político

Político é Cientista da Liberdade? Por Meraldo Zisman

POLÍTICO É CIENTISTA DA LIBERDADE?

MERALDO ZISMAN

[Comentários da revista britânica 01/02/2021 - (The Economist)]

“Hoje o congresso do Brasil vai escolher novos líderes para cada uma de suas duas câmaras. Os dois favoritos, Arthur Lira para a Câmara dos deputados e Rodrigo Pacheco para o Senado, são aliados de Jair Bolsonaro, o presidente populista de direita do país. Nas últimas semanas, ele distribuiu 3 bilhões de reais (US $ 550 milhões) para projetos favoritos dos legisladores para garantir seus votos e garantir que eles ignorem dezenas de petições de impeachment contra ele. A saída de Rodrigo Maia, o atual líder da câmara dos deputados, pode resultar em mais progresso para a agenda “ideológica” de Bolsonaro (como o afrouxamento das leis sobre armas). A votação é secreta, então pode haver surpresas e o tumulto nas ruas pode ofuscar uma vitória no Congresso. Os motoristas de caminhão planejam uma greve nacional a partir de hoje para protestar contra o aumento dos preços dos combustíveis. Uma greve semelhante em 2018 paralisou o país por dez dias e sobrecarregou a campanha de Bolsonaro. Desta vez, ele está implorando que eles se retirem”.

Frases copiadas de vários autores sobre O Político:

  1. Os políticos não amam, nem odeiam.  John Dryden (1631-1700)
  2. A arte do político consiste fazer com que cada um tenha interesse em ser virtuoso. Claude-Adriene Helvétius (1715-1771)
  3. É mais fácil encontrar uma mulher resignada a envelhecer do que um político resignado a sair.  Amado Nervo (1870-1919)
  4. Parece que a tendência do político é para desprezar a verdadeira necessidade do povo, desbaratando os dinheiros públicos em gastos desnecessários e obras de injustificada realização. O bom senso parece a faculdade, mas alta faz falta ao país (A. D. Silva Mello- 1886-1973)
  5. O grande erro dos políticos modernos consiste em aplicarem indistintamente aos povos em geral indispensáveis aos povos em geral as instituições mais liberais sem atenderem a sua capacidade moral ou intelectual. Marquês de Maricá (Mariano José Pereira da Fonte-1773-1848)
  6. A diferença fundamental entre Direita e Esquerda é que a Direita acredita cegamente em tudo que lhe ensinaram, e a Esquerda acredita cegamente em tudo que ensina. Millor Fernandes (1923-2012)

É somente… isto. Aguardo a votação

____________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.

 

 

1 thought on “Político é Cientista da Liberdade? Por Meraldo Zisman

  1. Dr. Meraldo,
    Artigo formidável! Hilário enquanto um alerta, de políticos mais do que medíocres, sem formação , seguida de graduação em política, como vemos na França, Noruega, Suécia, Dinamarca _os que levam a política a sério_, não poderia constar em Casas do Poder, pessoas que só concluíram o ensino médio( Davi Alcolumbre). A nossa política não possui líderes , e sim patéticos pretensiosos e arrogante. Muito grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter