Brasil e suas violências

Brasil e suas violências. Por José Horta Manzano

…“O Brasil não é um país sob um regime ditatorial. É um regime baseado na desconstrução do Estado, que permite que a violência social floresça e seja incentivada na sociedade.”…

Brasil e suas violências

É interessante notar que um observador afastado, independente e não envolvido emocionalmente com nosso país consegue ter uma visão desapaixonada do drama que enreda o povo brasileiro. Para nós outros, que estamos envolvidos emocionalmente, é praticamente impossível fazer um julgamento neutro e imparcial.

O JDD (Journal du Dimanche) é um jornal semanal francês. Seu forte são entrevistas e artigos de fundo. A mais recente edição traz uma entrevista de Maud Chirio, historiadora francesa especializada em analisar a realidade brasileira.

Ela começa discorrendo sobre o aumento da violência:

“É violência urbana, mas há também uma explosão de violência feminicida, homofóbica e transfóbica e um aumento da violência política.”

E dá sua avaliação do momento político:

“O Brasil não é um país sob um regime ditatorial. É um regime baseado na desconstrução do Estado, que permite que a violência social floresça e seja incentivada na sociedade.”

E prossegue:

“Se Jair Bolsonaro for reeleito, o que é extremamente improvável, ou se ele manipular ou pressionar as eleições, estaremos em um ponto de inflexão. O Brasil poderia sair completamente do caminho democrático.”

Até chegar à impiedosa conclusão de sua análise:

 “O Brasil é um país que está embrutecendo.”

É de arrepiar. E pensar que o capitão imagina poder contar suas lorotas aos quatro ventos sem que ninguém se dê conta da feia realidade. Temos um bobão no Planalto. Um bobão perigoso.

____________________

JOSÉ HORTA MANZANO – Escritor, analista e cronista. Mantém o blog Brasil de Longe. Analisa as coisas de nosso país em diversos ângulos,  dependendo da inspiração do momento; pode tratar de política, línguas, história, música, geografia, atualidade e notícias do dia a dia. Colabora no caderno Opinião, do Correio Braziliense. Vive na Suíça, e há 45 anos mora no continente europeu. A comparação entre os fatos de lá e os daqui é uma de suas especialidades.

______________________________________________________________

5 thoughts on “Brasil e suas violências. Por José Horta Manzano

  1. Boa análise sobre o governo atual, mas é tendenciosa.
    E a nossa alternativa para 2023 que abençoou ditadores em Cuba, Venezuela, Sudão, etc.? Que lançou “Nós contra Eles”, etc. são santos e democráticos? Por favor, seja mais centrado e menos parcial.

  2. Ô gente! Vamos ser construtivos? Este é um espaço de opinião, onde cada um dá a sua. Não é uma agência de notícias. Imparcialidade aqui não cabe.

    Em vez de ficar aí tentando “desconstruir” opinião alheia, ponham ordem nas suas próprias ideias, bolem um texto bonitinho, botem o artigo batido à máquina sem rasuras numa folha de papel almaço, enfiem num envelope e mandem a cartinha para a Redação. Tenho certeza de que serão lidos com atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter