GERAÇÕES

O futuro das gerações. Por Meraldo Zisman

O FUTURO DAS GERAÇÕES

MERALDO ZISMAN

Bastaria lembrar a crise climática, as consequências econômicas desta pandemia, temperadas pelas conquistas tecnológicas e agravadas pelos embates políticos e as guerras, que fizeram desaparecer o apogeu e provocaram o declínio de muitas premissas tidas como sólidas…

Em meio a um contexto de pandemia e crise econômica, penso e discuto a importância de o indivíduo instruir-se seguramente no que concerne a formação para o futuro trabalho da juventude em geral e a brasileira em particular.

Quanto aos nascidos neste mundo contemporâneo que se torna cada vez mais líquido, nas palavras do filósofo judeu-polonês Zygmunt Bauman (1927- 2017), arrazoo afoitamente e pergunto: “Teriam os jovens de hoje muito a esperar ou muito a perder?”.

Bastaria lembrar a crise climática, as consequências econômicas desta pandemia, temperadas pelas conquistas tecnológicas e agravadas pelos embates políticos e as guerras, que fizeram desaparecer o apogeu e provocaram o declínio de muitas premissas tidas como sólidas.

Resumindo: a pós-modernidade trouxe com ela a fluidez do líquido existencial, ignorando divisões e barreiras, assumindo formas, ocupando espaços, diluindo certezas, crenças e práticas.

Os nascidos após 1990 (a apelidada geração Z) sofrem hoje máximas taxas de desemprego, maiores impostos, além das dívidas pós-pandemia e de um mundo cada vez mais internáutico, quando a ciência estuda as comunicações e o sistema de controle não só nos organismos vivos, mas também nas máquinas.

Por falar em gerações que me sucederão, permita-me recordar esta subdivisão geracional (conferir detalhes em (https://www.pewresearch.org/fact-tank/2019/01/17/where-millennials-end-and-generation-z-begins/):

•            Baby Boomers são a geração que nasceu após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964, uma época que foi marcada por um forte aumento nas taxas de natalidade. O termo “baby boomer” é usado às vezes em um contexto cultural. Dessa forma, os Baby Boomers cresceram com medo de uma guerra nuclear, mas acreditando que existiria um milagre econômico e também uma explosão das estatais. No começo isso aconteceu, no entanto, as crises não demoraram a chegar.

•            Geração X é como os demógrafos e os pesquisadores costumam designar quem nasceu desde o início dos anos 1960 até o final dos anos 70.

•            Millenials, também conhecidos como a Geração Y. Os demógrafos e pesquisadores usam tipicamente o início dos anos 1980 até meados da década de 90 como anos de nascimento.

•            Zoomers, é a geração de pessoas que sucederam a Geração Y, com nascimento desde meados da década de 1990 até o início dos anos 2000, embora ainda haja pouco consenso quanto ao ano de término dos nascimentos. Denominados de “nativos digitais”, têm mais afinidade com a tecnologia, por isso acabam levando uma vida que não distingue entre o ‘online’ e o “offline”.

Vale destacar que a geração Z está entrando agora no mercado de trabalho e que seus componentes são muito proativos e empreendedores. Por outro lado, podem ser exigentes e, em simultâneo, imediatistas. Ao contrário do que se imaginava antes da virose de 2020, embora a maior parte deles ter nascido no período mais próspero da história da humanidade, não sabem prever o futuro.

Os anos vividos me ensinaram que o futuro dependerá daquilo que fazemos no presente. E que essa última geração – a geração Z – foi a primeira que nasceu num ambiente completamente digital. Essa geração não precisou, como as anteriores, fazer cursos de informática básica para lidar com computadores à semelhança da minha, que necessitou aprender datilografia. Disso tenho certeza. Prever o futuro é muito mais fácil quando o futuro que me resta é tão pequenino. Mas, é o que penso e sei que a minha obrigação é preparar e alertar os que me sucederão. Assim, digo e afirmo: se vários podem ser os futuros, como se poderá prever como e quando um deles acontecerá?

Resta-me apenas parafrasear Sir Winston Leonard Spencer-Churchill (1874-1965): “É muito fácil profetizar, quando sabemos que os que vão nos ler ou ouvir, todos ou na maioria, não estarão mais por aqui, em breve curso do tempo”.

____________________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Álvaro Ferraz.

 

1 thought on “O futuro das gerações. Por Meraldo Zisman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter