A importância da verdade, do pensar se é verdade mesmo, e as palavras que viram moda

oldie00032As pessoas não aprendem mesmo, de nada adiantam as notícias – verdadeiras – nos jornais informando que um produto que abunda é notícia falsa. Acho que a turma anda pensando com ela… O Whatsapp, vulgo zapzap, teve um problema no dia 4/5 e ficou fora do ar durante umas horinhas, mas foi o suficiente para que um monte de gente, no dia seguinte, caísse feito patinho em um comunicado, do tipo corrente, em que um Fulano, que se intitulou diretor de não-sei-o-quê do app, pediu colaboração porque os “nossos servidores estão sobrecarregados, só temos mais 580 (!!!) contas disponíveis etc. etc. etc. Encaminhe este aviso para três pessoas etc. etc. etc.”. Recebi isso de umas dez pessoas, muitas delas inteligentes e bem preparadas, então pensei “eis a explicação do porquê o mundo está como está, por que Trump foi eleito na base de falsidades publicadas na imprensa, acabou o desconfiômetro das pessoas, acreditam em qualquer coisa.”.

 Coisas sobre as quais minha paciência “leitoral” acabou: a democracia na Venezuela, Dilma dizendo que não sabia de nada  e  Lula negando o óbvio sobre o sítio e triplex e se dizendo honesto.

 Umberto Eco: ”Redes sociais dão voz aos imbecis”; “O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.

 Que saudades do tempo em que se podia pendurar na parede a foto do nosso time campeão, hoje elas são um horror, 500 aparecidos, uniformes poluídos com publicidade, os jogadores com as pernas tão atrofiadas que não conseguem se agachar… Que saudades da foto n”A Gazeta Esportiva” com o time do meu Coringão campeão em 1954 – final disputada em 1955 – perfilado.

 (CACALO KFOURI)

***************

Na Folha

 Painel

 Decisão de Fachin sobre caso de Antonio Palocci revolta segunda turma do Supremo

Tempo fechado –  A decisão do ministro Edson Fachin de empurrar para o plenário o habeas corpus de Antonio Palocci causou irritação generalizada na segunda turma do Supremo, que originalmente trata da Lava Jato. O único que neste momento atua como bombeiro no impasse é o decano Celso de Mello.

Obs.: – Revolta por quê? Porque vão ter de assumir a responsa, né mermo? Os três de sempre…

 Terão de competir nas ruas para me pegar, diz petista

 Obs.: – Trata-se de Lula… Será que está em tão boa forma física assim, correndo tanto  que, acha, não conseguirão alcançá-lo???

 Presença de Dirceu divide moradores de bairro de Brasília

 Obs.: – Daria uma boa matéria perguntar em quem os “divididos” votaram nas últimas eleições para governador do DF…

 Painel

Passional  Guiomar Mendes, mulher do ministro do STF Gilmar Mendes, enviou mensagem emotiva a amigos e contatos no meio jurídico. No texto, fez enfática defesa do marido e condenou os ataques que ele vem sofrendo desde que votou pela libertação de presos da Lava Jato.

Obs.: – Se preocupa não, não foi porque guiomar, foi porque agilmar…

Marginais sob Doria têm acidentes em alta e ambulante ‘fixo’ nas vias

Retirada de camelôs e de moradores de rua prometida por tucano ainda patina; gestão diz ter cumprido promessa

Obs.: – Este é um dos males dos administradores, não saem de seus gabinetes e, quando o fazem, é para ações demagógicas. É só dar uma passeadinha pelas marginais de manhã cedo ou no fim da tarde e ver o número enorme de ambulantes nas pistas.

                                                        ***************

No Blog do Perrone

 Como Crefisa, Cuca e vestiário viraram argumentos para queda de Baptista

 Obs.: – Tá que nem o país, a gente achava que os mandantes eram os que estavam na Presidência, mas era a Odebrecht; no Palmeiras é a dona da Crefisa…

                                                         ***************

No Estadão

 ‘Vamos viver um (super apagão)(superapagão)(*) de investimento’

 (*) Parece que, para os escribas, é supercomplicado entender as regras do (des)acordo ortográfico no que tange ao uso de prefixos. É fácil: se a palavra seguinte começar por agá ou por uma letra igual à última do prefixo, vai hífen, senão, ajunta, aprochega. Super-homem, super-reação; superfusão, superapagamento (vide Lava Jato…).

 ‘Janot está criminalizando a política’

Procurador do caso Banestado elogia a Operação Lava Jato, mas propõe ajustes na atuação da força-tarefa

Obs.: – Isto me lembra de um fato ocorrido comigo tempos atrás. Um camarada estacionou seu carro quase dentro de minha casa, cheguei e não consegui entrar, tive de deixar o meu na rua e saí atrás do dito cujo. Achei-o e lhe dei um baita de um esculacho, ele me disse que eu não tinha o amor de Cristo no meu coração… Cara-pálida, quem criminaliza a política são os próprios políticos!

Macron vence por ampla margem e barra avanço de onda populista

 Centrista conquista 66,06% dos votos contra 33,94% da nacionalista Marine Le Pen e, em discurso, exorta franceses à união nacional

Obs.: – Ótimo, mas que se leia com atenção o resultado, ela conseguiu o dobro de votos atingidos pelo seu partido nas eleições anteriores.

                                                        ***************

No UOL

 90 anos da Varig: aviões tinham caviar e serviço eleito o melhor do mundo

Obs.: – No longo texto, esqueceram-se de contar dois detalhes: que o serviço de bordo, luxuosíssimo, era subsidiado pelo governo à custa dos brasileiros que nunca puseram os pés em um aeroporto, o que dirá em um avião. E que a Varig cresceu devido a uma vingança da ditadura militar, levou a Panair do Brasil à falência pelo fato de seus donos terem ligações com Jango – que ela transportou da China para o Brasil quando da renúncia de Jânio Quadros – e Juscelino Kubitschek. As linhas internacionais da Panair foram entregues à Varig e as nacionais à Cruzeiro do Sul. Tempos depois, a fonte secou e a Varig – também dona da Cruzeiro – quebrou.

                                                        ***************

No Blog do Gois

 Pitty não aceita cantar música de Daniela Mercury em campanha de cosméticos

 Pitty, Daniela Mercury, Karol Conka e Gaby Amaranto foram contratadas pela Avon para uma campanha, para internet, sobre empoderamento (!!!) feminino.

Obs.: – E eu que pensava que o creme Pond’s fosse da Unilever… Eta palavrinha horrorosa! Mulheres, uni-vos e não aceitem!

                                                         ***************mulher-in-e-out

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter