moral e ética

Moral e Ética. Por Meraldo Zisman

Serão só as mulheres exclusivamente responsáveis pela criação dos filhos ou filhas?

moral e ética - família e criação

A família é peça chave na constituição dos valores éticos e morais dos filhos e filhas. O conjunto familiar constitui o pilar fundamental na formação da criança. Nada substitui os bons cuidados maternos e paternos para a formação da criança. De qualquer criança.

As famílias ditas afluentes apenas transferem certos direitos a uma pseudosegurança, residindo em condomínios fechados, com vigilância armada, etc. e encaminhando seus filhos para estudarem em escolas privadas, “apenas menos ruins do ponto de vista didático” do que as escolas públicas.

Esquecem eles que a maioria do corpo docente desses educandários de grife origina-se do ensino público e pertence à baixa classe média, desde que os formandos das nossas universidades, mais bem aquinhoados, fogem do magistério, seja pela remuneração ultrajante ou o desprezo sócio-governamental pelos mestres escolares.

Provado está que a Escola tem uma participação limitada na formação da Ética.

A Moral e a Ética são incutidas na criança por maternagem/paternagem “suficientemente boas” (função dos pais na constituição psíquica de uma criança). Destaco que a moral e a ética não são atributos inatos ao Homo Sapiens, mas ensinados no seio da família.

Vejamos um pequeno exemplo gerador da Violência: — Vocês, pais mais abastados, devem se lembrar de quando seus filhos pequenos e indefesos foram submetidos a um trauma terrível, o de prestar um “mini vestibular”, para poder ser aceito como aluno (pago por você), no dispendioso colégio particular da moda. Louvo a vossa atitude, porém do que valerá esse sacrifício, pois por melhor que seja um educandário, não irá substituir a família.

O pior é que os jovens entrarão para uma escola onde se ensina a vencer na vida a qualquer preço e jamais ficarão livres dos exames, das avaliações e das comparações de quem é o melhor da classe.

O resultado aí está!

Ouço, cada vez mais frequentemente, o grito desesperado dos pais, quando me trazem o “seu ou sua” jovem para consulta: por motivos de simples desobediência, brigas familiares, faltas de diálogo, ou mesmo fatos graves do vício das drogas até tentativas de suicídio e homicídio. E chegam sempre com a mesma indagação: — O que fizemos de errado, doutor? Nada lhe faltou, estudou nos melhores colégios, ganhou um carro por passar no vestibular (geralmente de uma faculdade particular).

Vocês, alguma vez na vida, já pensaram que o carro de luxo, as roupas de grife, não substituem a atenção e um bom cuidado materno e paterno? E no que resulta se terceirizam os aconchegos de um lar bem constituído?  A escola não foi inventada para ensinar a moral ou a ética.

Mais ainda, no contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética faz parte do estudo fundamentado nos valores morais que orientam o comportamento humano em Sociedade, enquanto a moral baseia-se nos costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Lembrem-se do adágio antigo: a criança é a mãe e o pai do Homem como espécie. Assim, não se considera apenas a mulher grávida, mas o casal grávido.

A responsabilidade da criação de uma criança é de toda a Humanidade e do seu contexto vivencial.
_______________________________________________________

Meraldo Zisman Médico, psicoterapeuta. É um dos primeiros neonatologistas brasileiros. Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha). Vive no Recife (PE). Imortal, pela Academia Recifense de Letras, da Cadeira de número 20, cujo patrono é o escritor Alvaro Ferraz.

_______________________________________________________

1 thought on “Moral e Ética. Por Meraldo Zisman

  1. Excelente reflexão.
    Infelizmente, a modernidade transformou a família em grupo de pessoas consanguineas que ocupam o mesmo espaço. Encontros, diálogos são coisas do passado. Os membros da família possuem um amigo inseparável , o celular e as redes sociais. A tecnologia tornou_se a grande
    vilã da família. E a unidade familiar e coisa
    do passado. Lamento pelos filhos que perderam seus pais, irmãos dentro de suas casas….O os desastres emocionais invadiram os adolescentes tornando_os ansiosos, melancólicos, dependentes e perdidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter