ponto ganho, pontos perdidos

Ponto ganho, pontos perdidos. Blog do Mário Marinho

ponto ganho, pontos perdidos

Já falei aqui que, no começo das temporadas, as Comissões Técnicas dos times se reúnem, estudam a tabela da competição e vão dando valores aos jogos que farão: 3 significa vitória, 1, empate e 0, nem um ponto.

Com toda certeza, na avaliação feita pelos comandantes do Tricolor no começo do brasileiro, o jogo contra o América MG, no Morumbi recebeu 3 – vitória na certa.

Mas, como ensina a cultura do futebol, para vencer é preciso jogar, de preferência jogar bem, e marcar gol – de preferência, gols.

Não foi o que aconteceu com o São Paulo na noite de ontem, quanto enfrentou o meu América.

No estudo da tabela feita pelo América no começo da competição, certamente esse jogo foi assinalado como “zero”. Ou seja: vitória descartada. O que vier é lucro.

O América, portanto, teve lucro de um ponto.

AMERICASoma-se a esse ponto o também improvável ponto conseguido contra o Corinthians, na Arena Neo Química, no domingo, e eis o meu Coelho fora da Zona de Rebaixamento.

Claro que está ainda em perigo, mas já colocou o pé fora do pegajoso lodaçal. Dá um certo respiro para se preparar para o jogo de domingo contra o forte Flamengo.

Se no caso do América o empate representou um ponto ganho, para o São Paulo foram dois pontos perdidos.

E o que explica esse despenhadeiro do São Paulo que um dia joga mal e no outro pior ainda?

Já elogiei aqui o técnico Hernán Crespo no começo de seu trabalho. Um homem calmo, de postura elegante e resultados rápidos, já que conquistou o título de campeão paulista, interrompendo um amargo jejum que o Tricolor amargava há uma década.

De repente, não mais do que de repente, o time desandou.

Não acerta mais, o técnico erra na escalação e não acerta nas substituições.

Será que lá no São Paulo tem alguém que mostra esses crescentes erros ao Crespo?

Quanto ao jogo de ontem, transcrevo aqui a mensagem que me foi enviada pelo amigo Ricardo Pereira, histórico torcedor do Tricolor.

“- O Crespo me dá a sensação que perdeu a mão tanto na escalação quanto nas substituições.

– Não usou o Benitez e terminou o jogo com 3 volantes: Luan, Nestor e Liziero.

– O América teve proposta de jogo mais eficiente. Faltou alguém com mais qualidade para encostar no Zarate. Alguém mais incisivo para ganhar o jogo… mas, é a cara do Mancini.

– O goleiro do América, Mateus Cavichioli, passa a segurança que o Volpi não passa. A defesa americana jogou tranquila, a do São Paulo jogou tensa. Talvez seja por isso que é o time com mais cartão amarelo no Brasileirão. Toda bola dividida o zagueiro dá um chutão. Sinal claro de insegurança.

– Jogo sofrível. Se tivesse que ir ao Morumbi e pagar ingresso, iria reclamar no Procon!!!”

Acredito que o Ricardo Pereira, em seu comentário, traduz fielmente o desespero do são-paulino que sofre a cada jogo e vê o time se distanciando dos ponteiros da tabela.

Veja os melhores momentos deste 0 a 0:

https://youtu.be/nb9AHunTi6A

Mengão

na frente

No Maracanã, o Flamengo fez tranquilamente o dever de casa e venceu o Barcelona de Guayaquil, 2 a 0, saindo na frente no duelo para se tornar finalista na Libertadores.

O jogo marcou também a estreia do zagueiro David Luiz.

Veja os melhores momentos:

https://youtu.be/T2oD_mcOL34

___________________________________________________________________

Mário Marinho – É jornalista. É mineiro. Especializado em jornalismo esportivo, foi FOTO SOFIA MARINHOdurante muitos anos Editor de Esportes do Jornal da Tarde. Entre outros locais, Marinho trabalhou também no Estadão, em revistas da Editora Abril, nas rádios e TVs Gazeta e Record, na TV Bandeirantes, na TV Cultura, além de participação em inúmeros livros e revistas do setor esportivo.

(DUAS VEZES POR SEMANA E SEMPRE QUE TIVER MAIS
 NOVIDADE OU COISA BOA DE COMENTAR)
____________________________________________________________________

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter