rivaldo o do empate que deu o título ao Verdão.

O time do Palmeiras era muito bom, confira: Velloso; Cláudio, Antônio Carlos, Cléber e Wagner; César Sampaio, Flávio Conceição (Amaral) e Mazinho; Edmundo (Tonhão), Evair e Rivaldo. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

A forma de disputa da época não era como agora, com a soma dos pontos acumulados. Foram 24 participantes divididos em grupos. Os dois finalistas realizaram 31 jogos cada um. O Palmeiras venceu 20, empatou 6 e, portanto, perdeu 5. O Corinthians venceu 12, empatou 9 e perdeu 10. Na época, a vitória dava 2 pontos e o empate 1.

O Palmeiras somou 46 pontos e o Corinthians 33. Se a disputa fosse como hoje, em pontos corridos, o Verdão teria sido campeão com larga antecipação.

A partir de 2003, mudou-se a sistemática e estabeleceu-se o acúmulo de pontos como forma de se apurar o campeão. Nada da formação de grupos e de fases e mais fases na disputa. Tudo muito simples e cristalino: quem somar mais pontos é o campeão.

Por que estou lembrando tudo isso?

É que o técnico do Palmeiras, o excelente Cuca, em entrevista coletiva depois da importante vitória sobre o Fluminense e com o consequente distanciamento do segundo colocado, 5 pontos, alertou:

– Ainda estamos longe. Só estaremos perto do título quando ultrapassarmos a barreira dos 70 pontos.

Atualmente, o Verdão é o líder, com 43 pontos; Flamengo é o segundo, 40; Atlético MG é o terceiro, com 39; Corinthians em 4º, com 37 e o Santos em 5º com 36; o Grêmio vem em 6º lugar com os mesmos 36 do Santos, mas com um jogo a menos. Pode subir, portanto.

Faltam 16 jogos, são 48 pontos em disputa. Se o Palmeiras conseguir 30 pontos, estará realmente muito próximo do título.

Em 2013, o campeão foi o Cruzeiro com 76 pontos nos 38 jogos; em 2º, ficou o Grêmio com 65.

Já em 2014, o mesmo Cruzeiro alcançou 80 pontos, 10 a mais que o São Paulo que foi vice.

No ano passado, o Corinthians de Tite extrapolou: 81 pontos, deixando longe o Atlético Mineiro que conquistou 69.

Portanto, tem razão o Cuca. Como não temos nenhum time neste Brasileirão com cara de quem vai dominar, virar bicho papão e ganhar todos os jogos daqui pra frente, ultrapassando os pontos conquistados pelo Cruzeiro e pelo Corinthians para falar dos dois últimos anos, a matemática do técnico palmeirense tem lógica.

Quem não tem lógica – ou quase sempre não tem – é o futebol.

O Palmeiras venceu bem o Fluminense na volta de Gabriel Jesus, vitória por 2 a 0. O problema é que o Verdão anda muito instável. A torcida ainda não tem total confiança no time.

O Flamengo foi bem e contou, novamente, com gol do Diego. Ele que em sua época de Santos não era um artilheiros, vem deixando sua marca nas redes alheias.

O Galo mineiro saiu de Porto Alegre com um empate com o Grêmio, 1 a 1. Resultado que foi muito melhor para o Atlético do que para o Grêmio.

Já o Corinthians, que não consegue encontrar seu caminho desde a saída de Tite, perdeu mais uma 2 a 0 para a Ponte Preta, em Campinas.

O Santos, 5º colocado, deu imensa bobeira e perdeu para o Figueirense em casa. Isso não pode acontecer com quem quer ser campeão.

Ressaca
Olímpica

Talvez ainda por conta da overdose de esportes da Olimpíada, o torcedor não compareceu em grande número nos jogos desta rodada.

O melhor público da rodada foi do Cruzeiro: 49.208 pagantes na vitória sobre o Santa Cruz. O jogo foi pela manhã, 11 horas, que é o melhor horário para o torcedor. Além disso, os cruzeirenses comparecem em massa para ajudar o time a sair da zona de rebaixamento.

O menor público da rodada foi no empate Sport 1 x Internacional 1: 7.491 pagantes.

Até a 22ª rodada, os cinco primeiros colocados na soma de público, considerando apenas os 11 jogos em que foram mandantes, são estes:

1º – Palmeiras, 353.305
2º – Corinthians, 351.305
3º – Internacional, 248.362
4º – Grêmio, 246.252
5º – Cruzeiro, 244.869

Os números são do excelente site Sr. Gol.

O
mais regular

O meu Ameriquinha continua seu calvário de time mais regular no Brasileirão: perdeu mais uma e segura firma a lanterna que lhe pertence desde o começo do Brasileirão.

Pobre Coelho!COELHO DO America_MG

Gols
da rodada

Pra Você curtir:

https://youtu.be/_VsFj8oXz7o

(imagem da abertura: Palmeiras, campeão brasileiro de 1994.)

__________________________________________

FOTO SOFIA MARINHO

Mario Marinho É jornalista. Especializado em jornalismo esportivo foi durante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, nas rádios 9 de Julho, Atual e Capital. Foi duas vezes presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). Também é escritor. Tem publicados Velórios Inusitados e O Padre e a Partilha, além de participação em livros do setor esportivo

A COLUNA MÁRIO MARINHO É PUBLICADA TODAS AS SEGUNDAS E QUINTAS AQUI NO CHUMBO GORDO.

(E SEMPRE QUE TIVER NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR. )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter