ESPECIAL ELEIÇÕES CHUMBO GORDO: Um gol de Alckmin. Por Carlos Brickmann

ESPECIAL ELEIÇÕES BRASIL – 2018


Um gol de Alckmin

CARLOS BRICKMANN
Presidenciáveis CNA
Brasíia, 29 de agosto de 2018. Presidenciáveis na CNA. O Futuro é Agro. Foto: Wenderson Araujo

A campanha de TV, que agora começa, não é o único trunfo de Alckmin para subir nas pesquisas e disputar a Presidência: ele se apresenta como um piloto responsável, estável e previsível, capaz tanto de enfrentar a crise econômica e restabelecer a segurança para quem produz e investe quanto de pacificar os ânimos e garantir a aplicação das leis, sem aventuras.

Alckmin mostrou-se assim na sabatina da Confederação Nacional da Agricultura, CNA. Fez sucesso: a presidente da Frente Nacional da Agropecuária, deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), disse que ele acenou com as medidas legais que o setor de produção reclama. Ou seja, apoio à agroindústria, setor mais dinâmico da economia brasileira.

Que medidas? Conforme definiu a deputada Tereza Cristina, as que garantem a segurança jurídica e as garantias para investimentos de médio e longo prazo. Alckmin prometeu retomar uma Medida Provisória editada por Fernando Henrique, proibindo que terras invadidas sejam desapropriadas, por dois anos, para reforma agrária; e foi mais longe, elevando o prazo, em caso de reincidência, para quatro anos.

Em resumo, chega de invasões. “Invadiu, desinvade”, disse Alckmin. “Vou cobrar dos governadores que cumpram as decisões judiciais de reintegração de posse, muitas vezes não cumpridas. Se não cumprimos decisão judicial, abrimos mão da democracia. Isso é valor, princípio”. Resumo de tudo: “Mais crédito, juros menores. Defesa do nosso produto e busca de mercado. Parceria para ter bons produtos, boa qualidade e conquistar mais mercado. Infraestrutura, que reduz o Custo Brasil. Ciência e tecnologia: Embrapa, pesquisa aplicada para resolver problemas do setor. Extensão rural, profissionalismo no campo, segurança jurídica e segurança pública.”

Pelas declarações de Tereza Cristina, líder do setor, Alckmin pode contar com a simpatia do agronegócio. “Geraldo Alckmin acenou com as medidas legais que o setor da produção reclama. A volta das garantias da Medida Provisória do ex-presidente Fernando Henrique dará segurança jurídica e garantias para a realização de investimentos de médio e longo prazo. Coibir invasões de propriedades, sejam privadas ou públicas, é uma das grandes aspirações dos produtores rurais, hoje submetidos a toda sorte de incertezas e riscos. Foi confortante ouvir o candidato afirmar que o Executivo fará cumprir as decisões judiciais, no caso de desocupações de terras invadidas. Este é um passo importante para a pacificação dos conflitos. Isto dará segurança aos dois lados”.

Seguro e resseguro

A líder ruralista comentou (e elogiou) outras propostas de Alckmin.

– “O equacionamento do seguro de renda aos produtores rurais é antiga reivindicação do setor. O produtor rural vive e trabalha sob as incertezas de clima e de mercado. A criação de um seguro efetivo, real, precisa de um impulso do governo para se estruturar. Não gosto muito da palavra subsídio, mas como ela foi pronunciada pelo candidato só me resta concordar, pois é essencial que se crie um mecanismo para enfrentar as adversidades incontroláveis. Na verdade, o seguro e resseguro agrícola vai contribuir para baratear o crédito, oferecendo garantias ao sistema financeiro, que influirão no custo final do dinheiro para o produtor”.

Ampliar crédito, investir em infraestrutura, pesquisa, extensão rural, extensão rural para pequenos e médios produtores, segurança pública são itens essenciais para melhorar as condições de trabalho no campo e criar mecanismos de defesa contra a insegurança das oscilações do mercado. São medidas importantes para remover os gargalos que tanto dificultam a vida econômica e profissional dos produtores rurais. Essas demandas estão aí há anos, claras e óbvias, mas pouco ou nada se fez para resolver esses problemas. Ouvir estas propostas de um candidato a presidente da República é confortante. O País espera muito de seus produtores, mas nós necessitamos de apoio efetivo para dar os passos à frente que os brasileiros esperam de seus agricultores. O setor primário está a postos para oferecer às populações a segurança de abastecimento e à economia como um todo a geração de resultados que garantam a estabilidade econômica, a segurança política e a tranquilidade social. O agro tem cumprido seu papel histórico”.

_____________________________
Carlos Brickmann

Carlos BrickmannJornalista e diretor do site Chumbo Gordo; um dos fundadores do Jornal da Tarde, ex-repórter especial e editor da Folha de S. Paulo e ex-editor-chefe da Folha da Tarde. Especialista em gerenciamento de crises e em marketing político, tendo participado de várias campanhas vitoriosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter